Nathália Gomes Tirado e
Dayane Franciny de Oliveira Caldeira


RESUMO: O presente trabalho tem como meta mostrar as causas do sedentarismo, seus malefícios e a importância da intervenção do profissional de educação física na prescrição e conscientização de atividades e exercícios físicos, sendo esses, mediadores no combate desse mal e promoção de uma vida mais ativa e feliz. É de suma importância destacar que no século atual existem grandes índices de pessoas obesas, com problemas cardíacos e posturais, hipertensas, diabéticas entre outros, e essas patologias na maioria das vezes, são causadas pelos hábitos de vida sedentários, devido esses motivos, é necessário praticar atividades físicas e exercícios físicos juntamente com uma alimentação equilibrada para a promoção da saúde e uma melhor qualidade de vida, mas, com acompanhamento de um profissional, pois os exercícios realizados de qualquer forma, também podem ser prejudiciais à saúde.

Palavras-Chave: saúde, atividades e exercícios físicos, sedentarismo.

ABSTRACT: This paper aims to show the causes of inactivity, its harm and the importance of professional intervention in physical education and awareness in the prescription of activities and exercises, and these, mediators in fighting this evil and promoting a more active life and happy. It is extremely important to highlight that in the present century there are great rates of overweight individuals with heart problems and postural hypertension, diabetes among others, and these diseases in most cases are caused by sedentary lifestyle because of these reasons, it is necessary physical activities and physical exercises along with a balanced diet to promote health and a better quality of life, but to the accompaniment of a professional, because the exercises anyway, can also be harmful to health.

Keywords: health, activity and exercise, sedentary lifestyle.


INTRODUÇÃO


A atividade física previne e até cura diversas doenças, principalmente nas provocadas pelos hábitos sedentários, o grande mal do século XX.
O estilo e o conforto da vida moderna causados pelos avanços tecnológicos e grandes cargas horárias de trabalho acabam limitando a prática de atividades físicas e fazendo com que as pessoas passem mais tempo em suas casas sentadas no sofá assistindo televisão enquanto comem alimentos ricos em gorduras após um dia cansativo de trabalho, esses hábitos servem de exemplo para o que chamamos de sedentarismo.
O sedentarismo corresponde a um estilo de vida sem práticas de atividades físicas e vem atingindo as populações do mundo todo, desenvolvendo diversas patologias prejudiciais a saúde e qualidade de vida do homem. A inatividade física é um fator determinante para o surgimento de doenças crônicas - degenerativas e todas as faixas etárias são atingidas por essa onda sedentária, sendo os adolescentes e a terceira idade os de maiores índices.
Através da atividade física e dos exercícios físicos, que consiste em exercícios bem planejados e realizados de forma repetitiva é possível obter diversos benefícios à saúde aumentando a longevidade e combatendo o mau do século que é o sedentarismo.
A junção de práticas regulares de exercícios físicos com a intervenção de profissionais de educação física, mais o acompanhamento nutricional, são fundamentais para mudar os hábitos sedentários e melhorar a qualidade de vida e a saúde. Então através da atividade física sistematizada acredita-se ser possível controlar ou combater o sedentarismo.
A presente pesquisa buscará conhecer as causas do sedentarismo, seus malefícios e a importância da intervenção do profissional de educação física na prescrição e conscientização de atividades e exercícios físicos, sendo esses, mediadores no combate desse mal e promoção de uma vida mais ativa e feliz.


