CARNAVAL 2009 – RIO DE JANEIRO

Theo da Cuica

Esperei mais um ano para ver se as escolas de samba do Rio de Janeiro, entendecem que elas são escolas de samba e não de marcha. Eles sempre falavam que o samba das escolas paulistas, eram rápidos demais e mais uma vez todas as escolas cariocas saíram com um andamento super rápido. Rápido porque como não tocam samba e sim marcha, querem disfarçar no andamento da bateria.

Coitados dos batuqueiros que além de terem que mudar a pulsação do ritmo, ainda ficam limitados no seu aprendizado musical, se é que alguma escola carioca ensinaalguma coisa em matéria de musica. Parece uma metralhadora atirando a esmo pra todos os lados. É a falência do samba carioca nas escolas de samba. Já a muito tempo desde o TENGO-TENGO _ SANTO ANTONIO e CHALÉ _ MINHA GENTE É MUITO SAMBA NO PÉ , lembram, foi depois deste " samba" que fez o maior sucesso no carnaval de todo o Brasil que o compositor deste samba – marchaganhou o primeiro grande dinheiro com um "samba" de enredo e os outros compositores das outras escola creceram os olhos na "grana" e comesaram a fazer este ritmo com a intenção de também ganharem dinheiro com seus "sambas". Depois disso todos os anos a coisa ficou pior. Só tem marcha. Pobre carnaval carioca. Não descarto que também aqui em São Paulo a coisa não é tão diferente, mas ainda tem escolas de samba que dignificam o nome do samba. Lembre-se que todas são G.R.C.E.S. .....................ou seja GRÊMIO RECREATIVO e CULTURAL ESCOLA de SAMBA ................... mas cadê o samba? Só tentam fazer os surdos tocarem samba e o resto dos instrumentos tocam marcha. ( você pode tocar uma base de samba com os surdos e os complementos dos outros instrumentos juntamente com a melodia tocar e cantar marcha) e é isso que acontece. Não se preocupam em trocar pelo menos o nome para escola de marcha. Não tem importância pois carnaval é carnaval. Vale quase tudo, menos tocar marcha e falar que é samba. Podem enganar os leigos mas a mim e aos que são da música não. Esses comentáristas além de entenderem pouco de batidas ritmicas ou nada, estão lá nas TVs por causa do cachê e as TVs preferem colocar os tais "comentárista" porque eles aceitam ser manipulados para falar somente o que elas, TVs querem ( derecionam o telespectador e gostar de uma determinada escola mais que outra) Imaginem se quem tem capacidade de julgar uma bateria, seu ritmo, seus acertos e erros iria se sugeitar a comentar do geito que eles querem. Isso iria custar caro. O cachê seria de expecialistas profissionais da area e não cachês de quem é amigo de algum diretos da emissora que transmite os desfiles em troca da exposição do "artista" para futuras aparições em programas da emissora.Quem comenta as baterias das escolas de samba do Rio de Janeiro, é o Dudu Nobre que é um ótimo compositor que toca um cavaquinho muito do mais ou menos e que não entende nada de bateria de escola de samba.

Os apresentadores são da area de esportes da TV Globo de São Paulo, e como tambem aqui em São Paulo, os apresentadores, dos desfiles das escolas de samba, só leem o que os manditos redatores escrevem, e em nenhum momento dão sua opinião sobre o assunto pois não entendem do negócio e não sabem porque foram escalados para essa tortura.

Se a telespectador quizer saber algum detalhe tecnico sobre o desfile, tem que ter um computador, ligado na internet, pagar um provedor, perder tempo e a atenção nos desfiles pois tem que digitar as perguntas e para votar na pesquisa da emissora tem que PAGAR pela ligação. ( É mole ou quer mais )

Vou dormir, mais uma vez, triste, magoado e desapontado com estes "dirigentes" que levaram a cultura do samba para um buraco sem fundo. Que pena.

Por: Theo da Cuica

(se você não me conhece entre em:)


www.reverbnation.com/theodacuica