O Secretário -Geral da Organização da Cooperação Islâmica (OCI ) , Iyad Madani Ameen , chamou segunda-feira em Marrakech, Marrocos para a promoção do comércio intra-islâmico.

A cooperação entre os países membros desta organização é de uma grande importância para alcançar os objectivos do desenvolvimento e da prosperidade, a redução da taxas da pobreza, bem como o sucesso dos desafios econômicos, disse Iyad Madani Ameen em um discurso lido em seu nome, na abertura da sexta reunião do Grupo Consultivo para a melhoria do comércio intra- OIC (03-04 de fevereiro 2014) .

Os países membros da OIC têm feito um grande passo no processo de adoção dos sistemas de preferências comerciais, um mecanismo para alcançar a integração econômica, tem dito.

Ele ressaltou que este encontro vem logo após a dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da OIC, realizado em Conakry ( Guiné ) , e coroado pela tomada de muitas  decisões importantes que visam a implementar do " Plano Decenal OIC " . este tem por objetivo enfrentar os desafios dos países islâmicos, como ele constitui uma oportunidade para identificar as prioridades e a coordenação das ações entre os países membros da OIC , tem acrescentado.

Por seu turno, o director-geral do Centro Islâmico para o Desenvolvimento do Comércio ( ICDT ) , El Hassan HZAINE , indicou que a taxa do comércio intra- OIC alcançou 18,45% em 2012, quando ela era de  17,03 em 2010.

Este ligeiro aumento mostra que o comércio entre os países membros da OIC não foi afetado pela crise econômica global, disse ele, indicando que as previsões do CIDC contam sobre a continuação desta progressão nos próximos anos.

O volume do comércio intra -islâmico poderia registrar um crescimento médio anual de cerca de 7 % entre 2013 e 2016, com um volume das trocas previstas de US $ 500 bilhões em 2016, disse HZAINE .

Por sua parte, o Diretor- Geral do Departamento da Coordenação COMCEC , Mehmet Metin Eker , observou que a promoção do comércio intra- islâmico irá reduzir a pobreza e promover o emprego ..

Eker disse que o Grupo Consultivo para a melhoria do comércio intra- OIC , que se reúne duas vezes por ano, é um mecanismo importante para propor projetos que podem promover o comércio intra- OIC .

Hani Salem, que era o diretor executivo da Sociedade Internacional islâmico do ( ITFC ) , sublinhou ele, quanto a ele, que os países membros da OIC não se beneficiaram totalmente da liberalização do comércio na era da globalização.

Os países da OCI , que são ricos em recursos naturais e têm recursos humanos significativos, são capazes de alcançar a complementaridade e alcançar o desenvolvimento desejado .

Ele lembrou para consentir ainda mais os esforços para superar os obstáculos da  promoção  do comércio, saudando, nesta ocasião o trabalho do Grupo Consultivo para a melhoria do comércio intra- OIC , que irá desenvolver uma visão futuro e ajudar os países -membros da OIC a tomar as medidas necessárias para melhorar as trocas  intra- islâmicas.

Organizado pela ICDT, órgão da OIC e da SIFC ( membro do grupo do Banco Islâmico do Desenvolvimento -BID- ) , a 6 ª reunião do Grupo Consultivo pelo fortalecimento do comércio intra- OIC centrado sobre a avaliação do implementação do " Plano Decenal da OIC . "

O encontrado, organizado sob a égide do Ministério da Indústria, do Comércio, do investimento e da economia digital , examina a cooperação com as organizações regionais e internacionais na implementação de programa executivo para a expansão do comércio intra- OIC e a nova estratégia do COMCEC.

O encontro de Marrakech conheceu a participação das instituições do OIC obrando  na área econômica, seja o Grupo do BID,  o Centro da Pesquisas Estatísticas, Econômicas , sociais e da Formação para os países islâmicos, a Câmara Islâmica do Comércio, da indústria e da agricultura e a Organização da Associação islâmica dos Armadores'.

Tomando parte também neste encontro diversas instituições regionais e internacionais , notadamente o Programa do Desenvolvimento das Nações Unidas e do Centro do Comércio Internacional.

Os participantes nesta reunião discutiram os temas relacionados com a "O exame do programa executivo : planejamento das atividades a organizar em 2014-2015 " ao " Fiananciamento e seguro-crédito a exportação : SIFC, SIACE e SID " a " promoção do comércio: CICD, C IFC e CICIA " , a " facilitação do comércio: COMCEC , Secretaria-Geral da OIC , ICDT , OISA, SIFC e CICIA ", " a nova estratégia do COMCEC: Instrumentos e realizações" e a " Avaliação da implementação do programa executivo ".

 Lahcen EL MOUTAQI