Como resultado de novas tecnologias de comunicação e da disseminação da internet cada vez maior, uma nova geração se junta à força de trabalho no mundo.

Os Millenials ou Geração Y como são conhecidos, são jovens adultos que cresceram utilizando microcomputadores, celulares e internet e utilizam dessas tecnologias para se conectar com as pessoas trazendo essa metodologia de comunicação para o ambiente de trabalho.

As empresas de multinível entendem que o crescimento contínuo e o sucesso como um todo é diretamente relacionado com a manutenção e a motivação de sua base de distribuidores existentes e também do recrutamento de novos distribuidores. A tendência é que esse grupo de empreendedores comece a ser cada vez mais jovens com a chegada desta nova geração.

Totalizando 42 milhões os Milennials são aqueles que têm entre 20-30 anos de idade em 2009. E de acordo com uma pesquisa realizada em 2008 pela consultoria PricewaterhouseCoopers, 21% esperam trabalhar fora do ambiente normal de trabalho. Isso representa uma população de 8.820.000 jovens adultos que fazem parte do público alvo de uma oportunidade de marketing multinível somente nos EUA. Outra pesquisa indica que 70% dos estudantes do ensino médio americano pretendem abrir a própria empresa ou próprio negócio, e a metade deles acha que isso é mais seguro do que ter um emprego tradicional de segunda a sexta a 40 horas por semana.

Estes jovens da Geração Y com sua atitude de “faça você mesmo” representam uma grande tendência para a indústria de multinível. De acordo com um estudo publicado pela DSA (Direct Selling Association), 21% das pessoas envolvidas com vendas diretas possuem entre 18-34 anos. E com a agilidade, através da utilização da tecnologia, comunicação e da conectividade através das mídias sociais, que os tornam capazes de fazer mais com menos, esta nova geração de potenciais distribuidores que chegam a quase 9 milhões certamente irão contribuir para um aumento dessa porcentagem e renovação da idade média dos distribuidores como um todo.

O gráfico a seguir demonstra a aceitação das novas ferramentas via internet para melhorias na rotina de trabalho entre as gerações:


E as empresas que se utilizarem de ferramentas inovadoras e saibam criar uma marca atrativa capaz de fisgar esta geração, com certeza irão se beneficiar desta nova tendência dentro da indústria. Empresas inovadoras do mercado tradicional como Google, Twitter e outras já se utilizam de uma visão organizacional totalmente voltada para esta nova geração de trabalho, com uma gestão baseada em resultados, sem horários fixos de trabalho e atendendo os desejos de crescimento e sede por desafios da nova geração.

 Recentemente também uma das maiores publicações do setor de vendas diretas nos EUA, a Direct Selling News, publicou uma matéria especial na capa sobre a construção de relacionamentos através das mídias sociais via internet (Ed. Outubro 2009).

Que a internet chegou para ficar e simplificar a maneira como desenvolvemos o negócio de marketing multinível isso é fato. Porém devemos estar conscientes de que o negócio se tornará sólido através da construção das relações humanas, e que o trabalho 100% virtual perde sua característica de geração de valor que as vendas diretas trazem para os clientes do produto que está sendo comercializado e também para os membros de sua organização.