1 CUIDE DA SUA SAÚDE


Todas as pessoas buscam ter uma vida saudável, para isso é necessário fazer coisas que tragam benefícios à saúde, são os estilos e hábitos da vida diária que irão ou não proporcionar uma vida saudável e essa busca significa conciliar três pontos principais: práticas freqüentes de exercícios físicos com alimentação e psicológico equilibrados, e esses pontos são de grande importância para prevenção de diversas doenças. O cuidado com a saúde se inicia já dentro do útero, através do acompanhamento médico, e a ação saudável da maturidade nada mais é do que o reflexo dos hábitos saudáveis durante a adolescência.
Precisamos ter uma vida saudável e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), devemos buscar o bem-estar, seja ele físico, metal, social e espiritual, e não somente a ausência das patologias (SABA, 2003, p.30).
Mente sã e corpo são "a união para saúde", cada atividade do dia deve ser planejada ou organizada o equilíbrio entre o corpo e a mente irão desencadear uma boa qualidade de vida, pois não adianta fazer uma caminhada pensando nos problemas, isso só trará benefícios ao físico e essa caminhada será desanimadora.
Segundo Saba, os cuidados com a saúde é a grande preocupação entre os profissionais da área e os mesmos, estão se especializando cada vez mais para a prevenção das doenças e buscando proporcionar aos seus clientes ótimas condições para o funcionamento do seu corpo e da mente (2003, p.31).
Os mesmos buscam aperfeiçoamentos de seus conhecimentos para atender a todos os tipos de necessidades, afinal a cada dia praticamente se descobre uma nova doença ou um novo tratamento e as tecnologias estão em constante evolução devido à globalização.
As mídias são muito importantes e servem como um veículo de comunicação ajudando no trabalho dos profissionais da saúde (farmacêuticos, psicólogos, terapeutas, profissionais de educação física, nutricionistas, entre outros), pois elas mantêm as pessoas informadas e assim as mesmas, repensam em seus hábitos e mudam para a melhoria do seu próprio bem?estar. Não se deve mais esperar que uma doença se manifeste para procurar o tratamento, o que se busca hoje é a prevenção dos problemas de saúde, antes que eles aconteçam (SABA, 2003, p. 31).
A prevenção é uma das formas de futuramente não ter gastos desnecessários com a saúde, é melhor investir o dinheiro hoje, prevenindo as doenças, do que futuramente com tratamentos hospitalares, medicamentos, entre outros.
As pessoas do século XXI têm seu bem?estar limitado, devido à correria do dia-a-dia, a falta de tempo, excesso de trabalho, estresse, entre outros, fazendo com que ao fim do dia estejam esgotadas (SABA, 2003, p.31).
Esses excessos de compromissos promovem à inatividade física, e as mesmas combinadas à má alimentação e a vícios (bebidas alcoólicas, cigarro, entre outros), podem desencadear diversas doenças, defasando a boa qualidade de vida.
É preciso ter atitude e garra para seguir o caminho do que faz bem ao nosso organismo e para tentar ter uma vida saudável é necessário exercitar-se com regularidade, pois, o exercício queima calorias o que previne a obesidade, melhora o estado emocional e promove a aptidão física, alimentar-se de maneira adequada equilibrando os grupos alimentares, dormir bem para repor as energias, controlar ou não ter vícios (não fumar, beber ou usar drogas), essas indicações não previnem todas as doenças, mas combinadas melhoram o estilo de vida e promovem o bem-estar, boa qualidade de vida para se ter uma vida longa (SABA, 2003, p.32).
Colhemos o que plantamos então se seguirmos esses caminhos citados acima por SABA, estaremos colhendo bons frutos de uma vida saudável e consequentemente de felicidade.


1.1 BUSCANDO A QUALIDADE DE VIDA


Qualidade de vida é uma opção pessoal, ou seja, é o jeito que cada pessoa escolhe para viver. A pessoa que consegue controlar sua própria vida, tomar decisões, fazer o que gosta de forma equilibrada e que vá gerar o bem?estar , tem uma boa qualidade de vida.


Qualidade de vida é o método usado para medir as condições da vida de um ser humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra e outras circunstâncias da vida. Não deve ser confundido com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis ( WIKIPEDIA, 2010).


