O clima organizacional está interligado com relacionamento entre as pessoas na organização, de maneira que elas se interagem buscando um bem estar, na convivência no ambiente de trabalho. Na busca de satisfazer suas necessidades fisiologica, segurança, sociais, de alto estima e alto realização.


O conceito: de clima organizacional traduz a influência ambiental sobre a motivação dos participantes.


Para que as pessoas venham satisfazer essas necessidades, é preciso de outras pessoas, que por qualquer motivo ajudará, são pessoas que tem cargo superior de autoridade, que permitem confiança, uma compreenção em seus subordinados, lhe dando novos desafíos de conhecimento e experiências para melhorar sua vida profíssional como um instrumento que vai proporcionar a um cargo superior ao que exerce.
Uma compreenção de ser entendida a natureza de ajustamento e de desajustamento das pessoas. O ajustamento condiz a saúde mental das pessoas, a maneira pela qual 
elas se relacionam com as outras.

As pessoas se sentem bem com elas mesmas.

Elas se sentem bem em relação com as outras.

Elas são capazes se enfrentar por si mesmas a demanda da vida e situações adversas.

O clima organizacional está diretamente relacionado com membros da organização. Quando a um pensamento positivo, as pessoas interagem de maneira satisfatória, provocando um clima agradável isso favoresse de maneina positiva a organização.
Se a um clima nagativo entre os membros da organização, esse clima tende-se abaixar.
É uma caracterristica preocupante, as pessoas sem apatia, desinteresse, insaatisfação, depressão, agressividade, e os membros se defrontam com organização (casos de greves, baixo assinado contra empresa, piquete etc.).


De acordo com Chiavenato,


Assim, o clima organizacional representa o ambiente interno existente entre os membros da organização, e está intimamente relacionado com o grau de motivação.(2000, p. 89)


O clima organizacional é o que as pessoas transmitem dentro de determinado local de trabalho transmitem através de sentimentos, seja ele por um local fisíco os próprios membros da organização e outros, clientes ou fornecedores.
São caracteristícas que corresponde a graus e contravérsias 
sendo que a cultura de cada organização pode-se referir casos extremos, podemos citar dentro de um continnum de gradações, o estilo tradicional e autocrático e o estilo participativo e democrático.