Quando se trabalha com pesos para treinar nossos músculos, muitas vezes não sabemos qual a velocidade ideal para se obter os maiores benefícios se fazer lho mais lento ou mais rápido.

A velocidade de execução do treinamento com carga é um fator “chave” para alcançar resultados com o treinamento.

A verdade é que não existe uma única velocidade em que devemos exercitar nossos músculos, mas a tendência atual é a de produzir movimentos lentos que se concentram no esforço muscular e, assim, estimular mais o crescimento.

Alguns objetivos podem ser obtidos mais facilmente se aumentar à velocidade de execução dos exercícios, ou se levantamos pesos para tonificar ou perder peso, com o treinamento orientado a queimar calorias mais rapidamente.

No entanto, o ritmo certo para o treinamento necessário como técnica de exercício não deve ser alterado por causa da velocidade de execução.

Portanto, se somos iniciantes, o ritmo da seqüência adequado será a uma velocidade moderada para produzir um movimento seguro.

È melhor iniciar se com a técnica adequada até automatizar lha, para assim evitar “o rebote” que geralmente é um vicio comum com as mancuernas.

Nada impede que se trabalhem membros superiores com carga em banco, simultaneamente pode usar Electroestimuladores nas pernas, pois até pouco tempo atrás se pensava que isso não fosse possível pela concentração sangüínea bipolar.

Hoje se sabe que não é assim, pois a eletrestimulação trabalha na fibra muscular, estimulando lha, mas não por bombeio sanguíneo.

Mesmo para aqueles que desejam concentrar na força muscular e alavanca tanto a fase concêntrica e excêntrica do exercício, é também desejável fazer os exercícios lentamente, de modo a aumentar a intensidade do movimento e estimular os músculos.

Podemos usar também velocidades diferentes, dependendo da fase de exercício, por exemplo, reduzir a velocidade da execução durante a fase de excêntrico, e por ainda mais tensão sobre os músculos que deve superar a força da gravidade.

No caso de treinamento com Remo, podem se mudar os pontos de resistência dependendo da velocidade a usar o aparelho.

No entanto, o ideal é ter uma velocidade moderada de execução em todos os exercícios de levantamento de peso, e só mudar entre as fases ou velocidades mais lentas movimentos de retorno em períodos avançados, onde os pesos aumentam.

A velocidade também pode ser um fator fundamental para alcançar os nossos objetivos, proteger nos contra lesões e produzir resultados favoráveis.