Resumo

Com a crescente globalização, as cidades estão buscando recursos para suprir suas necessidades e fortalecê-las na cada vez mais acirrada competitividade regional e global, e através da modernização de informações é que as mesmas estão se lançando em um universo ainda em expansão, a Internet. O presente artigo analisa o caso da Cidade do Rio Grande, abordando sua história desde o surgimento, como pequeno povoado, até os dias de hoje, e como a cidade faz uso do marketing virtual como ferramenta de divulgação e promoção da cidade nos dias de hoje.

Palavras-Chave: Cidade do Rio Grande, Internet, marketing eletrônico.

abstract

Thanks to the globalization's growing, the cities are looking for resources to supply their necessities, and through the modernization of the information, this cities are coming into a still unknown world, the internet. Rio Grande, the analyzed object of this article, is part of this network and throughout its remote history until nowadays we are going to make this link. Marketing is an essential part to the disclosure of the cities, considering that it will supply the necessities and needs that this cities show us.

Keywords: City of Rio Grande, internet, electronic marketing.


__________________________________________________________________________________________________________________________________________

As rápidas mudanças provocadas pela evolução da tecnologia e dos sistemas de informação frente à crescente globalização e internacionalização da atividade econômica fundamentam uma sociedade baseada no conhecimento, na inovação e na informação. Assim, torna-se fundamental assegurar a promoção e valorização das cidades, as quais, por sua vez, necessitam identificar os seus mercados-alvo, seus competidores e incrementar suas atividades competitivas, de modo a sustentar o crescimento e promover o desenvolvimento econômico.

As cidades como os produtos necessitam de algo que alavanque seus objetivos, sejam eles internos ou externos. As mesmas utilizam-se de recursos que venham a corroborar com seu objetivo. Para tanto, conceitos e estratégias de marketing, oriundos da iniciativa privada, adentram-se nas prefeituras e tornam-se estratégias públicas, fazendo com que até mesmo os gestores comecem a se preocupar com a promoção de estratégias discursivas urbanas. O que este artigo propõe é analisar a viabilidade em se importar metodologias provenientes da iniciativa privada, em favor do desenvolvimento de promoções da imagem das cidades.

As cidades, tal como os produtos estão sujeitas a forças internas e externas e a variações cíclicas, que eventualmente se traduzem em períodos de maior ou menor prosperidade, de vitalidade ou decadência[1].

A prosperidade ou decadência de uma cidade transcende as medidas fiscais e econômicas, pois as cidades são muito mais do que orçamentos ou negócios, abrangem pessoas, cultura, heranças, patrimônios e oportunidades. O crescimento de questões que envolvem o desenvolvimento das cidades estão impregnados de relações econômicas, políticas e sociais, e isso faz com que ocorra um processo cíclico em sua dinâmica, fazendo com que pontos de interesse externo se tornem menos importante dentro dos pontos internos da cidade.

Kotler, Haider & Rein (1993) enfatizam, de igual modo, a forma como o marketing ajuda a preparar as cidades para um futuro incerto. De fato, esta preparação torna-se cada vez mais importante em face de uma conjuntura volúvel dada as constantes influências do meio

envolvente e dos efeitos da globalização neste mesmo meio (Kanter, 1995). O marketing e as suas ferramentas possibilitam uma adaptação mais rápida às condicionantes externas equacionando uma diferenciação das cidades (como produtos) em relação a outras cidades concorrentes.

Os objetivos que os gestores das cidades procuram estão ligados com questões relacionadas com a sustentabilidade territorial, onde se tem procurado algumas formas para a promoção do desenvolvimento. Para tanto, recursos tecnológicos, e principalmente a Internet, trazem aos gestores de empresas (cidades), a possibilidade de efetuar atividades comerciais em um âmbito global. Hoje, a Internet permite às empresas oferecer um nível de interatividade mais abrangente, proporcionando uma maior visibilidade e promoção das mesmas.

Neste artigo analisaremos como a prefeitura da Cidade do Rio Grande "vende" a cidade perante outros mercados, não entraremos em questões internas, pois esse não é o objetivo deste trabalho.Como estudo de caso, utilizaremos o site da cidade "www.riogrande.rs.gov.br" para que possamos analisar os links e obter informações acerca de como está sendo utilizado esse meio de comunicação para a promoção da cidade perante fontes por público externo.

Utilizaremos alguns conceitos de marketing para evidenciar a forma pela qual a prefeitura optou por uma mídia digital e eficaz em sua divulgação, a Internet. Não podemos pensar em marketing só como a procura do equilíbrio entre a oferta e a demanda, pois essa seria apenas uma das diretrizes que esse conceito nos traz, já que marketing não é somente a arte de descobrir maneiras inteligentes de descartar-se do que foi produzido, mas é a arte de criar valor genuíno para os clientes, é buscar sempre o melhor.

Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente." [1]

Para um melhor entendimento da escolha desta cidade e da importância da mesma, faremos um pequeno relato sobre a história da cidade, para assim entrar no objeto de análise.

Rio Grande é considerada a cidade mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul. Na cidade encontramos muitas construções antigas que nos remetem a um passado rico em histórias, constituindo-se em um verdadeiro patrimônio que se pretende preservar. Esse patrimônio pode ser visto tanto pela própria comunidade como também por pessoas que vem a trabalho ou lazer. Podemos encontrar no sítio da prefeitura um link que conta um pouco da história da cidade.

A cidade do Rio Grande teve seu início com uma ocupação militar, ao ser fundado em 1737 o Forte Jesus Maria José, servindo como ponto inicial para o desenvolvimento do seu povoamento.

De 1738 a 1749, havia duas povoações na região, a do Porto e a do Estreito, sendo esta a mais populosa. Em 1751, o povoado foi elevado à condição de Vila, e em 27 de junho de 1835, pela Lei Provincial n° 5, lei que eleva a Vila a categoria de cidade.

A sobrevivência na cidade inicialmente se dava através da agricultura de subsistência e a criação de mulas e cavalos[1]. Somente a partir do final do século XVIII, com a perda da Colônia de Sacramento pela Coroa Portuguesa e o início do charque produzido no Rio Grande do Sul que será escoado pelo porto do Rio Grande, é que haverá um avanço econômico. [2]

O desenvolvimento causado por estes fatores levou Rio Grande a um crescimento comercial considerável no século XIX, atraindo inicialmente através de financiamento indústrias para que aqui viessem se instalar.[1]

Devido a sua localização estratégica, na ponta de uma península,e por possuir o único porto marítimo da Região, Rio Grande ao longo dos anos perde a sua característica de cidade militar e torna-se um importante centro comercial, sendo um dos primeiros núcleos de povoamento e desenvolvimento urbano no Rio Grande do Sul. Servindo de porta de entrada a materiais importados, estrangeiros, e para os costumes europeus.

A dragagem do cais e a construção do Porto Velho, em 1823, permitiram receber os navios com mais de 200 toneladas, que até então atracavam no Porto de São José do Norte. Só em 1915 ficariam prontas as obras de construção dos Molhes da Barra do Rio Grande e do primeiro trecho de 500 metros do cais do Porto Novo.

No final do século XIX a atividade econômica predominante na cidade era o comércio atacadista de importação e exportação, com um grande fluxo de mercadorias e estrangeiros passando pelo porto. Começava também nessa época o desenvolvimento da atividade industrial gerando a ascensão social da burguesia comercial.

Os comerciantes, com forte espírito de associação, empregaram grandes partes de suas fortunas em melhorias na cidade, com o intuito de atrair o comércio estrangeiro"para modificar os graves inconvenientes de uma situação tão desagradável quanta pouco cômoda que apresenta sua cidade". [2] Obras importantes como à dragagem do cais e a construção do porto, bem como a construção de um teatro e do Paço de conselho Municipalforam, em parte, efetuadas com verbas da elite [3] de comerciantes da Vila.O comércio transformou-a numa das mais

importantes localidades rio-grandenses do século XIX e esse avanço econômico foi um dos fatores fundamentais para a sua evolução urbana no mesmo período. Como expressou Queiroz (1987:157) "em nenhum exagero incorre a afirmação de que todo o progresso e desenvolvimento da Vila do Rio Grande advieram da sua função comercial e da ação interessada e direta dos comerciantes." [1]

No início do século XIX a Vila do Rio Grande havia se tornado o principal centro de comércio do território rio grandense. Em 1825 o viajante, Nicolau Dreys, também francês, descreve a cidade enaltecendo os comerciantes que aqui habitavam, e a bela cidade que se edificou no meio de uma região inóspita:

No meio das areias estéreis que a circundam e invadem continuamente, ela se apresenta como uma criação excepcional da política e do comércio: indiferente ao território que ocupa, não deve nada se não ao caráter ativo, industrioso e empreendedor dos habitantes. Ali, o homem pode mais que a natureza; aonde achou impotência e miséria ele fez nascer prosperidade; pois a cidade de São Pedro, com suas casas suntuosas, seus ricos armazéns, seus cais regulares e seu ponto retificado, pode agora concorrer com as mais notáveis cidades da América do Sul. [2]

No final da década de 1840, houve um aperfeiçoamento dos serviços públicos e reformas urbanísticas, que objetivaram a melhoria da infra-estrutura da cidade, assegurando sua destacada posição econômica no cenário sul-rio-grandense. [3] Na década seguinte aprimorou-se o comércio atacadista de exportação e importação, neste período intensificaram-se as relações entre as nações européias não ibéricas, a Inglaterra exercendo grande influência na economia, e a França nas políticas públicas, nas ciências, na produção do conhecimento e na vida social. Esta aproximação foi fundamental na sedimentação do modelo de civilização importado dessas novas metrópoles, a adoção de práticas culturais burguesas européias, notadamente

franco-inglesas, pelas elites brasileiras, servia para reforçar e legitimar a distinção e a superioridade desse segmento social.[1]

