Para Discorrermos sobre o tema, consideremos a Soberba como sendo, in verbis:

1.      O amor próprio; 2. A pretensa superioridade; 3. A atitude ofensiva; 4. O desrespeito; 5. A mágoa; 6. O menosprezo; 7. A transgressão; 8. A vaidade; 9. A convicção; 10. A pretensão em demasia; e 11. A Farsa.


Posso argumentar fundamentadamente a luz dos ditames da “Moral”, que o orgulho visto como “Vício” é algo que resulta da ação do Superego da pessoa, no caso em comento, jamais foi percebido que estava se edificando a “Soberba”, que ao seguir um caminho off Road (“autodidata”) acabou por sepultar completamente muitos prazeres da vida e estar sentenciado a viver na clausura.

É PASSAR A ENTENDER QUE NÃO PODEMOS VIVER SOZINHOS, ISOLADOS!

Por meio da Dialética, temos duas situações claras, a primeira onde alguém pode realmente ser Soberbo (“resultado a partir do seu Ego”), aquele que tem os traços para tal, e a segunda, a que acredito que eu me encaixo, onde a “Soberba” foi edificada involuntariamente (“Superego”). Conforme nos ensina a respeito do intelecto humano Sigmund Freud, acredito que o (“inconsciente”) perturbado pelos traumas ocorridos na infância levam ao auto-engano, e que se não fosse a religião e a filosofia, com certeza não se faria qualquer coisa ou estaria preocupado com a evolução interior, sobretudo porque também se compartilharia do “senso comum”, assim sendo, muito mais flexível e tolerante aos requisitos da vida profana.

COM CERTEZA A “SOBERBA” EXPLICA E SERVE DE GUIA, PARA O COMO DEVEMOS AGIR E O QUE NÃO DEVEMOSO FAZER!

 

CONCLUSÃO:

O ORGULHO COMO PECADO CAPITAL É COMO UMA PLANTA QUE TEM SUA ORIGEM, SUA ESTRUTURA PRECONCEBIDA, NASCE COMO RESULTADO DE ALGO, DESENVOLVENDO SUAS RAÍZES PARA DEPOIS CRESCER, DÁ FRUTOS E UM DIA MORRE. O QUE MAIS INTERESSA SABER É SE, DURANTE O PERÍODO DE SUA EXISTÊNCIA, O MESMO TROUXE ALEGRIA OU TRISTEZA, SAÚDE OU DOENÇA, SOBRETUDO SE AQUELE QUE SOFRE DESTE VÍCIO TEVE A OPORTUNIDADE DE AGIR.

O “ORGULHO É A SOBERBA”, E ÀQUELES QUE IGNORAM A SUA PRESENÇA, ESTÃO SENTENCIADOS A VIVEREM SOB AS SOMBRAS, SEM QUALQUER CHANCE DE PROSPERAR!!!

Por fim, o que mais importa é o despertar, é a necessidade e a importância de "estudar" a partir da nossa "Carta Natal" as Virtudes (mas não sem antes conhecer os vícios)...

"É o desbravar, saber quem sou e por que sou como sou"...

Reconhecendo que as Virtudes representa a porta que nos possibilita percorrer o caminho "inverso" ao dos Pecados Capitais, é possível com humildade e desfrutando dos prazeres que a "Vida" nos oferece edificar uma nova Vida.

Não precisa muito!!! Para tanto basta como o primeiro passo a leitura da Suma Teológica de São Tomás de Aquino na parte "sobre o Pecado".


Até breve,

o autor, Kohen 33:::
"Permanecemos desconhecidos no mundo para que as nossas obras sejam duradouras e perenes". Louis Claude de Saint Martin