Para o portador de Ciúme Patológico o amor é um sentimento depreciativo e doentio. Este portador é sempre questionado e o medo da perda é continuado. Este também ocorre no Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), no qual há sempre a dúvida patológica com verificações repetidas, mesmo fenômeno que se observa no Ciúme Patológico. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica referente ao Ciúme, especificamente o Ciúme Patológico e sua relação com o Transtorno Obsessivo Compulsivo. Visando este objetivo, foi feita uma decomposição da sintomatologia do TOC e do Ciúme Patológico a fim de verificar como seus sintomas nucleares estão relacionados: se o Ciúme Patológico resulta de uma predisposição do TOC (devido ao núcleo comum de sintomas) ou se o Ciúme Patológico é realmente uma entidade nosológica independente. Assim foi constatado que sintomas apresentados no TOC têm relação com as características do Ciúme Patológico.

Segundo Curti (s/d) o ciúme é um sentimento que tem a idade do homem e Sócrates definiu como a dor da alma. Esse sentimento, por muitas vezes, adquire um furor tão devastador que William Shakespeare o chamou de "monstro dos olhos verdes" e é sobre ele sua obra do século XVII, em que "Otelo – O Mouro de Veneza"; movido por um ciúme doentio do seu melhor amigo com sua esposa, acaba matando a honesta, terna e doce Desdêmona.

Ramos (2000) nos mostra que estudos sobre ciúme foram incrementados enfocando a natureza psicopatológica do ciúme, o que caracteriza a abordagem psiquiátrica do fenômeno. As investigações atentam para as manifestações de ciúme em diferentes transtornos mentais, como na psicose e esquizofrenia paranóides, em abuso de álcool e drogas, distúrbios de humor e de ansiedade, em estados obsessivos compulsivos e psicopatia. Na grande maioria dos trabalhos, segundo White & Mullen (1989) apud Ramos (2000), tem sido relegado ao ciúme um papel de síndrome psiquiátrica rara, ou, tem sido classificado como um sintoma associado a uma variedade de doenças psiquiátricas, não possuindo uma existência independente de outras patologias.

Nas últimas décadas, vem surgindo certo interesse sobre o assunto por diversos pesquisadores, mas raras são as obras conhecidas sobre o tema, como por exemplo, o trabalho de Torres, Ramos –Cerqueira e Dias (1999)- O ciúme enquanto sintoma do transtorno obsessivo-compulsivo.

Em trabalhos que estudam o Ciúme Patológico em geral, uma comparação sintomatológica com o TOC é pouco enfatizada, talvez por não ser um sintoma muito típico. Mas, segundo Ballone (2004), o que podemos perceber é que pode haver uma forte relação do Ciúme Patológico e o TOC, pelo fato de ambos serem manifestações obsessivas (um dos critérios de diagnóstico do TOC). Além disso, o TOC causa sofrimento acentuado e prejuízo significativo (DSM-IV-TR) e ainda, ocorre de forma invasiva na mente da pessoa, gerando muita ansiedade e angústia, assim como se pode verificar no Ciúme Patológico. Os indivíduos com Ciúme Patológico avaliam suas atitudes como inadequadas ou injustificadas teriam mais sentimentos de culpa e depressão, ou apresentariam mais raiva e comportamentos violentos. Os ciumentos estão em constante busca de evidências e confissões que confirmem suas suspeitas, mas, ainda que confirmada pelo(a) companheiro(a), essa inquisição permanente traz mais dúvidas ainda ao invés de paz.

Segundo Rosário-Campos (1999) apesar de o TOC ser considerado o quarto diagnóstico psiquiátrico mais freqüente, ainda é pouco diagnosticado devido à falta de conhecimento sobre suas características, assim como de seu caráter sigiloso, pois os pacientes, em geral, são reservados em relação a sua doença e, por medo ou vergonha, tentam esconder seus sintomas. Como nos diz Monteiro (2003), "assim como a dificuldade de diagnostico apresentada no ciúme devido ao fato de que a pessoa ciumenta não admite ser portadora de tal, e geralmente os casos conhecidos são porque a família não suporta mais tal situação e acaba por procurar ajuda".

