As detenções contra os manifestantes saarauis na sequência do incêndio que aconteceu em Tindouf, nas últimas semanas, continua a surtir efeitos para os jovens  do Movimento de Jovens para a Mudança (MJPC), que endureceram cada vez mais seus comandos contra a Frente apoiada por Argélia.

A repressão da Polisário contro o Movimento de Jovens para a Mudança (MJPC) aumenta nesse período de Ramadan ( mês sagrado para os muçulmanos) nos campos de Tindous. A intenção é criar um braço militar para defender-se contra os excessos repressivos da Polisário e do clima stalinista e da instigação do DRS argelino. Esta intelegência de informação argelina  intercepta os movimentos dessse jovens que chamam atenção das associações e da comunidade internacional para proteger os jovens nos campos de tindouf.

 Muitos jovens buscam apóio de Marrocos no quadro de intercâmbio de visitas familiais, para tentar uma vida nas provínicas do sul de Marrocos que conhecem um certo desenvolvimento, apesar das garantias de Polisário, como moeda de troca, retornar em campos a morte na alma.

 Razão pelo qual hoje assistimos a um multiplicação de manifestações contra á gestão da Frente de Polisário nos campos, seus lídere são desafiados por ter hipotecado a causa sarauí e através de uma agenda política argelina.

 O MPJC e outros movimentos de oposição surgem em detrimento da Polisário que é acusado nesses últimos tempos de ter esbarrado ás negociações com Marrocos que propós um plano de autonomia como forma de resolver a questão do saara, através da reconciliação.

 Nada parece parar os jovens nos campos de Tindouf. Eles rebelam-se contra o autoritarismo  e a corrupção do regime de Mohamed Abdelaziz.

 Os jovens de mudança publicaram um comunicado no qual exigem a demissao da direçao da Frente de Polisário e o chefe do partido, Mohamed Abdelaziz.

 O jornal árabe Asharq Al Awsat publicou uma informação que por sua vez foi retransmitida pelo jornal espanhol "La Provincia", em sua edição de 13 de Maio. Nesta informação, a juventude saraui continua exprimindo a insatisfação e sua exasperação diante da situação insuportável e inhumana nos campos que podem explodir a qualquer hora, a denuncia de abusos dos membros da banda de Rabouny, a corrupção, a injustiça e o maltrato dos seqüestrados de Tindouf.

 A Juventude da Mudança apresentou um ultimato aos responsáveis de Polisário, colocando-os entre os dois fogos: ceder o poder pacificamente ou esperar uma ação mais forte do movimento que alista a um grande número de militantes descontentes que se consolidam como força armada.

Um vídeo amador postado, terça, 13 de maio do canal de televisão 2M mostrou os movimentos dos jovens e dos ativistas da Juventude para a Mudança que chamam em prol da liberação dos campos, a questão é como Argélia vai ripostar e Marrocos afirma-se como vanguarda na inserção do saara no reino?.

Lahcen EL MOUTAQI