As terias de Sigmund Freud sobre o psiquismo humano foram em sua grande maioria hodiernamente homologadas pela nossa ciência em constante evolução e rompimento de paradigmas. A Psicanálise não pode mais ser descartada como se fosse uma quimera de um homem em sua soberba intelectual. A Psicanálise tem ajudado um número incontável de pessoas em todo o planeta; e se faz mister, lembrar, que apesar de alguns psicólogos e psiquiatras torcerem a cara sobre o tema, a neurologia tem dado apoio a alguns tópicos da psicanálise. Faz-se necessário lembrar que a psicanálise não se resume a Sigmund Freud e que foi largamente ampliada por seus sucessores. 

Na seara da educação, é ferramenta imprescindível na prática educativa. Uma compreensão mais densa sobre o desenvolvimento do ser humano passa ser de extrema importância na questão do aprendizado e de todos os seus nuances. Advogo a tese de que o processo de formação docente deveria ter mais disciplinas que ajudassem a capacitar o professor em sua práxis uma vez que seu objeto de trabalho são pessoas.

Um profissional da educação que tivesse formação também na teoria psicanalítica, ainda que não fosse clinicar, digo, uma formação específica em psicanálise voltada exclusivamente para educação, reduziria bastante alguns conflitos que podem ser observados dentro das salas de aula onde o epicentro ora está no aluno e em alguns momentos, no docente.

Se eu professor, não consigo lidar com minhas próprias emoções e cotidianamente meto os pés pelas mãos, até porque sou também humano, como posso ter condições de trabalhar com pessoas que são seres em eterno vir-a-ser, que possuem angustias dores e físicas e, sobretudo emocionais que afetam de modo pontual o seu dia-a-dia?

Como posso de fato avaliar o meu aluno em todas as suas potencialidades que em certos momentos não serão tão evidentes, se apenas sou capaz de enxerga-lo na superfície? Como conseguirei não deixar de deslocar para alguns alunos as minhas mazelas psíquicas punindo aqueles que têm pensamento próprio, que conseguem captar nuances da realidade que eu não consigo e ainda ter a capacidade de ser justo com ele? E isto é fato e não ficção! Alguns docentes, como qualquer outro profissional, não possuem habilidades para lidarem com alunos mais capacitados do que eles. Estes alunos se tornam seus inimigos pessoais porque cotidianamente, mostram a estes profissionais a sua mediocridade, sua falta de preparo para estar naquele momento na direção do processo educacional. 

A Psicanálise nos ajuda a entender a nós mesmos; o tratamento psicanalítico nos proporciona um olhar direcionado sobre o nosso ser, escancarando as minúcias da existência individual sem os condicionamentos minimalistas de outras vertentes; a psicanálise nos liberta das convenções sociais e culturais nos conduzindo a um encontro especial e voluntário com o self; um encontro emocionante com o nosso lado negro da força que nos ajuda a compreender melhor o outro partindo de mim.

SAPERE AUDE!