Ela depende de fatores aquisitivos, da infra-estrutura de onde se vive, da relação com o trabalho, do tempo que se reserva para o lazer, do conforto, do estado de saúde, e a maneira com que se encara tudo isso (SABA, 2003, p. 34).
Para ter uma boa qualidade de vida então, é necessário se sentir bem onde mora e conviver bem com todos a sua volta, pois de nada adianta você trabalhar ou estar cercado de pessoas com quem não se sinta bem ou feliz, assim, esta interferindo na sua qualidade de vida que não significa apenas ter saúde, mas também estar bem consigo mesmo e com todos a sua volta.


Ela pode não aparecer no exame de sangue e pode não ser detectada pelo cardiologista, mas, se bem observada, pode aparecer na firmeza do colchão, no transito no caminho para o trabalho, na maciez dos sapatos, no barulho da vizinhança, no brilho dos olhos, na largura do sorriso, no viço da pele ou do cabelo, na saudade dos seus amigos [...] (SABA, 2003, p. 34).



Então não é através de exames clínicos que se constata a qualidade de vida das pessoas, mas sim, das expressões e atitudes diárias de cada um de nós que estamos sujeitos a "dias de chuvas e dias de sol", onde o dia de sol pode agradar a uns e outros não e da mesma forma o dia de chuva, podemos dizer, que a qualidade de vida também segue esse padrão, pois é muito pessoal as vezes o que te agrada, te deixa feliz não agrada seu vizinho, sua família, por isso faça o que te faz bem e que te proporcione a saúde física, metal e espiritual.


1.2 ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E DA QUALIDADE DE VIDA


Em nosso cotidiano nós acabamos praticando involuntariamente atividades físicas, pois estamos movimentando o corpo e as mesmas se realizada de forma sistematizada se torna um exercício físico.
Atividade física é toda ação humana que resulta em movimento e essa movimentação acelere a freqüência cardíaca acima da freqüência de repouso, então ir a padaria, andar de bicicleta, subir escadas, fazer faxina, dançar, brincar, subir em árvore, jogar bola, praticar natação, entre outras, ao fazer essas atividades você esta praticando atividade física. Quando bem aproveitada, a mesma pode proporcionar diversos benefícios, tais como: prazer, corpo disciplinado e bem-estar (SABA, 2003, p. 46).
A atividade física não é uma prática sistematizada, ela é realizada normalmente durante os afazeres da vida diária e promovem sensações de prazeres físicos e mentais.
Ela nos dá melhores resultados quando realizada através de exercícios físicos que é uma forma de atividade física, que tem como objetivo melhorar a aptidão. Exercício físico nada mais é que a movimentação de diferentes segmentos corporais de forma planejada e repetitiva, realizados em uma seqüência sistematizada, com objetivo de atingir o desenvolvimento da aptidão física e é ele quem melhora á saúde, protegendo o nosso corpo das doenças da modernidade tais como: Obesidade, hipertensão, problemas cardiovasculares, entre outras. (SABA, 2003, p. 50).
Os benefícios proporcionados pelo exercício também são diversos, ele pode ser utilizado para melhorar problemas de saúde que já existem ou prevenir o aparecimento desses problemas, é um meio preventivo e curativo que também possibilita o bem-estar físico, mental e social.
Se praticado de forma regular, trás grandes benefícios tais como: Queima de calorias, alivia dores nas costas (melhora a postura), fortalece os ossos, diminui o risco de pressão alta, reduz os riscos de doenças cardíacas, ajuda no tratamento de pessoas diabéticas e também eleva a confiança, aumenta força, resistência e flexibilidade.
Combinar as atividades físicas com exercícios físicos é essencial para uma melhor qualidade de vida.


1.3 O QUE LEVAM AS PESSOAS A PRATICAREM ATIVIDADE FÍSICA


Na atualidade o motivo maior para praticar atividades e exercícios físicos é a promoção da estética, para homens e algumas mulheres corpos fortes com musculaturas definidas e para a maioria das mulheres corpos magros, glúteo durinho e pernas torneadas. Isso ocorre pela grande divulgação na mídia, então cada vez mais as pessoas procuram as academias para definirem seu corpo e não com o pensamento inicial em melhorar a saúde que é um fator gerado pelas praticas dos exercícios.