Em 1961, Shepherd afirmava que nesta área os limites entre normal e patológico, não-delirante e delirante, nem sempre seriam facilmente demarcáveis, havendo múltiplas variantes clínicas entre reações compreensíveis de ciúme e estados delirantes, incluindo casos de doenças orgânicas cerebrais (senilidade, abuso de álcool e outras substâncias), psicoses funcionais (esquizofrenia, paranóia, psicoses afetivas), distúrbios da personalidade e neuroses. Dentre as últimas, Shepherd descreveu casos com idéias obsessivas claramente irracionais e de caráter compulsivo. Segundo Torres et al (1999) outros autores sugeriram a relação entre Ciúme Patológico e transtorno obsessivo-compulsivo, com abordagens terapêuticas comuns.

Contudo, nunca é demais ressaltar que, da mesma forma que a ocorrência de delírios não implica nenhum diagnóstico específico, obsessões e compulsões não são sintomas característicos e exclusivos do Transtorno Obsessivo-Compulsivo.

Devido à literatura escassa, o presente estudo teve por objetivo realizar uma revisão bibliográfica referente ao Ciúme, especificamente o Ciúme Patológico, e sua relação com o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Visando este objetivo,foi feita uma decomposição da sintomatologia do Transtorno Obsessivo Compulsivo e do Ciúme Patológico a fim de verificar se seus sintomas nucleares são comuns, sendo o Ciúme Patológico apenas uma manifestação prevalente no Transtorno Obsessivo Compulsivo, ou seja, uma forma do próprio TOC, ou se sua sintomatologia isola-se numa entidade nosológica autocrata.

Ciúme

Na mitologia grega, o ciúme aparece na história da Deusa Hera que ao matar as amantes (mortais) de Zeus manifestava o seu ciúme pelo medo de perder o poder. Outra manifestação de tal sentimento aparece na história de Medeia, que por ciúmes mata o marido, a amante e involuntariamente seus filhos.

Segundo Moreno (2004) "desde o seu nascimento, Hércules, que era metade divino e metade humano, foi perseguido pelo ciúme de Hera, a senhora do Olímpo, que via naquele menino mais um odiosa evidencia das traições de Zeus".

É conhecido também como a síndrome de Otelo, uma das principais obras do escritor inglês William Shakespeare, publicada em 1604. A história conta a tragédia do bravo "Mouro de Veneza" Otelo, veterano de terríveis batalhas e representante militar do reino de Veneza. Casado com a bela Desdêmona, Otelo cede às intrigas de seu subordinado Iago e, possesso de ciúme, mata sua esposa. Ao descobrir o engano, Otelo comete suicídio. É célebre a frase de Shakespeare que diz: "os ciumentos não precisam de motivo para ter ciúme. São ciumentos porque são. O ciúme é um monstro que a si mesmo se gera e de si mesmo nasce".

Mais próximo à realidade brasileira podemos verificar o ciúme na obra de Machado de Assis (1899), Dom Casmurro, no momento em que Bentinho, o protagonista da história sente ciúme de sua esposa Capitu ao achar que ela o está traindo.

De acordo com Marazziti (2003), o ciúme é definido como a percepção do individuo frente a ameaça ou perda de valores no relacionamento para um rival real ou imaginário,como pensamentos infundados de falsa fidelidade.

Segundo Ballone (2004) no que diz respeito ao ciúme a linha divisória entre imaginação, fantasia, crença e certeza, freqüentemente se torna vaga e imprecisa. No ciúme as dúvidas podem se transformar em idéias supervalorizadas ou francamente delirantes. O ciúme seria um conjunto de emoções desencadeadas por sentimentos de alguma ameaça à estabilidade ou qualidade de um relacionamento íntimo valorizado. As definições de ciúme são muitas, tendo em comum três elementos:

  1. Ser uma reação frente a uma ameaça percebida;
  2. Haver um rival real ou imaginário e;
  3. A reação visa eliminar os riscos da perda do objeto amado.

Segundo Guimarães (2004), o ciúme nada mais é do que a dificuldade que uma pessoa tem com relação à sua segurança em manter o afeto, o interesse de alguém com quem se mantém um relacionamento afetivo, que pode ser amoroso ou não. "O ciúme tem uma característica especial que envolve a auto-estima que a pessoa tem e o julgamento que ela faz do envolvimento do outro". Mesmo havendo uma causa específica comprovada para o ciúme, muitos especialistas afirmam que o sentimento estaria relacionado com um rebaixamento da auto-estima, a alguns problemas de infância e a deficiências psicológicas.