Ao final do século XIX, começaram a se instalar na cidade várias indústrias, principalmente de alimentos e têxteis, entre elas a fábrica Rheingantz (1873), exportadora de tecidos de lã e algodão para o país e o exterior, e a fábrica de charutos Poock & Cia. (1891). A cidade transformou-se de centro comercial em um significativo pólo industrial, constituindo-se o maior parque industrial do Rio Grande do Sul. Ao findar este século Rio Grande sofreria grandes transformações urbanas, com ocupações territoriais, construção de vias e ferrovias, bem como a instalação de vários serviços públicos¸ gerando significativas melhorias urbanas.

Podemos observar que a história da cidade é um tanto complexa, cheia de altos e baixos, mas uma das suas características principais é o comércio. Devido a sua localização a cidade conta com um porto estruturado e pronto para receber qualquer tipo de embarcação, por isso desde o início de sua ocupação a mesma tem recebido diversos viajantes que aqui instalam comércios ou fazem negócios para diversas partes do mundo.

Com isso, podemos observar que a cidade é um ponto estratégico para qualquer rota comercial, já que pode ser ligada tanto por terra quanto por mar. Mas o nosso objeto de estudo é o site da prefeitura da cidade, onde serão analisados os mecanismos utilizados para atrair uma rotatividade não somente comercial, mas também turística alavancando a sua imagem perante outras localidades através de sua página eletrônica na internet.

Abordaremos os links direcionados a promover a cidade, tais como história, programação cultural, agenda de atividades. Mas para tanto iremos utilizar alguns conceitos de marketing para tentar compreender a estratégia que a prefeitura do Rio Grande utilizou para construção de tal mecanismo, o site da cidade do Rio Grande.

Kotler, diz que o objetivo maior do marketing é a identificação e satisfação das necessidades e desejos do cliente[1], podemos então observar que ele mostra que a informação serve para a tomada de decisão; logo, a importância de decidir com maior precisão são justificadas pela necessidade que se tem de agir dentro das organizações. Sendo assim, Kotler nos abre um leque de interesses, onde o gestor vai diagnosticar o problema de sua empresa e vai direcioná-lo para suprir a carência na qual ele se encontra, a marca será reformulada com uma nova ênfase para que se obtenha sucesso no que se está pretendendo, vender.

Seguindo a mesma linha de pensamento em relação à informação Mattar diz que dentre os recursos intangíveis pelo marketing, destaca-se a informação, a qual deve ser interpretada como insumo não apenas importante, mas vital para que o processo analítico decisório de marketing possa ser conduzido com eficiência.[2] Observamos que esses dois autores trabalham com a informação sendo a fonte vital para a tomada de decisões em qualquer projeto.

No processo de administração de marketing, a disponibilidade de informações, em quantidade e com qualidade, a respeito do mercado, do ambiente, do macroambiente de marketing e da própria empresa, é fundamental para a redução do risco na tomada de decisões.[3]

Ainda, Kotler em sua obra "Administração de marketing" de 1998, encontramos outro conceito de marketing onde ele diz que:

O conceito de marketing assume que a chave para atingir as metas organizacionais consiste em ser mais eficaz do que os concorrentes para integrar as atividades de marketing, satisfazendo, assim, as necessidades e desejos dos mercados-alvos.[4]

Podemos observar que os conceitos de marketing variam, já que é um mercado tão abrangente e está sempre se reciclando, mas seu objetivo ainda é o mesmo garantir a satisfação

do cliente e lucro. Sendo assim, podemos ver as cidades como mercados geradores de lucro, pois nelas encontramos bens de consumo e elas nos são vendidas através do que tem de melhor, como poderemos observar, mais adiante, alguns aspectos interessantes da cidade do Rio Grande, onde a mesma tenta mostrar ao público o porquê de vir conhecê-la.

Dentro dessa mesma dinâmica, de vendas e firmação de marca, onde a mesma tenta buscar seu lugar junto ao mercado competitivo, podemos observar que são utilizados vários artifícios para se conseguir algum resultado. Para tanto a análise do site da cidade é essencial para a compreensão desse trabalho.

As cidades hoje podem ser visitadas, hoje, através de locais eletrônicos para que se possa conhecer um pouco de sua história e patrimônio, fazendo com que as mesmas comecem a fomentar cada vez mais um mercado econômico voltado para o turismo. A cidade do Rio Grande, não foge a regra, pois por ser uma cidade histórica ela valoriza esse patrimônio e faz com que seu mercado econômico ande junto com essa história.

