Com a Palavra: O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing ... é isso mesmo Inbound Marketing, é a nova febre no mundo do Marketing.

Primeiro surgiu o Marketing de Philip Cotler e depois as suas variantes, tais como, Endo-Marketing, Marketing-Pessoal, Marketing de varejo, Trans-Marketing, enfim pesquisei mais de 50 variantes e por fim a ultima é a primeira, a bola da vez do ano de 2016 vou repetir para não esquecer Inbound Marketing.

 

Mas o que é?

Bem é muito mais fácil entender o que não é Inbound Marketing.

Na maioria das explicações entendi que compramos o cliente com o Marketing tradicional, e que no Inbound Marketing, é o cliente que vem graciosamente até você,  então voce se perguntou como? A resposta é criando conteúdo interessante para este, que por sua vez vai atraí-lo até o seu produto.

Quando cursei Marketing na Universidade, aprendi muita coisa, uma das primeiras que enfiam em sua cabeça e acredite nunca mais vai sair são os 4 Ps do marketing, Produto, Praça, Preço, e Promoção, acredite você encontra por ai mais uns 2 ou três Pês se você procurar.

Depois você aprende o tal de PDCA onde o P- Plan significa "Planejar ou seja desenhar as metas a serem superadas o D- Do "Executar" executar o que foi estabelecido ou combinado, o C- de Check "Verificar" e finalmente o A- de Action "Atuar" fazer a coisa toda acontecer.

Esse tal PDCA foi desenvolvido por um tal de Shewhart e popularizado por Deming, e foi implantado após a guerra no Japão e esse Deming foi quem fez a coisa acontecer aplicando estes princípios com eficácia.

Bem isso é o Marketing tradicional? É claro que não faltam ainda o que eu gosto de chamar de Analise FOFA aportuguesado que na verdade nos é apresentado como Analise SWOT, na verdade é uma matriz de procedimentos analíticos que foi desenvolvida pelo norte-americano.

 Albert Humphrey na Universidade de Stanford entre 1960 e 1970 eu já estava a caminho do mundo nessa época. Essa matriz foi desenvolvida para se conhecer a potencialidade de uma empresa como um todo, tais como pontos fortes e fracos, vou apresentar assim para vocês como um acróstico.

 F-Forças

O - Oportunidades

Fraquezas

A - Ameaças

 No original fica assim.

S-Strengths-                    Forças

W-Weaknesses-              Fraquezas

O-Opportunities-              Oportunidades

T-Threats-                       Ameaças

Bem, mais ou menos isso, mas ainda não acabou ainda tem a tal Matriz BCG, isso me lembra uma vacina.Bem essa tal BCG serve para avaliar o ciclo de vida de uma empresa, esta Matriz foi desenvolvida por Alan J. Zakon executivo da empresa.

Boston Consulting Group, dai as iniciais da empresa obviamente deram nome a Matriz.

 Pois bem porque eu citei todas estas matrizes, e não expliquei como usá-las? Porque este não é o objetivo aqui, e sim discorrer sobre o Inbound Marketing, e se você quiser aprender sobre isso pode ir se matricular em um curso de Tecnólogo de Marketing ou de Administração de Marketing, este ultimo dura até 5 anos para se formar enquanto que o primeiro até 2,5 anos.

Pois bem, apos essa cansativa introdução vamos para o que tem dentro do balde? Sim eu traduzo assim esse tal de "Inbound Marketing".

 Após aprender todas aquelas matrizes e analises, compreendi que nós os Marqueteiros, criamos produtos para satisfazerem as pessoas, criamos coisas que elas nem mesmo precisam e criamos a necessidade delas consumirem tais produtos, mesmo que elas não precisem dele.

 Alguns profissionais do Marketing pode estar tendo um troço ao ler isso mas não desista vamos até o fim  e depois tire suas conclusões.

 Agora com o tal de O que tem dentro do balde ou o "Inbound Marketing" a coisa muda de figura, os novos sabichões profissionais ensinam que temos que criar um conteúdo atraente que gere interesse no seu futuro cliente e que dessa forma vamos investir menos reais em

 Marketing tradicional e vamos trazer os clientes para dentro de nosso campo de ação onde as vendas acontecerão graciosamente por causa do poder persuasivo do conteúdo de qualidade que devemos agora aprender a criar.

 Não quero ser o primeiro a atirar pedra alguma mas, para haver o "Inbound Marketing" é necessário primeiro o Marketing em sua concepção, pois como posso criar conteúdo sem ao menos ter um produto? E como posso criar ou desenvolver um produto sem antes passar

pelo planejamento de Marketing, sem estudar o mercado, sem analisar, tudo quanto se faz necessário, e outra coisa, esse tal de conteúdo ai deve ser coerente com o que eu tenho para oferecer caso contrario vira uma propaganda enganosa.

 Li muito pouco sobre o "Inbound Marketing" mas entendi muita coisa sem sentido ao menos para mim, se alguém entende isso por favor me explique lentamente como é esse processo, acredito que para tudo existem bases solidas e que na engenharia não se pode por um outro

fundamento sobre um já posto e pronto, temos que partir de um princípio lógico.

Inbound Marketing, sua definição é:Publicidade online onde uma empresa vai se promover através das mídias sociais tais como,  blogs, podcasts, vídeo, e-books, newsletters, whitepapers. Ou seja isso recebe um segundo nome , Marketing de conteúdo e Marketing de atração.

Vamos para o objetivo do "Inbound Marketing" ou o faz o Inbound Marketing?

 Ele tem por objetivo gerar conteúdo altamente relevante para os prospects e ou consumidores que busca este conteúdo em uma ponta, mas que no final encontra a sua empresa e fica impactado com o que encontra, por sua vez quando em contato com sua empresa através do

conteúdo ele se transforma em um visitor, que sabemos que deve ser convertido em um Lead, que por sua vez converte se na finalidade de todo o negocio que é em uma venda, mas não acabou agora temos que fidelizar este cliente, para aumentar as margens de lucratividade,bem aqui já estamos no tal de PDCA.

 Finalizando, o que o pessoal do Inbound Marketing diz é que não se paga para atrair o cliente assim nasce um novo nome que é "Inbound Sale" Venda por atração, reza-se que nesses modelos o custo para se atrair e manter os clientes é menor e as margens continuam as mesmas de uma estratégia de Marketing usual.

 A principal ação muito utilizada nesse novo modelo de Marketing são os anúncios online, denominados de técnicas de search engine optimization (SEO)email marketing, links patrocinados, marketing de conteúdo e redes sociais.

Bem vindo ao admirável mundo novo do Marketing ou "Inbound Marketing" Marketing de Atração.

 E é só isso? Não, não é só isso as empresas logo estão afoitas em busca de profissionais que dominem este novo conceito de Marketing, pelo motivo de que esta estratégia  em pratica na empresa representará uma economia de 62% do que o Outbound Marketing, e que já se espalham por ai que quem investe nesse tipo de ação utilizando blogs e redes sociais conseguem cerca de 97% mais links apontando para sua empresa.

E que o retorno sobre ao investimentos são da ordem de 275%

E como sempre os nosso primos americanos afirmam que para o atual cenário econômico mundial esse tipo de ação é imprescindível.

 Na próxima matéria vamos usar uma ferramenta cuja qual me reprovou na universidade por algumas vezes mas não aprender era uma opção que não tive por isso lançarei de mão da mesma para os loucos por gráficos.

 Por Edson Jr. Santos em (04/05/2016)