Assim como Marani (2001) nos diz, o ciúme não é uma única emoção simples, mas combinações múltiplas de várias emoções que podem aparecer em conjunto ou agrupadas e que são a inveja, seguida de raiva, ódio, pena, autocomiseração, vingança, tristeza, mortificação, culpa, vaidade, inferioridade, orgulho, medo, e ansiedade. Todo ser humano sofre de ciúme, seja ele moderado ou patológico (grifo nosso) ou é alvo ou instrumento do ciúme de outros seres humanos e como a sua manifestação é universal, os autores concordam em aceitar que seja normal na evolução do ser humano. Sua manifestação está sempre muito próxima da ansiedade e pode assumir diagnóstico grave ao persistir durante muito tempo. De acordo com Sims (2001), o sentimento do ciúme, juntamente com sentimento de que o objeto amado "pertence a mim" e "eu pertenço ao outro", é parte da experiência humana normal.

Conforme Marani (2001) o ciúme é um sentimento normal quando surge como resposta a uma situação real, imediata, com sua duração limitada a um tempo que nem sempre é definido, porém certamente limitado. Quando o ciúme começa a se prolongar no tempo e aumentar de intensidade, alguma coisa deve estar acontecendo. O ciúme atua mais na esfera da angústia e da ansiedade, gerando, portanto, estados ansiosos mais persistentes.

Segundo Ferreira-Santos (2003) pg. 78 "algumas pessoas são mais ciumentas do que outras, mas há situações em que essa simples conceituação quantitativa do sentir começa a mostrar que numa determinada pessoa, o ciúme foge totalmente do seu controle, tomando uma porção considerável de sua vida, senão toda ela."

Neste caso, já poderia se entender o ciúme em um nível patológico, conforme discutiremos no próximo capítulo.

Ciúme Patológico

Segundo Guimarães (2004), pelo menos três situações seriam propícias para o desenvolvimento de algum grau de ciúme. Na primeira, a auto-estima da pessoa é baixa, e ela se percebe inferior em diversos aspectos, que vão desde a aparência física até os atributos intelectuais. Uma outra situação é aquela em que o parceiro freqüentemente manifesta um interesse real por outras pessoas. Há ainda uma terceira situação, o chamado ciúme patológico.

Ey 1950 apud Sims (2001) diz que o ciúme patológico ou mórbido pode se manifestar de várias formas, por exemplo, como delírio, como idéia supervalorizada, como afeto depressivo ou como um estado de ansiedade. O ciúme pode ser identificado como delirante quando a crença do cônjuge ou outros está baseada em evidências delirantes. Tais delírios são resistentes ao tratamento e não mudam com o tempo.

Segundo Ballone (2004), o conceito de Ciúme Patológico compreende vários sentimentos perturbadores, desproporcionais e absurdos, os quais determinam os comportamentos inaceitáveis ou bizarros. Esses sentimentos envolveriam um medo desproporcional de perder o parceiro(a) para um(a) rival, desconfiança excessiva e infundada, gerando significativo prejuízo no relacionamento interpessoal. Depois das idéias de ciúme, a pessoa é compelida à verificação compulsória de suas dúvidas. O(a) ciumento(a) verifica se a pessoa está onde e com quem disse que estaria, abre correspondências, ouve telefonemas, examina bolsos, bolsas, carteiras, recibos, roupas íntimas, segue o companheiro(a), contrata detetives particulares, etc. Toda essa tentativa de aliviar sentimentos, além de reconhecidamente ridícula até pelo próprio ciumento, não ameniza o mal estar da dúvida.Depois da capitulação, a confissão do companheiro(a) nunca é suficientemente detalhada ou fidedigna e tudo volta à torturante inquisição anterior.Os ciumentos estão em constante busca de evidências e confissões que confirmem suas suspeitas, mas ainda que confirmada pelo(a) companheiro(a), essa inquisição permanente traz mais dúvidas ainda ao invés de paz.

Segundo o DSM.IV.TR ( 2003 pg.327) tópico sobre transtorno delirante aparece o tipo ciumento:

"Este subtipo aplica-se quando o tema central do delírio diz respeito a estar sendo traído pelo cônjuge ou parceiro romântico, esta crença é injustificada e esta baseada em inferências incorretas apoiadas por pequenas evidencias, que são colecionadas e usadas para justificar o delírio. O individuo com o delírio geralmente confronta seu cônjuge e parceiro e tenta intervir na infidelidade imaginaria".

No DSM.IV.TR (2003) os Critérios Diagnósticos para Transtorno Delirante (F22.0 - 297.1) pg. 330, onde se inclui o Transtorno Delirante de Ciúme seriam:

  1. Delírios não-bizarros que envolvem situações da vida real, tais como ser seguido, envenenado, infectado, amado a distância, traído por cônjuge ou parceiro romântico ou ter uma doença com duração mínima de 1 mês.