Em suma, as pessoas têm incentivos de sobra para começar uma atividade física. E o argumento que pesa mais na decisão de começar varia conforme o que mais importa para cada um. Há quem vá atrás de amigos que já praticam, ou em busca de novas amizades. Há quem precise urgente de melhorias biológicas, por recomendação médica. Há quem deseje alterar sua composição corporal e modelar a silhueta para se tornar mais atraente. Com relação às academias de ginástica, pode-se afirmar sem erro: a busca pelas melhorias estéticas é o motivo mais decisivo para a maior parte dos freqüentadores (SABA, 2003, p. 80).



Mas, segundo SABA, começar a praticar atividades físicas não garante continuidade, afirma que metade das pessoas que freqüentam, acabam abandonando após um período de seis meses a um ano.
Isso ocorre pelo fato de que as transformações corporais para algumas pessoas são mais lentas ou precisam de um trabalho mais moderado e com maiores cuidados, fazendo com que as pessoas não tenham paciência e desistam, pois querem um "resultado praticamente imediato".
Existem também aquelas pessoas que ficam horas e horas malhando, o excesso de exercício físico e alimentação inadequada (dietas malucas, utilização de suplementos e anabolizantes), podem ser fatores prejudiciais e promover diversos malefícios a saúde. A busca pelo corpo ideal, como assim é chamado, nem sempre é alcançado por todas as pessoas, seja por fatores genéticos ou não, e o profissional deve estar ali, orientando e prescrevendo exercícios de acordo a característica de cada pessoa para que a mesma se sinta realizada.


1.4 DESISTÊNCIA DA PRÁTICA REGULAR E A PROMOÇÃO DO SEDENTARISMO


São diversos os motivos pelos quais as pessoas acabam iniciando as práticas de atividades e exercícios físicos, mas também são diversos os motivos pelos quais desistem dos mesmos.
Existem vários fatores que dificultam a aderência ao exercício, sejam eles, o professor que nem sempre agrada a todos, o ambiente, as pessoas que freqüentam, o atendimento na recepção, não conseguir acompanhar os exercícios que estão sendo aplicados nas aulas, a música ambiente, o mau cheiro, falta de materiais e por outras dificuldades tais como: lesões, gravidez, problema de saúde, problemas financeiros, aumento na carga de trabalho ou estudo que geram a falta de tempo, não alcançar os resultados esperados no tempo desejado, entre outros (SABA, 2003, p. 78).
Das dificuldades citadas a falta de tempo e os resultados esperados em tempos desejados prevalecem e são os causadores dos maiores números de desistências.
As pessoas não devem se limitar a procurar praticar exercícios físicos apenas para cuidar da estética, mas também como forma de motivação, promoção da saúde e bem-estar.
A falta de atividade física denominada "inatividade física" é a grande promotora do sedentarismo esse causador de diversos problemas a saúde.


2. SEDENTARISMO: O VILÃO DA MODERNIDADE


A grande preocupação que se tem agora é com o novo vilão conhecido como sedentarismo, que é responsável pelo aparecimento das doenças crônico-degenerativas que são promovidas na maioria das vezes pela inatividade física.


Na verdade trata-se de um comportamento induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna. Com a evolução da tecnologia e a tendência cada vez maior de substituição das atividades ocupacionais que demandam gasto energético por facilidades automatizadas, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforço reduzindo assim o consumo energético de seu corpo (NETO, 2010).


