O colchão inflável é um colchão de ar que pode ser inflado e desinflado após o uso. Este acessório veio para substituir os velhos colchonetes oferecendo mais conforto e praticidade. São utilizados normalmente para acampar, em piscinas ou como reserva para hóspedes. Existem diversos modelos de colchões infláveis, eles podem ser mais altos, mais baixos, com travesseiro incorporado, com ou sem inflador acoplado.

A grande vantagem dos colchões infláveis é que não acumulam poeira nem ácaros como os colchonetes comuns, ocupam pouco espaço quando desinflados e alguns modelos possuem inflador com pedal ou elétrico – o que torna o processo de enchimento muito mais prático e simples.

Na hora de comprar, dê preferência aos colchões que são revestidos em veludo. Isto impede que o lençol deslize sobre o colchão, evita furos e diminui a transpiração.

Existem colchões infláveis de R$ 60 a R$ 800 de acordo com a marca, modelo e tamanho. As marcas mais procuradas são: Intex, Guepardo, Bali, Nautika, Genger, Capri, entre outras.