Comercio eletrônico – As grandes oportunidades.

O que é E-commerce?

Existem várias definições de comércio eletrônico, por exemplo, para Rayport e Jaworski o comércio eletrônico, ou e-commerce, designa as trocas entre diferentes partes, sejam indivíduos, organizações ou ambos, mediadas pela tecnologia e respectivas atividades, dentro ou entre as organizações (Rayport e Jaworski 2001).

O E-commerce teve seu surgimento em 1970 através do EDI e EFT realizando transferências de valores entre pessoas e empresas, sua grande massificação teve êxito graças a internet e suas ferramentas oferecidas, a facilidade de procura, compra e venda. O Conceito de E-commerce parte da ideia de qualquer tipo de negócio/transação feita de formas online, dado a isso a tradução do nome E-commerce ou no português comercio virtual.

Acompanhado do grande crescimento e desenvolvimento da internet o e-commerce se tornou uma grande possibilidade de negócio devido a suas facilidades, quebrando a barreira da distancia e tempo.

Desde empreendedor que anuncia e vende seus produtos/serviços, até o consumidor que adquiri o item almejado reconhece que esse é um campo em grande expansão.

A aplicação do E-commerce para os microempreendedores.

 

Entre os fatores que levaram as empresas à implantação do comércio eletrônico, destacam-se as decisões da alta administração, iniciativas e atitudes dos concorrentes, divulgação na mídia e tentativa de obter o mesmo sucesso do concorrente. A adoção do comércio eletrônico parece ser um fator de diferenciação na imagem das empresas, bem como exigência do mercado por mais conveniência no consumo (ALBERTIN,2000; AZEVEDO, 2000; KOTLER, 2002).

Para se vender é preciso ser visto e na grande maioria das vezes esta é a grande dificuldade do pequeno, estar em um lugar de destaque custa caro e leva tempo, o mercado evolui e corre a cada dia, se ele ficar parado será provavelmente engolido por seus concorrentes.

Atualmente tornou-se muito fácil criar uma loja virtual, com apenas alguns cliques esta pronto.

Além disso, existem diversas plataformas de hospedagens gratuitas para os lojistas que estão ingressando no mercado e muitas das vezes ainda não sabem qual seguimento seguir ou se esse realmente é o rumo que ira continuar a trilhar.

Após a criação do ambiente onde será realizado as transações, o lojista disponibiliza ao seu cliente uma certa gama de formas de pagamento conhecidas como gateway.

O que são Gateways de Pagamento?

Gateways de Pagamento são interfaces utilizadas por lojistas no comercio virtual a fim de ser uma transmissão de dados entre clientes, comerciantes e seus bancos. Os Gateways de Pagamento são utilizados pelas empresas que fazem negócios online para processar pagamentos com cartão de crédito, e também podem ser equipados para serem utilizados em pagamentos via telefone. Um grande número de companhias oferecem tais serviços, a taxas que podem variar dependendo das políticas da empresa e os tipos de serviços que oferecem.

Ao utilizarem Gateways de Pagamento, os comerciantes geralmente almejam segurança, que seja compatível com sua plataforma de e-commerce e bancos, e que haja um suporte ágil e eficiente em caso de necessidades. Há diversos pacotes que incluem o Gateway de Pagamento junto com outras soluções para empresas de e-commerce.

 Investir no comércio eletrônico tende a cada vez mais ser a melhor e mais lucrativa forma para se alcançar uma melhor visibilidade no mercado, aumentar a aproximação do cliente final.

Referencias:

Jeffrey F. Rayport / Bernard J. Jaworski. E-commerce. Mc Graw Hill 2001

ALBERTIN, Alberto L. A evolução do comércio eletrônico no mercado brasileiro. In: ENANPAD, 24., 2000, Florianópolis. Anais Florianópolis: ANPAD, 2000