Devido ao calor constante, especialmente no verão, existem muitos mitos que circulam em torno da utilização dos ventiladores, climatizadores de ar e ar condicionados. Isto, porque sendo o Brasil um país extremamente quente em grande parte do seu território e com regiões onde para além de lidar com o calor, também é necessário lidar com a falta de umidade no ar, as informações sobre esses dispositivos acabam por se confundir causando menos esclarecimento do que seria desejável.

Para começar a desmistificar as diferenças, vale à pena dizer que o único aparelho que efetivamente tem a capacidade de diminuir a temperatura do ambiente de forma drástica é o ar condicionado. Um climatizador de ar, devido ao fato de enviar umidade para o ambiente, tem a capacidade de alterar a temperatura em alguns graus, mas se o ambiente estiver mesmo muito quente essa sensação não será o bastante. Já um ventilador não tem qualquer capacidade de alterar a temperatura do ambiente, fazendo apenas com que haja uma circulação de ar, dando a sensação de criar um ambiente mais fresco. No entanto, se o ambiente estiver mesmo muito quente, há apenas a circulação de ar quente que, por si só, cria apenas mais calor.

Tendo isso em consideração é mais simples fazer a sua escolha. Isto, porque se realmente precisa de um aparelho que mude a temperatura do ambiente é necessário, sem qualquer dúvida, escolher um ar condicionado. Contudo, se as dúvidas surgem entre escolher um climatizador de ar e um ventilador, há que ponderar alguns pontos.

Se a região em que você vive é quente e úmida, o climatizador de ar não será, provavelmente, uma boa opção, já que vai mandar ainda mais umidade para o ambiente. Ambientes que possuem demasiada umidade se tornar desconfortável ao longo prazo, dando a sensação de estar em uma sauna, causando, assim, mais desconforto do que conforto. Por isso, se viver em uma região quente e que apresenta bastante umidade a melhor escolha será um ventilador.

Por outro lado, se você vive em um ambiente árido, como Brasília, por exemplo, no qual o ar é seco e a sensação de calor se intensifica por isso, talvez deva escolher um climatizador de ar, que irá enviar umidade para o ambiente, diminuir a temperatura em poucos graus e criar um ambiente mais confortável para o seu corpo. Um ventilador, em um ambiente assim, poderá apenas aumentar o desconforto.