Os confortos da vida moderna gerados pelo aumento praticamente diário de novas tecnologias, geram em grandes proporções a inatividade física, por exemplo, a pessoa ao em vez de ir até o supermercado a uma quadra de sua casa caminhando, acaba indo de carro e procurando a vaga mais próxima da porta do mesmo. As pessoas se sentem cada vez mais cansadas a ponto de não levantar do sofá para trocar o canal da televisão, enfim as novas tecnologias cada vez mais diminuem os esforços do homem para que sua vida tenha o melhor conforto, mas na verdade esse conforto acaba às vezes até diminuindo os dias de vida devido às doenças geradas por esses hábitos.
De acordo com Nahas (2003, p. 26), é considerada sedentária a pessoa com estilo de vida com um mínimo de atividade física, equivalente a um gasto energético inferior a 500 kcal por semana, para ser considerada moderadamente ativa, é necessário realizar atividade física que acumulem um gasto semanal de pelo menos 1000 kcal, o que corresponde a caminhar em passos rápidos por 30 minutos, cinco vezes por semana.
Já segundo um trabalho realizado com ex-alunos da Universidade de Harvard, o gasto calórico semanal define se o indivíduo é sedentário ou ativo. Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários o indivíduo precisa gastar no mínimo 2.200 calorias por semana em atividades físicas. (NETO, 2010)
Concordando com a idéia dos alunos de Harvard sobre a quantidade de queima calórica semanal para não ser considerada uma pessoa sedentária, afirma-se que, se a queima for menor que 2.200 kcal, com o passar do tempo acarretaram conseqüências negativas ao nosso corpo que entraram em um processo de regressão funcional, ou seja, atrofia muscular, perda da flexibilidade, além de doenças como: hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio, esses são alguns dos exemplos das doenças às quais os indivíduos sedentários estão sujeitos.
Os hábitos sedentários substituem as praticas de atividades físicas e tornam as pessoas cada vez mais preguiçosas e os confortos da modernidade limitam cada vez mais a movimentação corporal e consequentemente o gasto energético ou a queima de calorias, essas, acumulam no organismo e desencadeiam inúmeras doenças atingindo os pobres os ricos, as crianças, jovens, adultos e idosos, sendo eles gordos ou magros. O exercício físico não serve somente para as pessoas que querem perder peso, mas também, para as pessoas magras que não estão livres só porque são magras, de terem as doenças promovidas pelos hábitos sedentários elas podem ter diabetes, colesterol assim como uma pessoa obesa, então ambos devem ter uma vida ativa. O funcionamento corporal de uma pessoa ativa é mais eficiente do que o de uma pessoa inativa.
"O sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças" (NETO, 2010).
As doenças causadas pelos hábitos sedentários são as crônicas não transmissíveis, sendo mais comumente as coronarianas, a obesidade, a hipertensão a diabetes e a depressão (SABA, 2003, p. 139).
Sabendo que a inatividade física é a promotora do sedentarismo que geram as doenças citadas acima e é o causador da maioria das mortes súbitas segundo estudos é hora de repensar nos hábitos para evitar e preveni-las ao em vez de remediá-las.


2.1 COMO PREVINIR O SEDENTARISMO


Para iniciar a prevenção ao sedentarismo é necessário modificar os hábitos da vida moderna, praticando atividades físicas para aumentar o gasto calórico semanal.
Segundo NETO, subir andares de escadas ao chegar à sua casa ou ao trabalho dispensando os elevadores, deixar de lado o uso de controles remotos, estacionar o automóvel intencionalmente num local mais distante, dispensar a escada rolante no shopping-center, praticar atividades esportivas como: andar, correr, nadar, andar de bicicleta, fazer exercícios com peso, jogar bola, fazer ginástica são exemplos de algumas alternativas que podem mudar os hábitos sedentários e é recomendado realizar exercícios físicos de intensidade moderada de 3 a 5 vezes por semana com duração de pelo menos quarenta minutos a uma hora (2010).
Antes de iniciar uma prática de exercícios físicos, ainda mais se já tiver alguma doença, deve-se procurar um médico especialista que irá avaliar e dizer se você poderá ou não praticar exercícios de maior intensidade. Agora exercícios moderados como a caminhada, raramente existirá uma contra-indicação médica.
Praticar atividades físicas diariamente é essencial para a promoção da qualidade de vida, melhoria da saúde e do bem-estar se praticada de forma prazerosa.


