Coliformes Termotolerantes e Escherichia coli

Os coliformes termotolerantes pertencem a um subgrupo de microrganismos e são exclusivamente do trato intestinal. A presença de coliformes termotolerantes determina a origem fecal da contaminação, indicando risco da presença de outros microrganismos patogênicos. A contagem dos coliformes termotolerantes indica a quantidade dos microrganismos oriundos de excretas humanos.

A intermitência na distribuição de água torna os reservatórios de armazenamento ambientes propícios a contaminação microbiológica, além da formação de biofilmes, promove pressão negativa colaborando para proliferação de microrganismos e manutenção da sujidade.

A presença contínua de uma população microbiana na água potável que passa pelo sistema de distribuição pode acabar resultando no surgimento de camadas de biofilme. Outras formas freqüentes de contaminação da água dos reservatórios podem estar relacionadas com infiltração, vazamentos na rede de água, bem como por microrganismos suspensos na atmosfera, que afetam diretamente a água destinada ao consumo humano.

Os guias da Organização Mundial da Saúde apontam para a importância do monitoramento e controle da qualidade da água.

A poluição das águas pode indicar a sua contaminação, ocasionando doenças chamadas de veiculação hídrica, sendo as mais comuns, a febre tifóide, disenterias, cólera, hepatites infecciosas, leptospirose, entre outras e, ou doenças de origem hídrica como a escabiose, e outros (VON SPERLING, 1996, p: 243).

Referência Bibliográfica:

VON SPERLING, Marcos. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 2.ED-Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental;Universidade Federal de Minas Gerais; 1996, p: 243.