Gilson Silva de Lima

 

Uma pergunta inicial pra começar: quantos belos trabalhos se perderam independente do gênero antes da invenção da internet? Não podemos calcular a quantidade exata, pois não existem dados suficientes para tal conclusão. Mas, podemos dizer com exatidão que foram muitos os artistas que ficaram ao anonimato por falta de oportunidade e divulgação das suas obras. Hoje, graças à ferramenta fantástica chamada internet os novos artistas não podem reclamar da falta de oportunidade para a divulgação dos seus trabalhos.

Claro que tudo que é bom tem também o lado ruim. Com o advento da internet e a invenção da Xerox sobreviver de venda de livros se tornou tarefa árdua no século XXI. Até porque o artista não tem condições de competir com uma “nova” modalidade chamada de antologias, que ganhou forças na era contemporânea. Nas antologias as editoras reúnem trabalhos de todo o país e selecionam os melhores para compor no final um livro que será divulgado e vendido muitas vezes aos próprios autores. Ou seja, lucro garantido.

Enquanto um escritor teria que arcar com custos de revisão, diagramação, publicação, divulgação... Diante de tanta dificuldade, de uma economia nada favorável, publicar nas páginas da internet se tornou uma tarefa prazerosa. Pois, para o verdadeiro artista o que importa é ver sua opinião ou sentimentos sendo compartilhados com os leitores ou apreciadores das artes visuais. E a internet tem contribuindo de forma a debater opiniões, já que algumas páginas onde os trabalhos são publicados possuem tradutores de línguas. Assim, os trabalhos publicados atingem uma elevada parcela de leitores ao redor do mundo todo.

Sugestão:

Tire seus trabalhos da gaveta publicando na internet.