Trabalho Interdisciplinar realizado no primeiro semestre de 2013, pelas discentes Angélica Cândido  de Oliveira, Cássia Camila do Espírito Santo Silva , Débora Maria dos Santos, Thamires Jerônimo de Oliveira, do Curso Ciências Contábeis com ênfase em Controladoria, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

      A contabilidade que é uma ciência social aplicada que utiliza de informações matemáticas, econômicas e institucionais para se constituir, tem como objeto registrar e interpretar os elementos que influenciam o patrimônio das entidades, tais dados interpretados e transformados auxiliam na tomada de decisão. Os documentos contábeis gerados são chamados de Demonstrações Contábeis. As Demonstrações Contábeis constitui-se através da reunião de dados em determinado período que tem como objetivo refletir o desenvolvimento e evolução das organizações.
       Atualmente no mercado competitivo á necessidade de se ter ferramentas gerenciais concisas para auxiliar nas decisões empresariais se faz necessário a todas as instituições, sendo assim, o segmento hospitalar está inserido nesse panorama. Através da demonstração de fluxos de caixa - que é dividido em operacional, de investimento e financiamento - visualiza-se a situação financeira da organização, destacando informações que noteiam os administradores mostrando se a instituição está conseguindo liquidar suas obrigações regularmente sem recorrer a terceiros, ou seja, a demonstração de fluxo de caixa pode ser utilizado como um identificador gerencial.
     Para uma organização funcionar bem é preciso ter em seu interior vários departamentos e setores de apoio que pode trazer inúmeros benefícios e retorno para a instituição, porem em vários momentos demandam atenção especial por executarem atividades que interferem diretamente nos fluxos de caixa, o presente trabalho tem como foco evidenciar tais setores e identificar quais os impactos ocasionados nos Fluxos de Caixa e consequentemente na Demonstração de Fluxos de Caixa.
     Este trabalho tem caráter multidisciplinar e se justifica através das disciplinas de Contabilidade Geral III, por evidenciar a Demonstração dos Fluxos de Caixa e a sua importância gerencial.


Logística das Organizações por demonstrar como os setores da cadeia de suprimentos impactam no ciclo dos fluxos de caixa.
Contabilidade de Custos por indicar os custos acarretados no estoque e a influencia que tais custos ocasionam nos fluxos de caixa. E Microeconomia por ressaltar interferência dos custos