Desde sua ocupação no ano 1737, observamos que aqui aportavam muitos navios e que esses quando retornavam para seu local de origem faziam menção ao que viam no país desconhecido, para tanto vários viajantes que aqui chegavam relatavam em seus diários ou livros o que encontravam na cidade, assim esse material seria divulgado para outras populações, já que esses viajantes eram estrangeiros. Da mesma forma como esses viajantes divulgavam o que encontravam na cidade, viajantes do mesmo estado ou país também faziam o mesmo, sendo assim a cidade tinha uma visibilidade restrita já que o conhecimento não era universal.

Com a instauração de redes eletrônicas esse método de divulgação tornou-se mais ágil, rápido e eficiente, pois hoje temos a possibilidade de visitar qualquer parte do mundo através da internet. Isso facilitou muito a venda das mesmas, pois o comércio turístico é um

dos mais ricos, pois movimenta vários setores econômicos dentro das cidades que acarretam no seu desenvolvimento e crescimento.

Nesse âmbito o marketing desempenha um papel chave na identificação das necessidades, desejos e interesses de diferentes públicos dentro da cidade, bem como, na procura efetiva de sua satisfação e preservação de seu bem estar, em particular e da sociedade em geral. Para o efeito utilizam-se conceitos e ferramentas de marketing com um enfoque similar ao das empresas.

Como nosso foco são as redes eletrônicas, conceitos básicos para se entender essa dinâmica serão expostos para uma melhor compreensão do tema. Entendemos por marketing eletrônico tudo o que abranja um setor específico dentro das redes eletrônicas, como no caso a internet, onde a informação é muito rápida e precisa e tem por objetivo facilitar o comércio eletrônico.

Todos os programas de marketing bem-sucedidos estão fundamentados nas qualidades de um bom produto ou serviço, em boas estratégias de preços, bom planejamento de distribuição e boas atividades promocionais. A base do plano de marketing é a pesquisa sobre as necessidades e os desejos dos clientes em potencial, chamada de análise de situação, o passo inicial tanto do processo de marketing quanto da sua versão on-line. Os recursos do marketing eletrônico focam os perfis e os comportamentos de segmentos do mercado-alvo.[1]

O mercado eletrônico hoje fomenta uma economia universal. Ele atende a diversas áreas e faz com que as mesmas estejam sempre em transformação. Através da internet efetuamos diversos serviços, que antigamente seria feita de uma forma mais pessoal, o mercado hoje é impessoal compramos sem olhar para o vendedor, apenas escolhemos o produto e o mesmo chega a nossas residências sem o menos esforço.

Com essa dinâmica de modernização de mercados, facilitando cada vez mais a vida do homem, o mesmo vai se tornando sedentário e dependente desses serviços, já que os pode efetuar em sua própria casa. Como no caso de pacotes turísticos onde o comprador tem acesso a imagens do local onde deseja conhecer, e o porquê de conhecer este local, que é o que mais chama a atenção do comprador o diferencial, o que este local tem a oferecer.

King e Turban, em sua obra "Comércio Eletrônico: estratégia e gestão" entendem pelo mesmo que ele "não inclui somente compra e venda de produtos e serviços, mas também a prestação de serviços a clientes, e utilizam a palavra "e-business" que dá um sentido mais amplo ao que se refere a comércio eletrônico.[1] Ao analisar o conceito de comércio eletrônico pelos autores entendemos que esse comércio é tão abrangente quanto ao que se diz a respeito do próprio, ele está sempre se transformando para atender a demanda dos clientes e de quem necessite de seu serviço.

O marketing digital, através da internet, abre uma série de recursos que podem ser utilizados pelas empresas tais como, newsletters, websites, banners, e-mails, telefones celulares, comunicadores instantâneos comoMSN, ICQ e tantos outros recursos que são gerados para a aprimoração deste serviço. Entendemos que marketing digital tem uma maior capacidade de segmentação, onde a técnica é aliada a experiência, possui uma comunicação personalizada e um banco de dados completos, onde qualquer usuário[2] pode compreender perfeitamente sua metodologia de uso. E sua economia em relação às ações mecânicas pessoais é muito mais eficiente devido a sua comodidade e rapidez. Lembrando que o conceito de marketing é muito mais amplo do que comunicação e propaganda.

Em meio a toda essa modernização da informação, encontramos a cidade do Rio Grande, a mesma hoje conta com o site da Prefeitura da cidade onde tem por intuito divulgar

as obras da prefeitura, o que está ocorrendo na cidade e também fazer com que a mesma seja vista na internet por milhares de pessoas.Mas será que esse endereço eletrônico esta sendo bem utilizado pela gestão em exercício? Ainda o mesmo estaria sendo vendido e exposto nessa página com a intenção de que o público de fora sinta vontade de conhecê-la? Esses itens serão analisados através dos links do site da prefeitura, onde serão detalhados para melhor entendermos o objetivo da administração da cidade. Atualmente a propaganda institucional é definida como uma comunicação com ênfase na preocupação ambiental ou social, e, em alguns casos, cultural. O endereço eletrônico da Prefeitura da Cidade do Rio Grande é www.riogrande.rs.gov.br[1], em sua página inicial encontramos o menu de opções, esse compreende os seguintes itens: página inicial, web mail, downloads, links, notícias, galeria de fotos, inventário histórico, concursos públicos, PREVIRG, secretarias e sugestões ao site, em outro link encontramos "Rio Grande Turismo" cujo endereço eletrônico éwww.riograndeturismo.com.br . Mas é somente através dos links de Rio Grande Turismo, sob o slogan "Rio Grande Cidade Histórica, Cidade do Mar," e da galeria de fotos é que construiremos o trabalho proposto, em cima de fontes que venham a corroborar com a imagem da cidade.

