É interessante citar que o cogumelo Shiitaque nada mais é do que uma variedade de cogumelos que são comestíveis provenientes da Ásia e são conhecidos exclusivamente por todas as suas propriedades curativas. O cogumelo shiitake tem uma coloração castanha e ainda é carnudo com uma campanula curva esta que poderá por sua vez ter um tamanho equivalente entre 5 e 25 cm de diâmetro.

Este tipo de cogumelo também é conhecido e ainda cultivado na Ásia por mais de 1000 anos, existem diversos registros de sua cultura desde o ano de 1000 depois de cristo e atualmente é a terceira variedade existente mais cultivada no mundo da planta.

Este cogumelo é um grande símbolo de longevidade nos países asiáticos devido a todos os seus benefícios que são oferecidos para a saúde.

Sobre os nutrientes do cogumelo Shiitake

Como propriedades nutritivas podemos citar que os cogumelos Shiitake contam com boas fontes de ferro e ainda proteínas, além de fibras dietéticas e ainda vitamina C.

Um ótimo aliado para reduzir o colesterol

Diversos estudos apontam que o cogumelo shiitake oferece uma série de benefícios para a saúde de quem o consome, isto em particular com a sua capacidade de ter uma redução dos níveis de colesterol existente no sangue. A substância que é responsável por este tipo de redução é a eritadenina.

Os cogumelos shiitake aliados contra a pressão arterial

Uma pressão arterial que estiver em alta significa que o coração precisa trabalhar mais e se esforçar mais para manter a manutenção do sangue, e por isso poderá levar a situações de AVC por exemplo. Muitos estudos sugerem que o consumo considerado regular de cogumelos poderá até mesmo impedir um aumento de pressão arterial.

Os extratos de cogumelo como ótimo aliado para prevenir o câncer

É interessante ainda citar que o cogumelo Shiitake conta com um tipo de substância ativa que é chamada de Lentinula, que não apenas ajuda nos reforços de sistemas imunitários, como também poderá promover uma atividade anti cancerígena. Muitos estudos aliam estes benefícios e melhoras com o cogumelo shiitake, o que faz com que existam cada vez mais pessoas no mundo consumindo o alimento.