Para varejistas, alcançar clientes é tão importante como o processo de compra e venda. De um lado do negócio de varejo está o fornecedor e do outro o cliente. A demanda dos clientes impulsiona a oferta dos fornecedores. Para melhorar o retorno do investimento, é preciso expandir o alcance dos clientes e regularmente informá-los sobre novos produtos e serviços. Quanto mais você se comunicar com seus clientes, mais os recordará sobre seu o negócio.

Na atual era de comunicação eletrônica, não é mais necessária a criação de cartazes ou anúncios televisivos para publicitar ofertas comerciais, visto isso também envolver um grande investimento. Há maneiras mais fáceis de ganhar dinheiro através da manutenção de um bom banco de dados de clientes.

Instalações de pontos de vendas

Para gerar um banco com dados detalhados de clientes, você precisa de um ponto de venda eficiente. Embora pontos de venda sejam comuns na atual era de comunicação eletrônica, hoje em dia um bom ponto de venda com uma boa instalação anota os dados de novos clientes, tais como endereços de e-mail e números de telefones celulares. Em muitos sistemas as datas de aniversários e datas especiais também são anotadas. Isso pode ajudar a estabelecer contato com os clientes em ocasiões especiais.

E-mails

Sempre que você tiver novas ofertas, informe todos os clientes contidos no seu banco de dados de clientes através de e-mail. A maioria deles não se importará. Isso lhes dará uma oportunidade de planejar o seu orçamento e uma visita às instalações do seu ponto de venda para verificar as novidades.

Mensagens de texto

Muitos clientes preferem ser informados via mensagens de texto. Você pode anotar a preferência através da introdução desses dados no banco de dados de clientes, no ponto de venda. Nos dias de hoje, especialmente porque os clientes femininos estão mais dispostos a utilizar estabelecimentos comerciais na internet, muitos dos clientes ficam contentes por receber alertas via mensagens de texto sobre as últimas novidades. Pesquisas revelam que isso pode impulsionar as suas vendas e receitas de forma considerável.

Boletins informativos

Conceba boletins informativos em uma base mensal, com as novas ofertas e serviços que a sua empresa esteja prestes a oferecer. Você pode incluir seus pequenos e grandes feitos. O melhor que você pode incluir são os testemunhos dos seus clientes existentes. Envie os testemunhos via correio postal e e-mail através do seu banco de dados de clientes. A impressão de testemunhos não é um investimento considerável nos dias de hoje e você pode facilmente contratar pessoal para trabalhar em software de design para efetuar o trabalho necessário.

Bate-papo ao vivo

Os setores de varejo (serviços) dependem muito das opções de bate-papo ao vivo. Essa é uma maneira fácil e rápida de atender a queixas e consultas de clientes. Também é uma boa maneira de esclarecer clientes e resolver pequenos problemas, originando clientes fiéis.

Você obtém benefícios de um banco de dados de clientes mantido em qualquer uma dessas maneiras? Compartilhe sua história com os nossos leitores.

Você pode ler mais sobre o banco de dados de clientes da webCRM aqui: webCRM.com