Ao analisarmos o contexto geral do site da cidade, podemos ver que o mesmo não foi construído para a divulgação da cidade, pois os links são voltados para a comunidade, já que são apresentados assuntos referentes à gestão da prefeitura e ao que está acontecendo a nível municipal. Como mencionamos acima, poderemos trabalhar na analise desse trabalho somente com dois links de um site inteiro, pois são as únicas referências que podemos utilizar para que a cidade seja divulgada em benefício próprio.

Consideramos que o site da Prefeitura do Rio Grande não traz um histórico sobre a cidade e nem outra característica da mesma, mas podemos encontrar notícias sobre a Cidade no próprio site da faculdade cujo link é http://www.atlanticosul.edu.br/rg/home/?ATS=rio_grande, onde o mesmo traz sua localização, infra-estrutura, transportes, qualidade de vida, saneamento básico, saúde aspectos econômicos e principais setores da economia. Observamos a preocupação das Faculdades Anhanguera de cultivar o que a cidade tem a oferecer, mesmo sendo uma empresa a nível nacional onde abrange diversos Estados a faculdade preocupou-se em manter um breve histórico da cidade na qual está instalada, e faz com que a mesma tenha uma maior visibilidade a nível nacional já que está enquadrada em suas redes, fazendo com que outras localidades possam conhecer um pouco da cidade através do site da Anhanguera Educional.

Voltando a nosso objeto de análise, e em relação ao menu principal o item "links", podemos ver que o mesmo traz somente duas opções que poderiam fornecer informações a respeito de eventos culturais na cidade, esses seriam "Festa do Mar" e "Fearg/Fecis" pois os demais estão relacionados à instituições da cidade. Compreendendo ainda o menu principal o item "notícias" também não traz nenhuma informação que venha a fazer com que o visitante do site tenha vontade de conhecer a cidade, já que sua programação cultural é falha ou não a divulgação de eventos também.

O item "Galeria de Fotos", é composto por diversos sub-links trazendo em cada um, uma galeria específica de um determinado ponto da cidade, tais como a Barra do Rio Grande (fotos da barra), Super Porto (que é mal explorado, pois é um dos maiores do país, Geral (fotos de monumentos, prédios, praças) entre outras galerias. Nesse link observamos que as fotos não fazem referência a um ponto específico, não há um mapa de localização para encontrar determinado foto do site. A falta de localização é um dos problemas que verificamos, pois a comunidade conhece todos esses pontos, mas o visitante virtual não, e caso esse mesmo visitante venha conhecer a cidade o mesmo não terá conseguido se localizar

devido à falta de instrução de como chegar a esse local.

Outro problema que verificamos, foi a falta de informação a respeito da fundação da cidade, pois dentro do site da prefeitura deveria existir um link que contasse a história da cidade, que é riquíssima, para então o visitante virtual ficar ainda mais instigado e intrigado com a história da mesma, e isso se torna um ciclo onde um passa para o outro as informações e isso movimenta o comércio e o turismo da cidade. A falta de informação sobre a cidade é um dos principais problemas que verificamos até o momento, pois como nós mesmos podemos observar no início desse trabalho foi feito um levantamento histórico da cidade, onde podemos observar todas as transformações da mesma até o século XX e XXI, no qual nos encontramos.

A história da cidade é remontada através de informações que viajantes relatavam acerca da mesma, isso no século XVIII onde a informação demorava meses ou até anos para que alguém a obtivesse e hoje com todos os avanços tecnológicos obtemos essas informações quase em tempo real através da própria divulgação da cidade, pois a mesma tem interesse que sua história, cultura e tradições sejam conhecidas por diversas partes do globo. Porém no caso da Cidade do Rio Grande essas informações históricas não estão presentes no principal site e via de acesso da cidade o site oficial da prefeitura.

A falta de informações sobre a cidade dificulta e muito a vontade de conhecê-la, pois parece que a cidade não tem história, ela está ali por que tem que estar. Não é somente através de fotos que podemos contar a história da cidade, pois a comunidade já conhece, mas o visitante de fora não, por isso um histórico da cidade se faz necessário a este site, assim certamente haverá uma melhor compreensão da mesma.

