Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Janaina da Silva Justino

Orientador Professor Lawton Benatti 

Como a pesquisa pode ser benefica ou maléfica? Pesquisa e análise

Uma boa pesquisa deve ser bem elaborada, deve se pesquisar antes da pesquisa. Exemplo: Quem é o público alvo? Qual é o objetivo da pesquisa? Para onde vão os dados coletados?

Quando a pesquisa é realizada para provar algo ou para convencer o publico alvo de alguma teoria ou ideia. Ela já perdeu todo o sentido da pesquisa.

Muitas vezes as pesquisas acontecem e as pessoas analisadas nem sequer pecebem. Por exemplo, gondulas de supermercado, quantas pessoas pegaram tal item .. qual o genero, idade, motivo.

Outras vezes é preciso até mesmo autorização para coleta de dados como filmagens por exemplo.

As pesquisas ocorrem o tempo todo, desde o dia a dia ao comprar itens no supermercado, até a implementação de um remédio. Observação: as pesquisas não estão ligadas somente a preços e clientes.

A pesquisa de mercado, de comportamento, de situação; seja ela realizada por formulários, questionários, online, entre outras formas. Devem ter um propósito, um objetivo e um destino.

O grande desafio não é realizar a pesquisa, mas sim saber utilizar os dados coletados, realizar analises com base nas informações certas. Assim como o planejamento, as análises também são continuas.

Tres importantes analises devem ser feitas: analise interna, competitiva e ambiental; as mesmas se correlacionam de forma que a análise interna revisa suas proprias estratégias, torna se competitiva para atacar o ambiente externo que inclui politica, tecnologia, economia. Em marketing todo o processo de coleta de dados, informações interna, competitiva e ambiental chama se de Análise da situação.

Essa analise da situação é complexa, pois o ambiente externo é incerto e muda muito rápido, por exemplo a internet, novas tecnologias, a cotação do dólar.

O desafio está em buscar as informações certas, analisa las de forma coerente, e tomar decisões com base no cenário apresentado.

Ser competitivo é ter diferencial, é fazer algo melhor do que o concorrente.

Em contra partida a pesquisa pode ser maléfica quando não é bem elaborada, quando as respostas já são de certa forma esperadas ou induzidas.

E principalmente quando o intuito da pequisa é para provar algo, ou convencer de alguma ideia. 

Conforme Michael D. Hartline

” .. os profissionais de marketing estão acostumados a fazer e analisar pesquisas, especialmente com respeito as necessidades, opiniões e atitudes de seus consumidores” (MICHAEL D. HARTLINE,2001, p.16). 

Por fim, conclui se que para pesquisar de forma correta e coerente é importante planejar bem as perguntas, utiliza las com o publico alvo certo, em um local adequado. Enfim, ter um objetivo que leva a pesquisa um significado importante. De nada adianta estatisticas, resultados sem analises, que não levam a tomadas de decisões. 

Fonte de Pesquisa: Livro Estratégia de Marketing – Tradução da 4º Edição Norte- Americana O.C FERRELL e MICHAEL D. HARTLINE. Editora CENGAGE Learning.