É sabido que cada lugar tem seus costumes e todos os viajantes devem ter o maior cuidado possível para entendê-los e não ferir o sentimento alheio. Pensando nisso, abaixo você encontra uma resenha rápida de algumas coisas para não fazer em Paris. Evite momentos desagradáveis e gaste tempo no que realmente vale a pena.

Não tente ver o Louvre em três horas ou menos. Para visitar o Louvre, um dos primeiros itens de qualquer itinerário que se preze quando visitar Paris, ou apenas o primeiro de uma longa lista. Por que não visitar este museu incrível em poucas horas? Porque o Louvre é uma dos melhores museus do mundo e o passeio deve durar o dia inteiro, contanto que o ingresso também não é barato: 14€, cerca de R$ 40. Quando você descobrir onde está localizada a MonaLisa, vai ver que levará um pouco de tempo para poder vê-la de perto. Também não deixe de passar pela ala egípcia e buscar as esculturas de Rodin.

Não cair em estereótipos é essencial quando se define o que fazer em Paris, passeios e rotas a seguir. Não compre uma boina uma camisa listrada, um lenço vermelho ou deixar crescer e um bigode fininho. Seria a mesma coisas que fazer trancinhas na Bahia, caminhar no Havaí uma camisa florida ou ir ao Texas com botas de cowboy.

Não pense que bens de luxo são mais baratos em Paris... só porque as marcas têm suas fábricas lá ou central seja francesa não significa que os preços serão mais baixos do que no resto do mundo. Marcas de luxo são caras e ponto. Em qualquer lugar do mundo!

Não compre na Champs-Elysées. Como sempre cheia de turistas, é comum que os preços sejam mais altos do que o habitual. Se você realmente quer trazer presentes, não compre na avenida e sim nos bairros menores, com certeza você vai economizar.

Também é importante não pedir à la carte em um restaurante. Se você decidir sentar em restaurantes caros, ou apenas um pouco melhores do que o habitual, não peça produtos isolados (um vinho da carta ou um pouco de queijo, mais pão, etc...), porque ele será sempre mais caro. Melhor escolher os menus do dia, que variam dependendo da semana, e sempre olhar para a tabela adicional ou serviços semelhantes. Cuidado com os menus turísticos, porque eles podem economizar nas quantidades.

Não faça um cruzeiro com jantar no Sena e não porque eles não são uma boa escolha ou um passeio lindo, mas porque um jantar de 15 euros pode tornar-se um de 100. O melhor de um cruzeiro são as vistas de Paris e isso você pode conhecer de diversas outras maneiras. O jantar também não é nada especial, então é melhor você guarde dinheiro para algo mais útil.

Não pense que você pode visitar Bastille, sem querer desanimar ninguém, mas é que a Bastilha foi destruída durante a Revolução e que hoje é anunciada apenas como uma estação de metro, seu nome é apenas um cruzamento de ruas sem nada para ver. Também quando estiver aí, lembre-se que  os tempos de Sartre e Simone de Beauvoir já passaram. Não existem mais filósofos dentro dos bares e cafés da cidade. Se esse é o seu sonho, no máximo você irá visitar bares com altos preços nas mesas com vista para o Sena.