Em 2008 muito se falou sobre o termo “cloud computing” como uma tendência futurista que possui bases sólidas para se consolidar e vir a ser uma realidade em bem pouco tempo. Realmente já existem vários sistemas que trabalham com esse conceito, afinal a palavra-chave é mobilidade.
A IBM tentou registrar o termo, porém não conseguiu, mas é o Google que realmente investe nessa idéia. Seus projetos como picasaweb, Google docs, e o próprio gmail são excelentes exemplos de computação nas núvens.

DEFINIÇÃO

google-docs-good-logoCloud computing ou computação nas núvens, prega o desaparecimento do computador como conhecemos, transformando toda nossa CPU em serviços online. Com a computação nas núvens o usuário teria total mobilidade, pois poderia acessar seu HD de qualquer parte do mundo, poderia usar seus programas preferidos, jogos, e realizar seus trabalhos carregando apenas os periféricos essenciais como, monitor e teclado, ou mesmo um próprio celular.
O que temos hoje é o conceito de acessar uma máquina online através de nosso próprio computador. Um bom exemplo disso é o EyeOS, um sistema operacional online que permite ao usuário armazenar suas informações, fotos, musicas e vídeos e acessá-los de qualquer lugar do mundo, apenas entrando no site e logando.

BENEFÍCIOS

A tendência de armazenar tudo online, veio da necessidade de locomoção, afinal nem sempre vamos ter nosso computador por perto. Aproveitando a alta dos celulares 3g, palmtops e outros, a cloud computing visa fornecer ao usuário a experiência de acessar o seu computador utilizando o computador da empresa, de um amigo, de uma lan house ou até mesmo utilizando um dispositivo móvel.

VEJA MAIS

Confira mais artigos relacionados no meu blog: http://www.estilofacil.com