CIRURGIA BARIÁTRICA: “DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS QUE SÃO COMUNS EM PACIENTES QUE SÃO SUBMETIDOS À CIRURGIA COM TÉCNICA DE Y DE ROUX”. REVISÃO DE LITERATURA

 

Noemi Martins Pereira1.

 

    RESUMO

Objetivo

Identificar as principais deficiências nutricionais no pós-operatório de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica com técnica de Y de Roux.

Métodos

Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de artigos científicos, revistas de nutrição e livros específicos da área de nutrição.

Resultados

Apesar das diversas vantagens sobre as operações restritivas, a operação de Fobi-Capella (Y de Roux) tem seus deméritos. A exclusão de parte do segmento do estômago e a derivação gastroduodenal  e o componente disabsortivo podem levar o doente a apresentar anemia, distúrbios da absorção de cálcio, hipoalbuminemia, hipovitaminoses e carências de micronutrientes.

Conclusão

Frente aos resultados, os pacientes submetidos a esta técnica cirúrgica necessitam de suplementos vitamínicos rotineiramente recomendados como profiláticos às deficiências associadas ao grupo submetido à Y Roux.

Termos de indexação: Cirurgia bariátrica, obesidade mórbida, derivação gástrica em Y de Roux, carências nutricionais.