Antes de iniciarmos uma definição mais concisa para cidades sustentáveis, iremos abordar um pouco a respeito da História das cidades.
As primeiras cidades foram formadas a partir dos anos 3500 a 3000 a.C, nos vales dos rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia, e no Rio Nilo, no Egito. Mas , de fato, começaramm a se desenvolver somente na Grécia Antiga. Nos dias atuais , a cidade é, sinônimo de favelas, poluição do ar, violência, desemprego, epidemias, fome, entre outros, e o campo, conseqüentemente, também adquire outra imagem: a de agricultura de exportação.
O tempo passa e o homem não se dá conta que não é o senhor da natureza,mas mero escravo de sua vontade!

Quanto às cidades sustentáveis, estas são justamente o oposto das cidades atuais, já que apresentam uma melhor possibilidade de qualidade de vida para a população. Dentre vários diferenciais nesse sentido, podemos citar, por exemplo, a coleta seletiva de lixo, existente nessa cidade mais ideal que real.
A grandeza do Brasil quanto aos recursos naturais que possui, faz com que acreditemos que estes pareçam inesgotáveis; grande engano. Devemos abrir os olhos e ficarmos bem atentos quanto às nossas atitudes, do contrário, poderemos sofrer graves prejuízos e ainda comprometer a sobrevivência das gerações futuras.
Consumo sustentável por sua vez significa saber utilizar, de forma consciente, os recursos naturais, no sentido de satisfazer as nossas necessidades, mas sem comprometer as próximas gerações. Ou seja, vale aquele velho ditado popular: "saber usar para nunca faltar". E isso não exige um grande esforço, somente mais atenção com o que está ao nosso redor. Enfim, uma cidade sustentável é aquela que sabe utilizar seus recursos sem ter seu desenvolvimento estacionado, e principalmente sem prejudicar o meio ambiente e os seus habitantes, cuja qualidade de vida deve estar sempre em vias de melhorar.


P.s-se quiserem visitar Trabalho Completo acessem:

http://www.ufmg.br/conhecimentoecultura/2010/arquivos/anexos/cidades_sustentaveis.pdf