A TRANSFORMAÇÃO DA CLASSE BAIXA PARA A CLASSE MÉDIA NO BAIRRO ITAPUÃ

RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo mostrar a problemática pela qual vem passando o bairro Itapuã, localizado na cidade de Arapiraca - AL. Essa problemática consiste na transformação, através da especulação imobiliária, gerada pela implantação da área verde nas proximidades do referido bairro.
Devido a todos esses fatores surge a uma segregação residencial, acompanhada das mudanças na paisagem e consequentemente uma migração da população local em virtude da valorização habitacional.

Itapuã, bairro periférico que vem sofrendo grandes transformações devido a diversos fatores que atualmente estão influenciando, não só especificamente o bairro, mas todas as cidades onde existe um crescimento urbano considerável, que é o caso de Arapiraca. Esses fatores dizem respeito à especulação imobiliária, onde o espaço urbano central já não atende mais as necessidades do comércio e também das pessoas que de certa forma tem um maior poder aquisitivo e querem morar em uma localidade de acordo com suas características financeiras. Todavia a expansão dessa classe dominante para lugares mais distantes dos centros urbanos está levando à população da periferia problemas antes inexistentes.