B. O critério A para Esquizofrenia não é satisfeito.

  1. Exceto pelo impacto do(s) delírio(s) ou de suas ramificações, o funcionamento sócio-ocupacional não está acentuadamente prejudicado, e o comportamento não é visivelmente esquisito ou bizarro.
  2. Se episódios de humor ocorreram durante os delírios, sua duração total foi breve relativamente à duração dos períodos delirantes.
  3. A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância, como por exemplo, uma droga de abuso, um medicamento ou não se deve à uma condição médica geral (onde se exclui o ciúme do alcoolista).

Especificar tipo (os tipos seguintes são atribuídos com base no tema predominante do(s) delírio(s):

Tipo Erotomaníaco: delírios de que outra pessoa, geralmente de situação mais elevada, está apaixonada pelo indivíduo.

Tipo Grandioso: delírios de grande valor, poder, conhecimento, identidade ou de relação especial com uma divindade ou pessoa famosa.

Tipo Ciumento: delírios de que o parceiro sexual do indivíduo é infiel.
Tipo Persecutório: delírios de que o indivíduo ou alguém chegado a ele está sendo, de algum modo, maldosamente tratado.

Tipo Somático: delírios de que a pessoa tem algum defeito físico ou condição médica geral.
Tipo Misto: delírios característicos de mais de um dos tipos acima, sem predomínio de nenhum deles.

Tipo Inespecífico.

"Existem indícios de que alguém pode estar vivendo o ciúme de forma prejudicial, como por exemplo, quando o temor da perda do outro se torna obsessiva e a pessoa fica refém desse medo. Ela passa a não ter mais vida própria, abandona seus interesses e passa a viver a vida do outro, pois o pavor de ser trocado por outra pessoa ou situação, ameaça a sua própria integridade psíquica, não acreditando na possibilidade de estar só. Nesses casos, existe a crença de que o outro é possuidor das coisas boas e a pessoa que sofre deste ciúme doentio depende totalmente dele para viver bem. Por isso, se ele for embora, levará consigo parte de sua vida. Analisando sobre o prisma psicológico temos dois parâmetros: quando a rivalidade é aguçada pelo medo da perda e quando a voracidade é estimulada por este temor. É na segunda hipótese que existe o perigo de que este sentimento torna-se obsessivo", afirma Rossi (2003).

Por isso, como será explicado mais adiante, o Ciúme Patológico pode estar relacionado ao Transtorno obsessivo Compulsivo (TOC), que será mencionado no próximo capítulo.

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Segundo o DSM – IV- TR (2003pg. 443):

"O Transtorno Obsessivo Compulsivo é caracterizado principalmente por obsessões e compulsões suficientemente graves a ponto de consumirem tempo ou causarem sofrimento acentuado ou prejuízo significativo".

De acordo com a APA (1994) não há ainda uma confirmação sobre a etiologia do transtorno, podendo esta estar atrelada a diversos fatores como, por exemplo, a hereditariedade.

Para Baptista, Dias e Calais (2001),o TOC pode estar associado com Transtorno Depressivo Maior, outros Transtornos de Ansiedade, Transtornos Alimentares e Transtorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva. O Transtorno Obsessivo-Compulsivo não relacionado a transtornos de personalidade é um subgrupo muito pequeno, e que os transtornos de personalidade coexistem na maioria dos casos clínicos.

Segundo Rosário-Campos (1999),o TOC é um transtorno crônico que acomete cerca de 2% da população em geral, manifestando-se independentemente de sexo, raça, escolaridade, estado civil, nível socioeconômico, religião ou nacionalidade. De acordo com a APA (1994), geralmente inicia-se na adolescência, ou começo da idade adulta, podendo aparecer, também, na infância, tendo a idade modal de início para os homens entre 6 e os 15 anos, e entre 20 e 29 anos para as mulheres

Zamignani (2001) caracteriza o TOC, como um transtorno de ansiedade, e sabendo-se que a ansiedade não é auto-determinada, e que existem, portanto, fatores ambientais responsáveis pela sua ocorrência. Supõe-se que a funcionalidade da resposta pode desempenhar um papel importante na manutenção e freqüência dos comportamentos obsessivo-compulsivos. Assim como, sua intensidade e freqüência podem estar relacionadas à estimulação aversiva presente no ambiente.

