CLASSIFICAÇÕES DOS SISTEMAS DE CAPTURA DE MOVIMENTO
Publicado em 23 de setembro de 2012 por Paulo Eduardo Cardoso Andrade
Os sistemas de cpatura de movimento podem ser classificados, de acordo com Menache (2000) sistemas de captura de movimento é classificado como: outside-in, inside-out e sistemas inside-in. A classificação é feita através da fonte de captura ou sensores, onde os marcadores estão posicionados.
Sistemas Inside-in, de acordo com Silva (1998), é quando os sensores e a fonte transmissora estão localizados no próprio corpo do ator. Esses sensores são os mais indicados para a captura de movimentos de objetos pequenos como os dedos das mãos, olhos. Luvas digitais utilizadas em manipulação 3D se encaixam nessa classificação.
Sistemas Inside-out: Silva (1998), define que são sistemas onde os sensores estão conectados ao corpo do ator, e que respondem a sinais emitidos por uma fonte emissora externa. O sistema magnético se encontra nesta categoria. A área de trabalho e a precisão de sistemas inside-out estão limitadas devido ao uso de fontes externas, mas em compensação os dados obtidos fornecem uma boa descrição 3D dos marcadores.
Sistemas Outside-In: a fonte emissora se localiza no corpo do ator, enquanto que, os sensores externos capturam seus sinais. Os sistemas ópticos se encaixam nessa categoria, onde as esferas ou marcadores refletem a luz e as câmeras capturam os sinais. Silva (1998) menciona que sistemas deste tipo sofrem do problema de oclusão e possuem uma área de trabalho limitada pelos sensores de captura dos sinais.
MENACHE, Alberto. Understanding motion capture for computer animation and video games. San Francisco: Morgan Kaufmann, 2000. 238p.
SILVA, F. W. S. V. Um sistema de animação baseado em movimento capturado. 1998. 101 f. Dissertação (Mestrado em Computação Gráfica) – Laboratório de Computação Gráfica COPPE/Sistemas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.