O Filme "A Vida de David Gale" do diretor Allan Parker tem como temática principal a crítica ao sistema prisional americano, no qual é configurado pela pena de morte. Tomando por base a conversão desta questão, o filme retrata a história de David Gale, um brilhante professor de filosofia que lecionava em uma grande universidade do Texas. Amante do conhecimento e das teorias filosóficas, Gale se caracterizava como um indivíduo extremamente crítico, posicionando-se contra diversas questões, sem se preocupar em qual âmbito tais estavam relacionadas. No entanto, foram justamente estas peculiaridades que construíram a disparidade do personagem. David Gale era muito conhecido por suas obras e pelo seu bom profissionalismo, era respeitado entre os colegas e entre os alunos, além de ter vários discípulos aliados a suas doutrinas. Contestador da prática de execuções, David alegava ser a pena de morte um ato ilícito e fora dos padrões dos direitos humanos. Segundo ele este método abria margens à falhas, na qual nunca poderiam ser revisadas, pois, tratava-se da destruição de "vidas", Convém entrelaçar esta percepção de Gale com os princípios do sistema prisional brasileiro e a sua rejeição a pena de morte, já que de acordo com as normas aceitas no Brasil, qualquer indivíduo que cometer algum tipo de delito tem o direito de se ressocializar, ou seja, ser inserido novamente na sociedade, por conseguinte a pena deve acatar a integridade física e mental do condenado.

Livro relacionado:

Porém como foi mostrado no longa-metragem, Gale foi submetido a uma peça do destino, talvez até mesmo a uma conspiração política, a última hipótese não foi esclarecida pelo filme, entretanto, a principio, não poderia ser descartada. O Professor foi acusado de assassinato e estupro de uma ex-colega de trabalho e amiga portadora de leucemia Constance Harraway, a partir deste momento sua vida passou por várias transformações nefastas, foi execrado socialmente, excluído da comunidade universitária e por se tratar da segunda acusação sobre o mesmo dolo, tinha precárias chances de ratificar sua inocência, uma vez que além da antecedência de outra acusação havia inúmeras provas que apontavam David como o principal suspeito ou até mesmo o único infrator possível. Incrivelmente apesar de Gale ter conhecimento sobre sua ausência de culpa, ele acatou severamente as ordens. Foi preso e condenado à execução, de fato, uma inexplicável coincidência, logo o homem que contestava o uso deste método e lutava pelo fim desta prática, foi submetido ao "corredor da morte".

Entretanto apesar de todas essas circunstâncias, a atitude de Gale reflete literalmente a uma frase do filósofo alemão Scheler. Segundo ele, "as condições transcendentais do agir moral são os três elementos que tornam um ato humano moral ou ético, ou seja, a liberdade, consciência e a norma. Esses são os três elementos básicos que possibilitam ao individuo agir com segurança e com dignidade em suas ações". O comportamento de David mostrou justamente a questão da moral e da ética. Quatro dias antes de sua execução o professor concedeu uma entrevista exclusiva à Bitsey Bloom, uma jornalista que defendia seus ideais e recentemente tinha sido detida por desacato à autoridade. Na entrevista que na verdade foi uma espécie de depoimento, Gale contou detalhadamente o que aconteceu, mesmo sabendo que a princípio dificilmente a Sra. Bloom acreditaria, visto que ali não era um grande professor que falava, mas sim um criminoso tentando se justificar.

Pode-se interpretar de acordo com o pensamento de Max Scheler e ao decorrer do drama, David Gale cumpriu com a norma, presenciou a liberdade e agiu em plena consciência, assim concretizando a moral e a ética. Ao perpassar da história percebeu-se o envolvimento da jornalista e a misericórdia que ela sentia por aquele homem, pois a versão de Gale era persuasiva e coerente. Após toda a investigação de Bloom e a narração de Gale percebeu-se que tudo aquilo que estava acontecendo era precisamente uma estratégia, um jogo ideológico, que usou de uma alternativa ligeiramente drástica para efetivar uma teoria. Por isso o comportamento de David Gale e sua vida de encaixa abundantemente com as palavras de Max Scheler, já que, aquele homem mesmo sabendo sobre sua prisão e tendo conhecimento sobre a pena severa que cairia sobre seus ombros, não descumpriu com a norma, respeitou as leis do Estado, apesar de serem suficientemente contraditórias á suas percepções. Agiu com liberdade, pois, compreendendo tal palavra e os múltiplos significados que ela oferece, nota-se que Gale não abandonou seus princípios embora estando encarcerado. Intelectualmente ele continuava a equilibrar sua psique e a objetivar aquela experiência. 

Enfim é discussão fundamental que o comportamento de David Galé foi sábio e sua conduta foi decisiva. Ele usou da consciência, para extrair sua coragem, juntamente com as forças e idéias ativistas de Constance, forjaram um crime, no qual não poderia ser perfeito, pois os vestígios do delito deveriam ser convincentes. David dinamizou aquela experiência até torna - lá uma das maiores falhas do sistema prisional americano. Neste exato momento o professor demonstrou a consciência e a dignidade de suas ações, visto que embora soubesse que poderia ser inocentado a partir das provas existentes, necessariamente um vídeo elucidativo, ele queria explanar o método experimental de sua teoria, evidenciando o quanto a "justiça" pode matar a inocentes. Moralmente, esta atitude foi arrebatadora, Gale abdicou de sua própria vida a fim de seus preceitos. Eticamente foi um procedimento fascinante, pois temia David Gale perder a ternura de seu filho, pois como toda a sociedade americana, o menino acompanhou o processo do pai rumo à condenação e como todos os outros o julgou, portanto aquele ato também a foi à salvação de sua índole. Por isso acredita-se que como Max Scheler dizia, o homem que é capaz de conciliar a liberdade, a consciência e a norma é, de fato, um grande articulador, uma pessoa que mesmo diante de todos os obstáculos possíveis não se deixa enfraquecer e nem mesmo perde seus ideais. Por fim conclui-se que David Gale recuperou a dignidade que tinha, e para isso foi satisfatório apenas o uso da sabedoria humana conciliada com a razão da ética e das virtudes que dela emanam.