Pois bem, você criou suas apresentações, exibiu suas habilidades gerenciais e fez tudo para provar que é um ativo para a empresa. Mas, mesmo que você esteja fazendo tudo certo no papel para avançar no trabalho, pode haver um aspecto aparentemente não relacionado no seu caminho: goste ou não, sua maneira de se maquiar projeta uma certa imagem para todos os que estão à sua volta - Isso é algo que pode ser um recurso no local de trabalho ou um obstáculo.
É tudo uma questão de psicologia, e há uma quantidade significativa de pesquisas para apoiar qual maquiagem lhe denota mais confiança (assim como aquelas que projetam traços menos desejáveis).

Considere este estudo realizado por cientistas da Harvard e da Universidade de Boston, por exemplo: 25 indivíduos do sexo feminino de diferentes etnias e idades foram fotografados sem maquiagem e, em seguida, em três aparências cosméticas diferentes classificadas como "naturais", "profissionais" e "glamurosas". Então, os pesquisadores compilaram um painel de 149 adultos e deram-lhes alguns segundos para ver cada imagem - o suficiente para fazer um julgamento mental para cada aspecto - e avaliar a simpatia, a atratividade, a competência e a confiabilidade do assunto.
Para iniciantes, todas as fotos com maquiagem apresentaram classificações significativamente mais altas para a competência do que as que não possuem. O visual "profissional" também obteve altas marcas de simpatia, enquanto o visual "natural" ganhou não ganhou muita confiança. Por sua vez, isso nos dá uma idéia bastante ilustrativa de que tipo de maquiagem ganha em um ambiente corporativo: polido, mas relativamente natural.

 

Por outro lado, usar muita maquiagem (ou não o suficiente) pode ter um impacto negativo na percepção da sua imagem. Em uma pesquisa de 2013 com executivos de uma empresa, 61% disseram que seria prejudicial para as perspectivas promocionais de uma mulher se ela não usasse regularmente cosméticos. Dois terços do mesmo grupo também disseram que isso refletiria mal se uma empregada não usasse maquiagem durante as principais reuniões de negócios.
Também vale a pena notar que o estudo da Universidade de Harvard / Boston mostrou que as mulheres que usavam mais aparências "glamorosas" eram consideradas menos confiáveis ​​do que aquelas com "natural" ou "profissional" - algo que pode fazer você pensar duas vezes antes de exagerar nos pigmentos.
Claro, isso exige discussão sobre as exigências que as mulheres, em particular, são realizadas no escritório - enquanto é de se esperar que todos nós procuremos um polido e profissional ambiente de trabalho, o fato de ser vista como "pouco profissional" ou "Não-desejável" por colocar muita maquiagem é definitivamente um duplo padrão.