Construir um imóvel em Curitiba é a realização de um sonho para muitas famílias.

Mas assim como a rapadura, que é doce, mas não é mole, necessita um grande esforço dos proprietários, mas o prazer posterior compensa essas dificuldades. Ao contrário do doce nordestino, construção custa caro e precisa de planejamento, a fim de minimizar os inevitáveis gastos.

Primeiramente é necessário legalizar a obra, um passo importante realizado em parceria com o engenheiro e com a prefeitura. O engenheiro faz planta de acordo com o desejo do cliente, buscando métodos que tragam segurança ao imóvel. A prefeitura verifica se a construção está de acordo com as normas de habitação do município, por exemplo, em locais próximos a um aeroporto, obviamente a construção de um grande edifício seria vetada. Não fazer esse processo pode gerar multas caras e até causar um pedido de desabamento da obra.

Resolvido as questões burocráticas, hora de decidir quem realmente vai por a mão na massa.

Contrate pedreiros indicados por alguém de confiança e confira um trabalho já realizado pelo grupo. Ao negociar os valores, procure fechar uma quantia por determinada parte do serviço, por exemplo, valor x para fazer a fundação e erguer casa, valor Y para a cobertura e assim por diante. Desta forma, o valor é repassado, pouco a pouco, ao empreiteiro que decidirá quantos ajudantes ele contratará. 

Nunca pague um pedreiro por dia, isso pode acomodar os profissionais. Fique em cima, não abandone a realização obra, esteja presente que o trabalho sairá mais rápido e melhor. Como afirma outro ditado popular muito contado pelos funcionários de grandes empresas: “quando os gatos não estão em casa, os ratos fazem a festa”.

Ao comprar os materiais para fazer  imóveis em Curitibapesquise no maior número de lojas possíveis, e em todas pegue um orçamento por escrito. Isso poupa tempo e comprova o preço oferecido em outra loja, facilitando o ganho de descontos. Não esqueça de calcular os custos com o frete.

Evite comprar os materiais da moda, que viu na novela, por exemplo. Os tradicionais são mais baratos e fáceis de repor no futuro. Se possível, compre tudo no mesmo local e a vista, isso proporciona um bom desconto. Se tiver um conhecido que também está construindo, faça uma compra conjunta e o preço sairá ainda menor.                              

Seguindo essas orientações básicas, com certeza a realização do sonho de construir um seu imóvel será mais tranquila e prazerosa.