As franquias de desenho animado costumam render muitos produtos que vão além da televisão: roupas, DVDs, revistas, brinquedos, alimentos e outros. Entre eles estão os jogos online, geralmente gratuitos.

Os sites como o Toca dos Jogos dispõem de milhares de jogos grátis em flash de personagens como Tom e Jerry, Pokemon, Pucca, Garfield e de personagens da Disney. Porém, entre os mais acessados em 2013 estão os jogos em flash do Bob Esponja e os da Dora, ambos personagens de desenhos animados da Nickelodeon, transmitidos no Brasil e no exterior.

No caso da famosa esponja amarela, o Toca dos Jogos tem um catalogo com quase 40 games gratuitos. Muitos deles vão além do personagem em si ou da idéia inicial do desenho, misturando as mais variadas temáticas como o “Boliche do Bob Esponja”, “Construtor de Bolas de Neve” e “Trator do Bob Esponja”. O site também tem games mais clássicos, que relembram episódios da série. “Torneio de Karatê da Fenda do Bikini”, “O Resgate de Gary”, “SpongeBob Flip or Flop” e “SpongeBob Parking 2” são alguns deles que estão entre os mais bem avaliados pelos usuários.

Com os jogos “Dora, A Explodora”, o desenho educativo também ganhou mais de 120 games gratuitos. A simpática menina e seu amigo Botas tem aventuras pelo infinito, incluindo, O “Jardim Mágico de Dora”, “Entrega de Bichinhos da Dora”, “Dora Hidden Object”, “Entregando Sorvete com a Dora”, “Bingo da Dora”, “Corrida de Bicicleta”, entre outros. A grande novidade da personagem é o novo game “Dora Food Serving”, onde a jogadora precisa descobrir o que seu companheiro Botas deseja comer e servi-lo.