RESUMO

 O objetivo deste artigo é correlacionar à eficiência dos serviços de limpeza urbana com efeitos na saúde pública. A redução do número de enfermidades produzidas, direta ou indiretamente, pelos resíduos sólidos depende de uma coleta eficiente e de uma adequada disposição final. Com as informações obtidas da aplicação de um questionário enviado ao município de Lagoa Preta interior de Paripiranga – BA, pode-se ter uma noção de como a comunidade se desfaz dos resíduos produzidos diariamente.

PALAVRAS CHAVE: Resíduos sólidos; Coleta; aplicação de questionários.

METODOLOGIA

 O Povoado Lagoa Preta interior de Paripiranga – BA dispõe de coleta de lixo uma vez por semana de responsabilidade da prefeitura municipal. Desta forma o trabalho de campo pode ser realizado através de questionários individuais aplicados em cada residência da localidade.

CONCLUSÃO

 Esta pesquisa permitiu que a aplicação de questionários possibilitasse maiores condições de busca de dados sobre as condições de saneamento básico que vive a comunidade e qual o nível de informação em cada residência sobre a coleta adequada do lixo e quais os riscos que a disposição inadequada pode causar a saúde.

Portanto a coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.