A ONG Fundação Verde (Funverde), de Maringá no norte Paraná, divulgou uma pesquisa que aponta que somente 3% do lixo produzido na cidade é reciclado, isso porque essa coleta é feita através de cinco cooperativas que funcionam na cidade, pois sem elas não haveria nenhuma reciclagem no município.

Coleta Seletiva de Lixo

“O ideal é que 100% do lixo fosse reciclado. No entanto, sabemos que isso é praticamente impossível. Mesmo assim, 3% é um número extremamente baixo para uma cidade com nível socioeconômico alto, com universidade e riqueza, como Maringá. É vergonhoso”, afirma a instituidora da Funverde, Ana Domingues.

Conforme o divulgado pela ONG cada cidadão de Maringá produz 1,1 quilo de lixo por dia, se esse número for considerado absoluto, podemos chegar à produção mais de 400 mil toneladas de lixo, pois no município há mais de 357 mil habitantes.

Segundo a Funverde, a prefeitura abandonou Maringá, pois não existe nenhum órgão público que se preocupe com a coleta seletiva de lixo orgânico ou outro tipo, como disse Ana “Maringá é linda quando se olha para cima. Olhe para o chão para você ver. É lamentável." A prefeitura abandonou a questão do lixo na cidade. A população até separa o lixo, mas banca a trouxa, porque os caminhões de coleta passam e misturam tudo. A solução não é cara e é boa por inteira. Não há nada mal em reciclar o lixo corretamente”.

Ainda segundo ela, os coletores das cooperativas trabalham em condições desumanas, não possuem nenhum equipamento de segurança e ganham 300 reais por mês em média.