UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB

Departamento de Geografia - DG

Por: José Carlos de Oliveira Ribeiro,  2008 

Orientadora Professora Rita de Cássia

 Comentário do livro: Filosofia Dialética e Ensino de Geografia Física

Segundo a autora, a Filosofia Dialética está associada a ciência, dessa forma, procura entender os fenômenos, a partir do entendimento das leis da natureza para compreender como que ela se estrutura e desestrutura independente da ação antrópica ou não. A natureza é dinâmica e esta sempre em movimento como Heráclito afirmava que a natureza está em constantes transformações, é um perpetuo vir – a - ser: “não nos banhamos duas vezes no mesmo rio”. A partir desse paradigma pode-se entender o quanto a natureza é dinâmica. 

A autora enfatiza a questão da inter-relação dos seres humanos com a natureza e as contradições que existem para atingir a realidade. É através dessas contradições que torna possível a dialética, para compreender os fenômenos e, sobretudo, as transformações geográficas e das transformações endogeneticas e epirogeneticas, pois o conjunto de circunstâncias de uma paisagem natural possui uma história, ela não se apresenta de forma estática, não está parada no tempo e no espaço sendo moldada apenas pela ação antrópica.         

Então a paisagem se auto-desenvolve, se transforma, evoluem, possui leis próprias que devem ser consideradas em qualquer estudo geográfico assuma um caráter científico. Dessa forma, cabe a humanidade respeitar essas leis procurar de certa forma deixar que a natureza se desenvolva não interrompendo o que a natureza leva milhares de anos para construir.          

Com base nas conclusões que a autora faz, fica aparente que nem tudo que ocorre nas transformações da natureza tem relação direta com as ações antrópicas, como por exemplo, as alterações no clima principalmente, porem é certo que em muitos casos as ações antrópicas contribuem para os fenômenos acelerarem quando a atuação é feita de forma que agride a natureza, a vista disso pode perceber com aumento de emissão do CO2 e outros gases que estão contribuindo para crescimento da temperatura do Planeta Terra nos últimos anos.      

Quando a autora se refere ao de Geografia Física, esse realizará  partindo do ponto de vista dialético, permitirá chegar a conclusões sobre a heterogeneidade da esfera geográfica como uma consequência da diversidade de seus componentes.      

O professor, ao tratar da estruturação natural das paisagens, para desenvolver uma concepção científica, pode utilizar as leis da dialética, construindo-se estas num excelente recurso para o aluno conseguir enxergar a natureza como algo dinâmico, com interações em permanentes transformações.

Bibliografia:

BARROS, Maelda de Lecerda. Aluna do Curso de Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco, 2007.