Faculdade Nossa Cidade

Gestão de Recursos Humanos / Dinâmica das Relações Interpessoais     

Profª  Orientador Esther Cosso

4º Semestre

Coaching uma Relação Interpessoal

Samara Abade

Não existe uma relação que envolva tantos aspectos de relacionamento quanto do coach e seus discípulos e/ou clientes. Coach é uma espécie de treinador que auxilia as pessoas a potencializar suas competências, ou aprimorar suas habilidades, independente da sua área pode haver coaching, muitas empresas investem em um funcionário para que ele seja coach dos demais colaboradores.

O coaching ajuda o cliente a maximizar seu conjunto de Conhecimento, Habilidade e Atitude o que conhecemos como CHA. E tem uma relação interpessoal muito próxima, visto que o coach precisa saber lidar com os diferentes gênios que existe, o coach precisa ter a maturidade de dizer o que deve ser feito sem precisar impor sua autoridade, e manter uma boa relação sem que se esqueça da hierarquia.

 Essa relação se estreita a cada novo contato, já que o coach alem de guia também faz vez como conselheiro sem deixar que a emoção fale mais alto, o coach sempre avalia a situação de modo racional, ou seja, o coaching é a pessoa que avalia as coisas de uma maneira mais analítica é aquela pessoa que consegue analisar friamente as situações. Dessa mesma maneira o coach trata a relação de forma que ele sabe lidar com situações e pessoas difíceis.

O papel do coach é de saber lidar com as dificuldades, e ultrapassar as barreiras de comunicação e de relacionamento que seus discípulos possam vir a ter. Nessa relação como em qualquer outra existem conflitos e a experiência do coach é o que faz dessa relação ser tão interessante e que de um ótimo resultado, seja na relação quanto na resolução dos conflitos que possam vir a existir.

O coach não pode fazer pré-julgamento, ou acreditar que  é dono da verdade absoluta, mas ele deve saber conduzir seus clientes a não terem esse pensamento, o coach também ajuda a melhorar a qualidade dos seus relacionamentos visto que uma relação tão próxima é bastante enriquecedora para o discípulo levar como exemplo para todos os seus relacionamentos.

PERCIA (2012, p. 254) sobre conversas difíceis diz:

Quando falamos em gerenciar conversas difíceis ou desafiadoras, estamos falando da busca de uma solução harmônica para a situação, ou jogo do “ganha-ganha”, pois só com o  foco num final que de alguma forma satisfaça (ao menos em parte) a todos os envolvidos, pode haver equilíbrio e mais chance de harmonia entre as partes, mas nem sempre a compreensão e o comprometimento de todos Acontecem espontaneamente.

Ou seja, nessa relação até nos momentos de conflito ou de situação difícil o coach precisa saber contornar a situação e deixar o relacionamento mais confortável para todos os envolvidos na relação.

Referências Bibliográficas:

Percia, André Coaching, missão e superação desenvolvendo e despertando pessoas!, 2. Ed. – São Paulo : Editora Ser Mais, 2012