Segundo a SOS TOC – um projeto do Departamento de Psiquiatria – UNIFESP, a pessoa portadora de TOC tenta ignorar ou eliminar os sintomas através de ações que são intencionais e repetitivas. Geralmente reconhece que seu comportamento é excessivo ou que não há muita razão para fazê-lo. As obsessões ou compulsões acarretam grande estresse, consomem tempo (mais de uma hora por dia) ou interferem bastante na rotina normal, no trabalho ou nas atividades sociais e relacionamentos interpessoais.

Compulsão

Segundo o DSM – IV – TR (2003pg. 443) as compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais cujo objetivo é prevenir ou reduzir a ansiedade ou sofrimento, em vez de oferecer prazer ou gratificação. Estas são seguidas de alívio temporário da ansiedade ou desconforto gerado pelo pensamento obsessivo, mesmo sendo reconhecidas como excessivas e irracionais pelo indivíduo.

De acordo com Sims (2001), o comportamento compulsivo freqüentemente provoca uma ansiedade adicional na pessoa, pela necessidade tanto de executar a ação quanto de preservar sua aceitação social.

Obsessão

A palavra obsessão é normalmente reservada para o pensamento.

As obsessões são idéias, pensamentos, impulsos ou imagens persistentes, que são vivenciadas como intrusivos e inadequados e causam acentuada ansiedade ou sofrimento.

Ainda segundo o DSM-IV-TR (2003 pg. 443), as Obsessões, seriam definidas por:
(1) pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que, em algum momento durante a perturbação, são experimentados como intrusivos e inadequados e causam acentuada ansiedade ou sofrimento.

(2) os pensamentos, impulsos ou imagens não são meras preocupações excessivas com problemas da vida real.

(3) a pessoa tenta ignorar ou suprimir tais pensamentos, impulsos ou imagens, ou neutralizá-los com algum outro pensamento ou ação.

"O dilema dos sintomas obsessivos diz respeito ao fato de serem considerados parte do comportamento do próprio paciente, que se esforça para resistir a eles, sem sucesso: isto é, estão sob controle voluntário, mas não são experenciados como completamente voluntários. A obsessão pode ocorrer como pensamento, imagens, impulsos, ruminações ou temores". Sims (2001, pág. 277).

Segundo Schneider, (1959 apud Sims 2001, pg 277), não existe perda com o contato com a realidade. "Uma obsessão ocorre quando alguém não consegue ver-se livre de um conteúdo da consciência, embora quando este ocorre ela perceba que não faz sentido ou pelo menos que está lhe dominado e persistido sem causa".

Considerações Finais

Segundo Ballone (2004), o portador de Ciúme Patológico é um vulcão emocional sempre prestes à erupção e apresenta um modo distorcido de vivenciar o amor, para ele um sentimento depreciativo e doentio. Esse paciente seria extremamente sensível, vulnerável e muito desconfiado, portador de auto-estima muito rebaixada, tendo como defesa um comportamento impulsivo, egoísta e agressivo. Há ainda preocupações excessivas sobre relacionamentos anteriores, as quais podem ocorrer como pensamentos repetitivos, imagens intrusivas e ruminações sem fim sobre fatos passados e seus detalhes. No Ciúme Patológico o amor do outro é sempre questionado e o medo da perda é continuado. No Transtorno Obsessivo-Compulsivo há sempre dúvida patológica com verificações repetidas, mesmo fenômeno que se observa no Ciúme Patológico. O medo da perda é também um sintoma proeminente nos dois casos.

Segundo Torres (1999) vários autores sugeriram a relação entre Ciúme Patológico e Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), com abordagens terapêuticas comuns. Assim, pensamentos de ciúme podem ser vivenciados como excessivos, irracionais ou intrusivos e podem levar a comportamentos compulsivos, como os de verificação.

Ainda segundo Ballone (2004), o Ciúme Patológico envolve riscos e sofrimentos, podendo ocorrer em diversos transtornos mentais. Na psicopatologia o ciúme pode se apresentar de formas distintas, tais como idéias obsessivas, idéias prevalentes ou idéias delirantes sobre a infidelidade. No Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), o ciúme surge como uma obsessão, normalmente associada a rituais de verificação. Sob vários aspectos constata-se que os pensamentos de ciúme partilham várias características com os pensamentos das obsessões: são freqüentemente intrusivos, indesejados, desagradáveis e por vezes considerados irracionais, em geral acompanhados de atos de verificação ou busca de reasseguramento. Os indivíduos que avaliam suas atitudes como inadequadas ou injustificadas teriam mais sentimentos de culpa e depressão, enquanto os demais apresentariam mais raiva e comportamentos violentos. Assim, nos pacientes obsessivos as preocupações de ciúme tipicamente envolvem maior preservação da crítica, mais vergonha, culpa e sintomas depressivos, menor agressividade expressa e muitas ruminações e rituais de verificação sobre acontecimentos passados. De fato, há casos em que predominam comportamentos relacionados à depressão, tais como: retraimento, dependência e maior demanda por demonstrações afetivas, por vezes alternados com raiva, ameaças e agressões.