Voltando a nossa análise, entramos agora em um ponto que seria crucial para a divulgação da cidade, o link do Rio Grande Turismo, cujo slogam citado acima está solto, pois

há uma conectividade de informações. Através de pesquisas de mercado podemos ver que os slogans causam certo impacto nas pessoas que o lêem, no caso do slogan "Rio Grande, cidade histórica, cidade do mar" não há um nexo de compatibilidade para quem o vê de fora, pois também não há um relato histórico da cidade que remonte a esse slogan.

Mais uma vez caímos no que viemos trabalhando, e o que pensamos é que a construção desse site é voltada para dentro da cidade, pois quem não conhece a cidade fica sem compreender o porquê do slogam ou o que aquelas fotos dizem. Não há um trabalho eficiente de divulgação da cidade, há um emaranhado de informações sem direcionamento e sem pesquisa de mercado, fazendo com que a cidade não seja conhecida da forma na qual deveria, ou seja, não é planejado e executado de forma profissional, visando eficiência e eficácia.

Voltando ao link relacionado ao turismo, encontramos nesse momento vários subitens que levariam o visitante virtual um breve passeio pela cidade, se não fosse, é claro, a falta de imagens para melhor visualização do que está sendo proposto pelo site. No dia[1] em que retiramos as informações a respeito do site, encontramos os seguintes itens: "notícias de turismo, galeria de fotos e roteiros," apenas três itens compõem essa página tão importante para a divulgação da cidade.

Com relação ao item notícias de turismo, encontramos uma única informação referente a dezembro do ano de 2008, já que as Ondas de Natal ocorrem nesse mês; em relação à galeria de fotos observamos que são referentes à cidade, é claro, mas que também não possuem referência de local ou disposição. E no link "roteiros," é que constatamos que não há a preocupação real de vender a cidade para o público externo.

Através dos dez (10) roteiros oferecidos no site, não há um único referenciando uma rua ou um ponto estratégico da cidade, dificultando assim o deslocamento e localização de um turista que venha a querer conhecer a cidade. O despreparo para a boa visualização e

idealização de algum tipo de roteiro é aparente, pois sem um ponto de referência torna-se quase que impossível chegar-se ao lugar desejado.

Podemos citar o roteiro turístico número "2" que é "Rio Grande, cidade inesquecível," esse roteiro tem a duração de dois a três dias e tem por segmentos, o turismo de lazer, histórico, cultural e ecoturismo. No primeiro dia de descrição desse roteiro, o mesmo diz para o visitante conhecer o centro histórico, o Museu da Cidade Coleção Histórica e Sacra, as diversas edificações como a Catedral de São Pedro ou o Prédio da Alfândega, entre outros recursos, porém não há um mapa ou uma rua pelo menos para esse turista se localizar e conseguir chegar ao seu destino.

Esse tipo de informação a respeito de localização é essencial para qualquer pessoa que venha a conhecer a cidade, nesse momento voltamos ao que já havíamos notado que toda a informação a respeito de divulgação da cidade está voltada para ela mesma, pois somente a comunidade sabe se localizar perante a um prédio ou um monumento mencionado. Hoje a informação é tudo, e o meio eletrônico no qual a cidade poderia ser melhor divulgada não esta sendo utilizado de maneira que venha a corroborar com a idéia de modernização e de incentivo ao turismo, não basta apenas ter links no site referenciando pontos turísticos se os mesmos não tem uma boa referenciação.

No que diz respeito aos prédios históricos da cidade, temos como exemplo a Catedral de São Pedro, que é a considerada a igreja mais antiga do Estado em funcionamento, essa catedral faz parte do roteiro do centro histórico, mas ninguém sabe o seu endereço ou sua história. Dentro desse roteiro e junto a todos os itens que o compõem deveria existir um breve relato sobre cada um desses itens, para que então o turista que venha a fazer esse roteiro sem o acompanhamento de um guia possa compreender toda a história e conceitualização daquela obra.

Outros roteiros interessantes até por seu título podem ser encontrados tais como: Rio Grande: cidade histórica, cidade do mar; Cidade do Rio Grande: aqui nasceu o Rio Grande do Sul; Cassino: sol e mar na maior praia do mundo; Ecoturismo no extremo Sul; Turismo náutico no estuário da Lagoa dos Patos; Pesca nos molhes da Barra e na Lagoa dos Patos, entre outros. Todos esses temas não têm históricos nem referência, dificultando assim o passeio do turista pela cidade, senão somente com ajuda de um guia para conhecer a cidade.

Observamos então, que há um déficit no sítio da prefeitura ou no que está ligado a ela. Pois não há informações sobre a história da cidade ou no que diz respeito aos seus pontos turísticos. Podemos dizer então que o site ou tudo que está relacionado a ele está voltado para dentro da própria cidade. Até o ano de 2008 era realizado um programa pela prefeitura onde eram expostas as obras que a mesma estava fazendo pela cidade, quem o apresentava era o Sr. Ramão Freitas e o programa era chamado "Rio Grande Cidade Nossa" e o nome do programa pegou como slogan.

