Então você está interessado em alugar quartos em repúblicas ou dividir apartamento com alguém? Pois aqui vão algumas dicas:

1. Encontre o colega de moradia certo
Encontrar a pessoa certa para dividir apartamento ou montar uma república é muito importante, não há duvida. Tendo isso em mente, aqui está a primeira dica: não fique tentado a morar em um determinado lugar por pura conveniência (Ex.: um quarto disponível bem localizado e baratinho). Mesmo que o lugar seja tentador, não esqueça que você terá que dividir esse lugar com outras pessoas. Tente se esforçar para descobrir como pode ser a convivência com seus novos colegas de lar antes de tomar essa importante decisão!

2. Estabeleça regras básicas de convivência
Uma das coisas que mais causam problemas em uma moradia compartilhada é o comportamento dos membros da casa no dia a dia. Cada um é cada um, certo? Então por quê não estabelecer algumas regras básicas sobre o volume do som, visitantes, reposição do papel higiênico e etc? Não é tão difícil quanto parece. Se todos jogarem de acordo com essas regras, a chance de se viver em um lar harmonioso e feliz é muito maior.

3. Dividindo o trabalho
Existem trabalhos que precisam ser feitos - mesmo que ninguém goste de fazê-los. Há diferentes maneiras de lidar com isso quando se está dividindo moradia com outras pessoas. A escolha é sua. Você pode decidir morar num apê sujo até que a vigilância sanitária bata na sua porta, mas você pode também querer manter o lugar calmo e limpinho. A melhor maneira de se chegar a isso é fazer um plano de atividades semanais com o serviço da casa. Nesse plano, é importante que todos os moradores participem desde o começo. Se tudo der errado, ao menos é uma maneira de descobrir quem é que está deixando de fazer o trabalho sujo!

4. Pagamento de contas
Outra coisa muito importante para o bom funcionamento de uma república ou moradia compartilhada é o planejamento das contas. Por mais que ninguém goste, não tem jeito – as contas chegam todo mês. Não é só isso: elas ainda precisam ser pagas! Tenha em mente as datas de vencimento e a maneira de dividir o pagamento de todas as contas da casa. Entre outras vantagens, isso pode previnir que alguém fique sem luz no meio de um banho quente!


5. Trate seus colegas de moradia como você gostaria de ser tratado
Essa é talvez a dica mais simples, mas muito provavelmente a mais importante de todas. Não é nenhuma novidade: se você trata seus colegas como você gostaria de ser tratado, a chance de que isso seja recíproco é sempre maior. É tão simples quanto parece. Afinal das contas, trata-se de morar junto, e você pode começar dando o primeiro passo a fim de tornar esse espaço um lugar de convívio cada dia melhor!