Segundo Seeman (s/d apud Torres 1999), enquanto no ciúme delirante o paciente está convencido da traição, o ciúme patológico caracteriza-se por dúvidas e ruminações sobre provas inconclusivas, em que certeza e incerteza, raiva e remorso alternam-se a cada momento, o que também acontece no TOC. No entanto, nem sempre seria simples essa distinção. No ciúme patológico, assim como ocorre com sintomas mais clássicos do TOC, o grau de crítica pode variar consideravelmente de paciente para paciente e, ao longo do tempo, passando a ser útil a noção de "espectro" de sintomas variando de obsessivos a delirantes.

Conforme verificamos, portanto, como era apresentado como primeira hipótese, o Ciúme patológico e o TOC apresentam sintomas nucleares comuns, sendo o Ciúme Patológico uma manifestação prevalente no TOC, ou seja, uma forma do próprio deste.

Sugerimos como próximo estudo, a verificação destes sintomas em relação a outros distúrbios psiquiátricos, como o alcoolismo, esquizofrenia entre outros.

Referências Bibliográficas

ASSIS, M. Dom Casmurro. Martins Fontes,

ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA. Manual diagnóstico e estatístico de Transtornos mentais – DSM-V-TRTrad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Médicas (2003).

BALLONE GJ - Ciúme Patológico - in. PsiqWeb Psiquiatria Geral, Internet, disponível em <http://sites.uol.com.br/gballone/voce/ciume.html>última revisão 2004

BAPTISTA, M. N. e cols. Transtorno obsessivo-compulsivo: principais características, histórico, comorbidade e tratamento. Em: Hélio José Guilhardi e cols. (org.), Sobre comportamento e cognição – Vol. 10, pp. 165-174. Santo André: ESETec Editores Associados. (2001).

DSM – IV - TR – Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Trad. Claudia Dornelles, 4ed. Rev. Porto Alegre: Artmed. (2002)

GUIMARÃES, S. Ciúme patológico não é exclusividade do amor.http://www.agenciabrasil.com.br (2004).

MARANI, M. Ciúme. - http://www.psico-online.net/psicologia.htm(2001)

MARAZZINI,D, NASSO, E., MASALA, I., BARONI, S., ABELLI, M., MENGALI, F., MUNGAI, F., RUCCI, P. Normal and obsessional jealousy: a study of a population of young adults. (2003)

ROSÁRIO-CAMPOS, M. C. Transtorno obsessivo-compulsivo em crianças e adolescentes.Pediatria moderna, 35 (4): 211-216. (1999).

ROSSI. Ciúme é um Sinônimo de Amor? Revista Mulheres Alplaville- Ano 01- No 02- ed Ago 2003. http://www.glsex.com.br/ArtigosMargarida/Artigo_CiumeEUmSinonimodeAmor.htm

SANTARÉM, E. M. M. (2001).Modelos animais de psicopatologia: transtorno obsessivo-compulsivo. Em: Hélio José Guilhardi e cols. (org.), Sobre comportamento e cognição – Vol. 10, pp. 105-112. Santo André: ESETec

SIMS, A. (2001).Sintomas da mente: introdução a psicopatologia descritiva; Trad. Dayse Batista e Marcos Guirado. 2. ed. Porto Alegre: Artmed.

SKINNER, B. F. (2000). Ciência e comportamento humano (João Carlos Todorov & Rodolfo Azzi, Trad.). São Paulo: Martins Fontes.

TORRES, A. R., RAMOS-CERQUEIRA, A.T.A. E DIAS, R.S. (Set 1999).O ciúme enquanto sintoma do transtorno obsessivo-compulsivo. Rev. Bras. Psiquiatr., v.21, n.3, p.165-173.

ZAMIGNANI, D. R. (2001). Uma tentativa de entendimento do comportamento obsessivo-compulsivo: algumas variáveis negligenciadas. In: Wielenska, R.C. (org.). Sobre comportamento e cognição – v.6, pp. 247-256. Santo André: ESETec Editores Associados.