Podemos embarcar nessa idéia e dizer realmente que Rio Grande é cidade nossa! Pois tudo é construído para sua população, pode haver sim o desejo e anseio de que o visitante virtual se interesse pela cidade, mas também não há recursos para o mesmo se localizar dentro dela, somente um riograndino pode saber a história da catedral, ou o mistério que envolve o Museu da Cidade Coleção Sacra com a morte de um padre no ano de 1833. São essas minúcias que fazem com que o turista se interesse pela cidade, e é como ela é vendida e estruturada que vai fazer o diferencial.

         Enfim, observamos os problemas que o site da Prefeitura do Rio Grande apresenta uma série de pequenos deslizes que podem ser recuperados com uma melhor reformulação de seus dados e uma melhor compreensão da necessidade da cidade. O que é preciso para alavancar ainda mais o crescimento da mesma, já que a mesma vive em um período de expansão, sua

população cresceu e seu pólo industrial está cada vez maior e mais modernizado, o que fazer para mostrar isso.

O plano de marketing é muito mais eficiente quando se há um planejamento, e um mercado-alvo, do que somente ter-se somente a veiculação sem planejamento, os dados são lançados sem um objetivo e sem nada que o caracterize perante o qual esta vendo. Estamos vivendo em uma era onde a informação é quase que mais rápida que a luz, pois o tráfego de informações em uma rede eletrônica é algo que se supera a cada dia, e esse meio de comunicação é essencial para o crescimento de qualquer empresa ou cidade que venha a alavancar sua potencialidade.

A potencialidade de uma empresa está nela buscar recursos para alavancar outros mercados e fazer com que seu capital gire e se torne cada vez maior. A compreensão de marketing é muito mais ampla do que qualquer forma na qual ele venha ser expresso e sua veiculação é diariamente mutável. Entendemos então que as diversas facetas do marketing andam juntas, uma faz com que a outra se torne mais eficaz.

O marketing não consiste só em vendas e lucros, mas sim no que tange a diversificação de suas armas, como irá ser aplicado tal método para então se obter tal lucro, obteremos então a satisfação do cliente se apenas batermos uma meta? Não, atingiremos sim a satisfação do cliente quando a sua marca estiver consolidada.

Enfim, observamos diversos problemas na construção da informação da Cidade do Rio Grande através do site da prefeitura, podemos dizer então que o mesmo não está sendo utilizado de forma promocional e eficiente para que a mesma tenha sua imagem melhor veiculada a nível eletrônico. Sendo assim, a melhor solução para resolver esse impasse consistiria em ser realizada uma pesquisa de mercado e objetivar o que está querendo ser alcançado, "vender" a cidade para outras localidades com eficiência e satisfação, onde a mesma terá uma maior visibilidade através do veículo que foi proporcionado, as redes eletrônicas um meio eficiente e rápido para qualquer tipo de informação e com resultados mais eficientes devido a sua flexibilidade e diversificação de serviços.

Bibliografia:

BIASIN, Marinês. Estudo preliminar sobre os aterros e suas conseqüências ambientais no entorno da cidade de Rio Grande. Rio Grande. FURG. 2003.

BITTENCOURT, Ezio da Rocha. Da rua ao teatro, os prazeres de uma cidade: sociacilidades e cultura no Brasil Meridional – Panorama da História de Rio Grande. Rio Grande: Ed. da FURG, 2007. 2°. Ed.

BRANSKY, R.M. Desafios da venda direta ao consumidor pela Internet. In: Angelo, C.F., Silveira, J.A.G. Varejo Competitivo, São Paulo: Atlas, v.3, 1999.

BRETZKE, Miriam. Marketing de Relacionamento e competição em tempo real com CRM. São Paulo: Editora Atlas, 2000.

COPSTEN, Raphael. Evolução urbana de Rio Grande. Porto Alegre: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, 1982.

DRUCKER, Peter. O futuro já chegou. Exame Digital. São Paulo: Abril. Ed. 710. Ano 34. N. 6. 2000. 

FERRELL, O.C.; HARTLINE, D. M, LUCAS, H. G.; LUCK, D. Estratégia de Marketing. São Paulo: Atlas, 2000.

ISABELLE, Arsène. Viagem ao Rio Grande do Sul (1833-1834). 2. ed. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1983.

QUEIROZ, Maria Luiza Bertuline. A vila do Rio Grande de São Pedro 1737-1822. Rio Grande: Ed. Da FURG, 1987.

KANTER, Rosabeth Moss (1995), World Class – Thriving Locally in the Global Economy, Prentice-Hall.

