A cirurgia bariátrica é um procedimento complicado, e que só deve ser realizado como último recurso. O número de cirurgias de redução de estômago realizadas no Brasil, aumentou em 90% nos últimos 5 anos, as pessoas estão procurando cada vez mais perder peso através de intervenções médicas. E hoje o SUS (Sistema único de saúde) oferece a cirurgia gratuitamente, e até para menores de idade, a partir dos 16 anos.

Muitos procuram este tipo de procedimento sem ao menos tentarem algumas mudanças nos hábitos alimentares, muito menos exercícios físicos, mas especialistas afirmam que a cirurgia bariátrica só deve ser realizada quando exercícios físicos e dietas já não fazem mais efeito, quando a pessoa não consegue mais perder peso sozinha.

A obesidade é uma doença muito grave que leva o paciente a adquirir diversos problemas de saúde, tais como, hipertensão arterial, artropatias, dislipidemias, diabetes, disfunções respiratórias e em alguns casos pode levar à morte.

A cirurgia Bariátrica é um procedimento indicado a pessoas que possuem o Índice de massa corporal (IMC) superior a 40 kg, podendo ser chamada de Obesidade grau III.

A cirurgia Bariátrica tem como função fazer o paciente emagrecer com saúde sem que ele possa alcançar a obesidade novamente. Após a cirurgia, o organismo dificulta a entrada de alimentos, dificulta a fome a nível cerebral, causa saciedade gástrica, além de dificultar a absorção de gordura e carboidratos.

É aconselhável visitar o seu médico para ver suas condições, pois cada um tem um caso diferente, vale ressaltar que a cirurgia Bariátrica é somente indicada para pessoas obesas de grau III para cima.