Dois  estudos interessantes mostraram o poder da beleza para influenciar a experiência humana. Pesquisadores no Japão (Kurosu e Kashimura) realizaram umapoesquisa para testar a correlação entre a estética – como algo bonito parece legal – e como as pessoas utilizam este objeto.

Eles testaram itens como estações de terminais de pagamento automático – um feio e outro bonito – sendo que ambos tinham as mesmas funcionalidades, e perguntaram para as pessoas qual dos dois elas achavam mais fácil de usar. A resposta foi exatamente como eles imaginaram, o mais bonito foi escolhido como o mais fácil.


Não havia diferença de usabilidade  entre as máquinas testadas, mas o que parecia mais agradável aos olhos,  foi sempre o escolhido como o “fácil de usar”. Outro pesquisador (Tractinsky) decidiu refazer o mesmo estudo em Israel. Sua teoria era de que “a cultura japonesa é conhecida pela sua tradição estética”, e que em Israel a funcionalidade provavelmente seria avaliada de forma mais uniforme. Ele ficou surpreso ao descobrir que os israelitas deram a máquina de boa aparência ainda mais avaliações de usabilidade do que os japonês tinha se referido.

No livro “Emotional Design: Why We Love (or Hate) Everyday Things”, Don Norman sugere uma teoria sobre os motivos de  isso ser verdade. Ele acredita que as coisas belas mudam suas emoções de uma maneira positiva, fazendo você se sentir feliz e menos estressado, afetando o seu estado emocional e em seguida, afeta a sua percepção e sua eficácia na realização de tarefas. Quando você está mais feliz e menos estressado, a maioria das coisas que você faz são mais fáceis e  as ferramentas parecem mais claras e simples.

Assim, uma importante conclusão da pesquisa é:  As coisas bonitas são mais fáceis de usar. Coisas feias são menos agradáveis e  irrinte, eleva o seu nível de estresse  e geralmente torna as coisas mais difíceis para você. Isto tem implicações importante na hora de construir o seu e-commerce, é necessário cuidar da imagem e identidade visual de sua empresa na internet. A sua loja virtual será a cara da sua empresa e a imagem que irá trasnmitir terá relevância para os usuários na hora da decisão da compra.

Você pode reduzir o estresse, os níveis de frustração, melhorar a capacidade usabilidade e aumentar os sentimentos de felicidade dos seus clientes, envolvendo eles com mais beleza em seu layout e fotos com boa qualidade. A Ekom desenvolveu temas de lojas com esse cuidado e você pode ver alguns exemplos aqui e também os diversos recursos oferecidos, como a entrega do controle total sobre o visual de sua loja, sem que seja necessário se preocupar com programação. Veja aqui.