KOTLER, Philip; HAIDER, Donald H., REIN, Irving (1993), Marketing Places – Attracting Investment, Industry and Tourism to Cities, Sates and Nations, Free Press, Nova Iorque.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: analise, planejamento, implementação e controle. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTLER, Philip. Marketing para o Século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do milênio. 10ª ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2000.

KOTLER, Philip. Marketing de A a Z. 80 conceitos que todo profissional precisa saber. São Paulo. Editora Campus, 2003.

MARTINS, Solismar Fraga. A visão dos moradores sobre o planejamento urbano:Um estudo do bairro Santa Tereza – Rio Grande – RS / Solismar Fraga Martins – Rio Grande: FURG, 1997.

MATTAR, Fauze. Pesquisa de Marketing. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 1998.

MATTAR, Fauze. Pesquisa de Marketing: metodologia, planejamento. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2005.

PIMENTEL, Fortunato. Aspectos gerais do município de Rio Grande. Porto Alegre. Imprensa Oficial, 1944.

REEDY, Joel; Zimmerman, Kenneth; Schullo, Shauna. Marketing eletrônico: A integração de recursos eletrônicos no processo de marketing. São Paulo. Artmed Editora Ltda. 2001.

SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem ao Rio Grande do Sul, 1820-1821. São Paulo, Universidade de São Paulo, 1974. Apud SALVATORI, Elena. Et all.Crescimento Horizontal da Cidade do Rio grande. Revista brasileira de geografia. 51(1). Rj, IBGE, 1989.

TAPSCOTT, Dom. Economia Digital. São Paulo: Makron Books do Brasil Editora Ltda, 1997.

TURBAN, Efraim; KING, David. Comércio Eletrônico: estratégia e gestão. São Paulo. Prentice Hall. 2004.

http://www.atlanticosul.edu.br

http://www.riogrande.rs.gov.br

http://www.riograndeturismo.com.br

http://www.unianhanguera.edu.br


[1] As informações retiradas do site ocorreram no dia 23 de junho do corrente ano.


[1] Em anexo cópia da página na internet para maior ilustração e compreensão de sua disposição.


[1] TURBAN, Efraim; KING, David. Comércio Eletrônico: estratégia e gestão. São Paulo. Prentice Hall. 2004. Pg. 3.

[2] Compreende-se por usuário nos termos eletrônicos toda a pessoa que entre em alguma rede eletrônica e a navegue.


[1] REEDY, Joel; Zimmerman, Kenneth; Schullo, Shauna. Marketing eletrônico: A integração de recursos eletrônicos no processo de marketing. São Paulo. Artmed Editora Ltda. 2001.Pg. 23.


[1] KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do milênio. 10ª ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2000. Pg. 59.

[2] MATTAR, Fauze. Pesquisa de Marketing: metodologia, planejamento. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2005. Pg. 17.

[3] Idem. Pg. 51

[4] KOTLER, Philip. Administração de marketing: analise, planejamento, implementação e controle. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 1998. Pg. 37.


[1] Ibidem. Pg. 37.


[1]QUEIROZ, Maria Luiza Bertuline. A vila do Rio Grande de São Pedro 1737-1822. Rio Grande: Ed. Da FURG, 1987. pg. 157

[2] DREYS, Nicolau. Notícia descritiva da Província do Rio Grande de São Pedro do Sul. Porto Alegre: INL,1961. Apud BITTENCOURT, Ezio da Rocha. Da rua ao teatro, os prazeres de uma cidade: sociacilidades e cultura no Brasil Meridional – Panorama da História de Rio Grande / Ezio da Rocha Bittencourt. – Rio Grande: Ed. da FURG, 2007. 2°. Ed. Pg. 36.

[3] Idem. Pg. 36.


[1] MARTINS. Pg. 17.

[2] ISABELLE, Arsène. Viagem ao Rio Grande do Sul (1833-1834). 2. ed. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1983. Pg. 76.

[3] No presente trabalho utilizamos o temo elite para designar as camadas de mais alta renda da sociedade, sabendo-se que "em toda sociedade organizada, as relações entre indivíduos ou grupos que a caracterizam são relações de desigualdades." BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco (Orgs.). Dicionário de Política. Brasília: Editora UNB, vol. 1. 2004, pg. 391.


[1] QUEIROZ, Maria Luiza Bertuline. A vila do Rio Grande de São Pedro 1737-1822. Rio Grande: Ed. Da FURG, 1987. Pg. 68.

[2] MARTINS, Solismar Fraga. A visão dos moradores sobre o planejamento urbano:Um estudo do bairro Santa Tereza – Rio Grande – RS / Solismar Fraga Martins – Rio Grande: FURG, 1997.p17.


[1] KOTLER, Philip. Marketing de A a Z. 80 conceitos que todo profissional precisa saber. São Paulo. Editora Campus, 2003.


[1] KOTLER, Philip; HAIDER, Donald H., REIN, Irving (1993), Marketing Places – Attracting Investment, Industry and Tourism to Cities, Sates and Nations. Free Press, Nova Iorque.