Conheci e ainda conheço pessoas que têm verdadeiro Pavor de ler o Apocalipse. Ficam impressionadas e temerosas com a linguagem das figuras usadas. Na verdade o que está faltando, e sempre faltou, é o estudo da Bíblia e a Catequese nas Homilias, (gosto mais de Sermões). Alega-se que na Missa o tempo é pouco, mas sendo pouco ou não, deveria ser usado também para ser tirada as dúvidas pontuais, pelo menos: isso significa dizer isso; aquilo siguinifica dizer aquilo. O problema obviamente acontece comigo também.

Certa vez, fui assistir Missa, em uma terça-feira no Covento de Santo Antonio, as 12 hs. Foram lidas duas passagens: como era dia comum se faz uma leitura do A.T. ou uma Carta Apostólica e O Evangelho. A primeira leitura acabou sendo exatamento um trecho do Apocalipse de S. João. Pensei logo: mais uma vez vou ficar sem saber nada do Apocalipse, porque, como sempre acontece, o Pe. vai falar do Evangelho, e se falar, pois o Pe. não é de todo obrigado a fazer Sermão em dias comuns de semana. Qual não foi a minha surpresa quando ele falou primeiro e mais tempo do Apocalipse. Fiquei feliz e penso que a explicação dada, pelo menos para mim, foi excelente e me satisfez plenamente.

Apc 10, 8-10 (o livrinho engolido)

O que significava:" na boca gosto doce, no estomago gosto amargo..."

O livrinho é a Biblia. Gosto doce quando só fica na boca, na aparência, no fingimento pois ao colocar o pé fora da Igreja, a pessoa continua fazendo as mesmas coisas erradas que antes.

É claro que somos humanos e iremos cometer nossos erros sempre. Mas a questão em si, desta passagem, é que ao ENGOLIR o LIVRINHO, o Homem assume o verdadeiro compromisso com a Essência da Palavra que é a Palavra-Ensinamento de Deus. E aqueles que assumem este compromisso sinceramente passam a sofrer discriminações, exclusões, perseguições, etc.

Afinal de contas por que Jesus foi Crucificado? Exatamente porque quis seguir a Vontade do PAI. ELE sim, sofreu e sentiu o gosto mais Amargo dos Amargos.

É difícil!!! Mas temos que continuar tentando sempre conseguir A BENÇÂO de não só entendermos, mas praticarmos cada vez mais os ensinamentos do SENHOR, mesmo que tenhamos um dia, e daí para frente, (que efetivamente vai, e tem que acontecer) sentirmos o gosto Amargo que nem fel e carregarmos A NOSSA CRUZ com galhardia, alegria, conformação, etc. No entanto para isso só uma coisa basta: " A GRAÇA DE DEUS".

ELE MESMO DISSE: "´SÓ A MINHA GRAÇA TE BASTA".

AMÉM! AMÉM! EU CREIO.