Leitores. Toda empresa é administrada de uma maneira, com seus valores, procedimentos internos, normas e regras.

Esse conjunto de técnicas é que faz com que o trabalho seja feito de uma maneira coordenada, ou seja, todos os departamentos executam as tarefas de acordo com um modelo geral.

Qual o nome que damos a este modelo?

A este modelo geral aplicado em todos os departamentos e áreas da empresa damos o nome de Modelo de Gestão que nada mais é o modo de como os negócios são administrados, com sua visão, missão e valores, forma de administrar o pessoal, fornecedores, ou seja, um conjunto de conhecimentos que levara a empresa a enfrentar e resolver os problemas do dia a dia. A sua cultura organizacional!

Hoje as empresas adotam para a gestão de seus negócios os princípios diferentes que na época de Fredrick W.Taylor são princípios como:

a) O colaborador deve ter uma visão sistêmica de toda a empresa e dos processos juntamente com os gestores;

b) Deve saber trabalhar em equipe;

c) Deve ter autonomia e flexibilidade;

d) Estamos no tempo do empowerment, ou "poder nas mãos dos colaboradores".

Mas será que apenas autonomia para os funcionários basta?

Para que o modelo de gestão que tenha o empowerment como parte integrante de seu modelo de certo é preciso capacitar às pessoas, treiná-las, prove-las de conhecimentos e informações além de motivá-las através do reconhecimento do bom desempenho e recompensar bons resultados.

Esse modelo de gestão requer uma estrutura ágil e flexível onde à confiança entre chefe e subordinado é muita solida, porem é preciso também planejar a hierarquia da empresa, se nessa estrutura existirem poucas pessoas com autoridade de "bater o martelo" em tarefas mais simples como uma negociação de prazo ou a entrega de um relatório a empresa pode entrar em um processo de "congestão", ou seja, devido a grande numero de assuntos que chegam para algumas pessoas ou áreas da empresa dar a decisão final, os processos podem se tornar lentos, o acumulo desses assuntos podem assim como em uma congestão alimentar, onde há a interrupção da digestão (que faz a conversão de alimento em energia) e comprometer o bom funcionamento da empresa. Vamos refletir sobre isso!