FACULDADE FNC

ADMINISTRAÇÃO

SOLANGE FERREIRA DE SOUSA

ORIENTADOR: PROF. LAWTON BENATTI

Classificação dos Tipos de Pesquisa

A classificação dos tipos de pesquisa é de acordo com o objetivo da pesquisa e o problema que poderá ser resolucionado, há algumas variáveis que deverão ser estudadas.

Conforme (FAUZE, 2007), pesquisa de marketing faz parte do sistema SIM  das empresas e é um sistema de coleta de dados para que possam ser analisados e ajudar os empresários na tomada de decisão da empresa.

A classificação poderá ser da seguinte forma, pesquisa exploratória que consiste onde o pesquisador deverá conhecer o porquê da pesquisa, seu objetivo e o resultado esperado. Nos primórdios da pesquisa o ideal seria que o pesquisador não conhecesse o assunto para que não formulasse ideias ou opiniões, mas por outro lado se pesquisador conhece o assunto também pode ser grande utilidade onde poderá abrir várias opções para resolução do problema e estabelecer certa prioridade.

A pesquisa exploratória é classificada por conceitos, para exemplificar, um gerente de vendas está querendo alterar a comissão de seus vendedores onde poderá elevar o grau de satisfação e através de uma pesquisa poderá verificar até que ponto será conveniente. Através dessa pesquisa exploratória poderá descobrir qual o conceito de “grau de satisfação dos vendedores” e desenvolver uma escala de grau de satisfação. Esse tipo de pesquisa poderá ser utilizado para alguns objetivos, como desenvolver ou criar questões para o objetivo pretendido, definir conceitos, saber qual prioridade dentro de uma pesquisa, formular questões com mais precisão ao problema exposto, consultas de pesquisas semelhantes, quais foram seus resultados e métodos utilizados, entre outros.

Há alguns métodos que poderão ser utilizados para realizar uma pesquisa exploratória como: levantamento de dados secundários, pois realiza levantamentos bibliográficos onde é um meio econômico rápido, pois é possível conhecer trabalhos realizados por outras pessoas assim também como livros que falam do assunto; levantamento de documentos onde a maioria das empresas arquivam pesquisas realizadas no passado, assim como, propagandas, vendas, promoções, estoques, evolução de preços, etc., onde esse material poderá ser consultado internamente assim como externamente; levantamentos estatísticos que são as instituições que poderão ser consultadas, onde poderão ser governamentais ou não e levantamento de pesquisas sobre o assunto a ser pesquisado, as fontes poderão ser de faculdades, instituições de pesquisas, revistas, etc. há um risco nessas pesquisas, devido o pesquisador poderá cometer erros devido não consultar fontes secundárias e poderá conduzir sua pesquisa erroneamente.

O levantamento de experiência vivida é um passo importante, porém não estão escritas. As pessoas adquirem conhecimento das suas vidas pessoais e profissionais ao longo de suas vidas e poderá contribuir para a pesquisa em questão e o objetivo é conhecer essas experiências que serão pretendidos para o estudo, as experiências poderão ser coletadas através de entrevistas individuais ou grupais essas pesquisas poderão ajudar no aprofundamento do conhecimento, após o levantamento dessas experiências deve ficar claro que são exploratórias e não conclusivas. Os estudos de caso selecionados também é uma forma de adquirir conhecimento, esse método é muito útil para que se compreenda e para sugerir hipóteses para a pesquisa, onde o objetivo da pesquisa poderá ser um individuo uma empresa, um grupo de pessoas, o intuito do estudo de caso é gerar hipótese e ao verificar as informações. A pesquisa exploratória consiste em que se observem comportamentos, objetos e tudo o que ocorre ao redor.

Outra pesquisa importante é a conclusiva descritiva onde consiste em adquirir objetivos concretos, onde o pesquisador se obriga, a saber, exatamente o que pretende pesquisar, quem deverá ser pesquisado, onde será feita a pesquisa e como. Esse tipo de pesquisa poderá ser obtido através de pesquisas por telefone, pessoais, formulário via correio, internet, etc. a pesquisa descritiva serve para saber, por exemplo, quantas pessoas consome tal produto, qual faixa etária, sexo dos consumidores, entre outros.

Há dois tipos de pesquisa descritiva que é o levantamento de campo e o estudo do campo, tomemos cuidado para não confundir, pois o estudo de levantamento de campo consiste em dados de população, a ênfase dos dados está na geração de dados estatísticos como médias, vadiança modas percentuais, já o estudo de campo está relacionado a conhecer o inter-relacionamento entre as variáveis e a reduzir o erro da estatística da amostra selecionada. Esse tipo de pesquisa há vantagens e desvantagens onde as vantagens consistem em gerar tabelas com os dados e cruzar as informações com mais precisão e classificação dos dados e sua desvantagem é que o pesquisador requer conhecimento técnico para cada passo da pesquisa onde muitas vezes os pesquisadores não possuem esse conhecimento.

As vantagens dos estudos de casos é uma fonte de geração de hipóteses, pois é uma forma econômica e rápida da coleta dos dados e as desvantagens é que o controle das variáveis não é efetivo, pois elas podem interferir nos resultados.

O objetivo da pesquisa explicativa é identificar o real motivo do consumo de tal produto, o porquê da compra, quantas pessoas compram qual a causa efeito de uma determinada ação. As entrevistas poderão ser realizadas em grupos ou individuais, onde há possibilidades de análise de fatores comuns.

Para cada pesquisa o pesquisador deve adotar um método para que o problema seja solucionado. Nas entrevistas é possível mensurar quais os produtos adquiridos, os costumes dos consumidores, se altera ou não um produto. Nessas entrevistas não há roteiros definidos, os pesquisadores permitem que o consumidor fale livremente, mas sempre com registros para que seja analisada posteriormente cada informação. Nos tipos de pesquisa sendo exploratória ou conclusiva o importante é adquirir dados através das pesquisas de uma forma que possa ser mensurada posteriormente e analisada para que o problema inicial seja resolucionado para trazer benefícios tanto para as empresas quanto para os clientes.

Bibliografia:

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2007.