Pero Vaz de caminha era escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral e mandou essa carta para Dom Manuel I, para comunicar novas terras encontradas.
     Na carta enviada ao Dom Manuel I, constava as primeiras impressões das novas terras encontradas. Vaz de Caminha descreveu maravilha da natureza e dos habitantes amistosos, sem esquecer os interesses mercantilistas, relatou que os portugueses não tiveram respostas dos índios a respeito das riquezas naturais, tais como ouro e prata, constou na carta que os índios não trabalhavam com metais e que não plantavam  nada em grande quantidade que pudesse ser vendido na Europa, como viu que os índios não ajudavam  no crescimento mercantil notou que apenas teriam  importância para a Igreja converter os índios ao cristianismo e para os navios da rota Portugal-Índia fazerem escala no litoral.
     Vaz de Caminha relatou o dia de sua partida para as Índias e o que aconteceu para as frotas desviarem da rota, relatou o clima e como chegaram a terra encontrada e quem encontraram lá ou seja, os índios!