2.2 O PAPEL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO COMBATE AO SEDENTARISMO


Desde o período escolar o profissional de educação física deve despertar em seus alunos o interesse pelas atividades e práticas esportivas mostrando-lhes os diversos benefícios à saúde, esse despertar poderá futuramente ser um fator essencial para uma vida ativa, promotora da qualidade de vida, assim, conscientizando e diminuindo os hábitos sedentários.
"O professor de educação física tem diante de si um desafio enorme e, para ser bem-sucedido no seu propósito de mudar comportamentos, precisa ser competente" (SABA, 2003, p.66).
O mesmo deve motivar as pessoas para que essas não desistam facilmente das praticas das atividades e a relação professor x aluno e aluno x aluno é muito importante para o desenvolvimento das aulas e serviços prestados.
Segundo SABA, o professor deve estar atendo as necessidades dos alunos, tem que ter as ferramentas e os materiais para colocar as necessidades dos alunos em prática para melhorar a auto-estima e dar melhores condições para uma vida mais ativa, prazerosa e encoraja-los para que mudem seus hábitos e sintam-se melhor. Não deve iludir em momento algum seus alunos dizendo que alcançaram resultados em tempos impossíveis (SABA, 2003, p. 66 e 67).
A população ao procurar os serviços do educador físico na maioria das vezes é por que o médico indicou devido ao problema de saúde que a mesma tem no momento, então, assim como o médico, o profissional de educação física também, cuida da saúde.
O profissional de educação física é o promotor de uma vida saudável, pois é através das praticas de exercícios e atividades físicas, que as pessoas iram prevenir, melhorar e até mesmo curar as doenças causadas pelos hábitos sedentários da população.
Devê-se seguir as instruções desses profissionais que também fazem parte da área da saúde e tem o exercício físico como o principal meio de desenvolver a aptidão física nas pessoas e essa aptidão que irá mudar os hábitos sedentários para a conquista da longevidade.


CONCLUSÃO


A atividade física é necessária e benéfica não importa a condição física, o sexo nem a idade e é fundamental no combate dos hábitos sedentários.
Então para se ter uma vida saudável e não sedentária, tenha uma vida ativa e movimente-se, pois o nosso corpo e como uma maquina, precisa trabalhar todos os dias para não parar de funcionar e cada um deve fazer a manutenção de seu corpo e buscar o auxilio dos profissionais de educação física.
Para atingir o mínimo de atividade física semanal, existem várias propostas que podem ser adotadas de acordo com as possibilidades ou conveniências de cada um, desde que sejam orientadas por profissionais especializados.
Seria mais fácil se as pessoas começassem a praticar exercícios, antes e não após o aparecimento das doenças sendo utilizado "como um meio e não como um fim", ou seja, para prevenir e não para tratar algo que já existe.
Atividades e exercícios físicos são de suma importância para a promoção da qualidade de vida, saúde, bem-estar e ao combate do sedentarismo para a longevidade e é o papel dos profissionais de educação física garantir esses conceitos.


REFERÊNCIAS


SABA, Fábio. Mexa-se: atividade física, saúde e bem?estar. São Paulo: Takano Editora, 2003.

NAHAS, M.V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina-PR. Midiograf, 2001.

WIKIPÉDIA. Qualidade de vida. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Qualidade_de_vida>. Acesso em: 31 de Agosto 2010.

SANTOS, Carlos Alberto L. dos. O que é qualidade de vida?. Disponível em: <http://www.educacaofisica.com.br/colunas_mostra_artigo.asp?id=157>. Acesso em: 05 de Set 2010.

PORTINHO, José Alexandre. Vida Saudável. Disponível em: <http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=6573>. Acesso em: 05 de Set 2010.

NETO, Turíbio Leite Barros. Sedentarismo. Disponível em: <http://emedix.uol.com.br/doe/mes001_1f_sedentarismo.php#texto4>. Acesso em: 05 de Set 2010.