Norma Ap. Silveira de Moraes – Psicóloga.

Combate ao alcoolismo e drogas; políticas públicas eficientes para saúde e qualidade de vida.

Cada vez mais se tem feito para o combate aos vícios de drogas e alcoolismo. Estas são os tipos de manifestações comportamentais que mais afetam as relações humanas e a vida pessoal; agressividade, desânimo, conflitos entre outros por conta de vícios. A pessoa viciada principalmente em drogas sofre preconceito por acharem que são eles traficantes, o que na verdade são pessoas doentes e que necessitam de tratamento pois não encontram forças para deixar o vício. Muitos traficantes na verdade não consomem drogas pois seu objetivo é obter ganho fácil.

Quanto ao combate do alcoolismo ou venda de bebidas alcoólicas a menores de idade é louvável, pois o alcoolismo desencadeia muitos problemas e conflitos. A personalidade é afetada e, muitas mudanças de comportamento como agressões e violência doméstica são por conta do vício. A conscientização deve ser permanente e aliada ao tratamento daqueles que já enfrentam o problema, pois toda substância psicoativa degenera o cérebro e atrapalham o aprendizado por deixar o cérebro mais lento, com a concentração mais baixa e problemas de memória. 

Para pessoas com problemas de drogas há em Suzano a CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) que ajuda com psicoterapia e aconselhamento para o paciente. Problemas mentais e psicossocial, não são necessariamente loucura e depressão, são aqueles em que a pessoa não sabe como lidar e necessita de ajuda para encontrar a saída ou amenização do problema bem como prevenção, cura e reintegração na sociedade no leito familiar e, ter novamente a qualidade de vida perdida por conta do vício, que é uma doença. 

O trabalho ao combate a pessoa de dependência química, deve ser tanto preventivo com efetivo e devem começar em todos os seguimentos da sociedade e o alcoolismo deve ser combatido dentro dos lares também porque, é muito triste ver uma pessoa sempre bêbada e decaindo em seus objetivos de vida, se enterrando cada vez mais na bebida, destruindo a família, perdendo empregos e relacionamentos, transformando numa pessoa solitária e sem objetivos e qualidade de vida, pois o alcoólatra vai perdendo tudo, e pode ser um caminho sem volta. Muitos perdem a saúde, o bem mais precioso, a autoestima e a própria personalidade.   

Doentes do alcoolismo e drogas precisam de cuidado, atenção,  tratamento, dignidade. Um novo olhar da sociedade deve se espalhar por todas as instituições de saúde para agregar e engajar  novos valores e compreensão para que a dependência química seja tratada e restaurada um novo ser humano, um cidadão para a família e para a sociedade. E vale lembrar que todos devem estar envolvidos por é preciso muita luta para se conquistar a vitória, pois são pessoas doentes e não monstros e criminosos. Há muita gente de bem envolvidos em vícios e que deseja se curar

Paz profunda, luz e vitória a todos, proteção Cósmica e prosperidade.