A Carta de Pedro Vaz de Caminha

Atualmente o escrivão Pedro Vaz de Caminha ou popularmente conhecido como Pedro, nascido na cidade de Porto em Portugal, é ainda muito lembrado pelos seus textos narrativos descrevendo a terra dos nativos e os que nela habitavam. Ele acompanhava a frota junto com Cabral, detalhava bem as características do povo brasileiro.

O escrivão Caminha era o único que se dedicava atentamente observar o comportamento e o modo de vida dos nativos. Ele ficava surpreso com tal grande simpátia expressada pelos homens e mulheres encontrados ali.

Outro ponto que ele destacava em suas cartas era o fato dos habitantes serem ingênuos; pois eles andavam nus para todos os lados com muita seriedade e normalidade, não se importavam com a presença dos portugueses, dizia também que os nativos eram belos e de boa feição, traços bem feitos. Os portugueses por sua vez, inicialmente ficaram espantados, pois na Europa era bem diferente, bem rígido nesse sentido, reprimia e colocava tabus e proibições.

Dizia que os “estrangeiros” eram bem amistosos e gentis, tratavam os portugueses como amigos de longa data, como se fossem da mesma família ou da mesma terra. A carta de Caminha foi copiada em 1773, e é Aires de Casal que a publicou e divulgou pela primeira vez no Brasil.

Com esses e outros fatos podemos concluir e perceber que Pedro, foi também de uma certa forma um humanista pois não hesitava em revelar os interesses econômicos dos portugueses ali nas terras, só que não também não se aproveitavam nenhum momento da ingenuidade dos nativos; ele sempre apontava o povo brasileiro como acolhedor e de bem.