Com as mudanças constantes, e às vezes algo inesperadas, na economia mundial e nacional as empresas vêem-se obrigadas a encetar um comportamento de mudança semelhante e tentam assim adaptar-se aos ritmos económicos vigentes. Por vezes, têm de repensar o seu negócio e a sua estratégia. Noutras vezes, têm de repensar o seu espaço e considerar a hipótese de mudar de instalações. Noutras ainda, torna-se mesmo necessário mudar de cidade e procurar escritórios em porto para alugar, por exemplo. E há ainda a necessidade de repensar os recursos humanos da própria empresa. Se por um lado é saudável para as empresas deixarem ir os colaboradores que menos impacto positivo trazem aos negócios, por outro lado, o mesmo desejo não se aplica aos colaboradores que fazem a diferença e contribuem para a evolução das vendas e do sucesso empresarial.

Há quem diga também que a vida profissional e a vida pessoal se alimentam mutuamente para que uma e outra sejam mais produtivas e compensadoras. Heidi Golledge, CEO e co-fundadora da CareerBliss, uma empresa online que ajuda no desenvolvimento da carreira afirma que "ser capaz de ser verdadeiramente feliz no trabalho é uma das chaves para ser feliz na vida". E podemos afirmar que ter uma postura positiva na vida também trará um colaborador mais disponível e motivado em ter sucesso no seu trabalho.

O dia-a-dia de trabalho preenche uma grande parte das horas de cada colaborador e é, então, essencial que as mesmas não se limitem a objetivos de produção mas também incluam objetivos diários de satisfação pessoal e profissional. Há formas de contribuir para o bem estar dos colaboradores e promover a sua satisfação e motivação. Veja se a sua empresa se identifica com estas práticas:

  • A existência de “movimento” e a sensação de evolução são elementos importantes para criar satisfação. Colaboradores satisfeitos são colaboradores que valorizam o movimento e que gostam de não permanecer numa mesma função por muito tempo. 
  • Sentir que tem um impacto positivo no mundo à sua volta, seja na sua empresa, na sua área de negócio, no seu país, etc., é importante para um colaborador que se quer satisfeito. Também aqui há uma forte correlação entre felicidade e o significado daquilo que se faz.
  • Em todo o lado há a necessidade de reconhecimento. Se por uma lado é normal esperar um trabalho bem feito não deve ser menos normal achar que é necessário reconhecer o bom trabalho dos colaboradores. Uma empresa onde existam políticas instituídas que promovam uma prática regular de reconhecimento e enaltecimento por um trabalho bem feito é, sem dúvida, um local de trabalho mais feliz.
  • Reconhecer que os colaboradores são pessoas em primeiro lugar, e trabalhadores em segundo lugar. Criar políticas que incluam mecanismos que assegurem o seu bem-estar como indivíduos.
  • Reforçar a integração trabalho/vida pessoal. Mais do que equilíbrio entre ambas trata-se aqui de promover a integração para que o equilíbrio seja, dessa forma, um objetivo conseguido e natural.