Nem toda coceira na região vulvovaginal é candidíase. O ideal sempre é procurar aconselhamento médico se você não sabe o que tem. Há algumas infecções vaginais causadas por bactérias que devem ser tratadas com urgência a fim de evitar maiores transtornos.

Uma das principais diferentes entre candidíase e infecções bacteriais é o cheiro. A cândida não produz mal cheiro, pelo contrário, como a cândida é um fermento, o codor produzido é bem leve e pode se assemelhar ao cheiro de "pão assando".

Se sua coceira vaginal é acompanhada por um cheiro forte e desagradável, a maior probabilidade é de que você esteja com alguma infecção bacterial e nesse caso, tratamentos para candidíase não vão resolver, já que a cândida é um fungo, não uma bactéria.

É possível também que você apresente ambas as condições, já que diversos tipos de infecções, incluindo a candidíase, podem ter a mesma causa. Baixa imunidade, por exemplo, pode causar tanto uma vaginose bacteriana quanto candidíase e isso pode confundi-la. Por isso, sempre consulte um médico antes de tomar qualquer providência. Com um diagnóstico em mãos, aí sim, você pode começar a procurar por outras soluções caso a situação persista após o uso de medicamentos, caso seu problema seja apenas candidíase.

Rosalia Wilson é nutricionista e escreve sobre saúde, nutrição e doenças relacionadas à imunidade, assim como deficiências e intolerâncias alimentares como a candidíase e a síndrome do intestino irritável. Rosalia é autora colaboradora do site Candidíase Tem Cura em http://www.candidiasetemcura.com