1 JUSTIFICATIVA

Abordar a violência não é tarefa fácil, mas sabemos que é fato essencial, tanto nas escolas, quanto fora dela. A inquietude que nos cerca a esse respeito nos leva a investigar as causas de tanta violência dentro do espaço escolar. A mídia através de veículos de comunicação, como a televisão, jornais, revistas e internet expõem a violência humana de forma banal. Mas será que antigamente ela era tão expressiva como nos dias atuais? Segundo Ferrari (2002), estudos apontam que antigamente também existia violência, mas era reprimida por uma pedagogia repressora.
Diariamente, a televisão e a rádio difusão transmitem às populações, retratos da violência cruel que fazem notícias, tais como crimes hediondos, atentados, seqüestros, desastres, chacinas, desvarios no âmbito do crime organizado, dentre outras coisas do gênero. Assim, os cidadãos ? hoje com acesso a notícias de todo o mundo ? recebem uma enorme e lastimável carga diária de imagens e descrições de violência, que já não distinguem bem o excepcional do habitual". (MORAIS, 1995 apud PEREIRA, 2003, p.50)
Scodelario ainda enfatiza a importância da realização de trabalhos contra a violência no ambiente educacional, visto que a escola recebe um número muito grande de crianças e jovens:
O espaço educacional e um lugar privilegiado, na medida em que é possível desenvolver ações com crianças/adolescentes, com suas famílias e com os profissionais que com eles trabalham. E também onde os jovens passam muitas horas, possibilitando aos profissionais observá-los cuidadosamente e, assim, identificar situações de violência ou risco pessoal e realizar os encaminhamentos necessários, bem como o acompanhamento posterior que se faz imprescindível". (SCODELARIO apud FERRARI e VECINA p. 220, 2002)
O espaço escolar é realmente uma instituição privilegiada para o fomento de discussões pela paz, compartilhar conhecimento gerador de reflexões e transformações efetivas em prol da prática pacífica diária. Diante dos conflitos e divergências existentes com relação à violência, sentimos a necessidade de investigar a visão dos educadores e dos envolvidos na instituição na questão da violência e instigar ações que visam soluções pacíficas, fortalecer atitudes que expressem valores como o respeito e a ética.
Seguindo tais princípios, objetivamos aprimorar o trabalho de combate a violência nas escolas e contribuir na busca de relações pacíficas, ou seja, uma Educação para a Cultura da Paz.

"A paz não é um objetivo a ser alcançado, a Paz é o Caminho".
Gandhi

2 OBJETIVOS

2.1 GERAL

? Desenvolver e fortalecer uma cultura de não-violência, bem como promover ações de caráter educativo e preventivo nas escolas com o intuito de tornar uma das prioridades da educação à não-violência nas escolas;

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

? Investigar a visão dos professores do Ensino Fundamental I sobre a violência nas escolas;
? Refletir sobre a violência que vem sendo exposto na mídia;
? Oportunizar que os alunos sejam protagonistas no processo de fortalecimento de uma Cultura de Paz;
? Estimular a compartilhar, vivenciar o dia-a-dia dentro de princípios de respeito a vida.
? Fortalecer a relação professor-aluno;
? Criar espaço de socialização para interagir escola e família;
? Estimular os educandos e educadores a adotarem um estilo de vida sem agressividade e com mais tolerância.

3 METODOLOGIA

O presente trabalho será desenvolvido junto à instituição escolhida, desta forma envolverá toda equipe escolar (professores, direção, coordenação e equipe de apoio e a comunidade de forma indireta). Primeiramente será realizado um diagnóstico sobre a violência na escola por meio de um questionário (em anexo) semi-estruturado com questões abertas direcionado aos professores e funcionários da escola. Em seguida, o projeto será divulgado a toda equipe educacional da instituição. Os trabalhos serão adaptados pelo professor, de acordo com cada faixa etária (série/ano) que atua. Segue abaixo as etapas que sucederão as atividades:

? No primeiro momento o trabalho se aterá na apresentação de vídeos e textos jornalísticos sobre a violência mostrada na mídia e algumas manchetes locais. Em seguida levantaremos uma discussão e reflexão sobre os motivos que levaram as pessoas a agirem violentamente (produção de textos e ou desenho);
? Serão convidadas pessoas capacitadas para realizar palestras e seminários sobre a paz e a não-violência;
? Elaboração de panfletos, cartazes e textos sobre a violência e possíveis soluções para mudanças;
? Concurso de desenhos sobre o tema abordado;
? Peça teatral sobre o tema encenada pelas próprias crianças e ou de fora, a convite da escola;
? Por fim, a divulgação dos avanços obtidos pela iniciação do projeto Educação Para a Cultura da Paz na escola.

4 RECURSOS

- Vídeo e TV e ou data show e computador;
- Reportagem audiovisual e escrita;
- Todos os eventos realizados serão registrados por meio de filmagem e ou fotografias;

4.1 PÚBLICO ALVO

Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e profissionais da equipe educacional que trabalham direta ou indiretamente com as respectivas turmas.

4.2 CRONOGRAMA

TEMPO QUE O TRABALHO SERÁ DESENVOLVIDO

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O TRABALHO
Abril Diagnóstico da escola e divulgação do projeto a comunidade escolar.
Maio Inicio das atividades: vídeos, reportagens, produção escrita e artística, etc.
1ª quinzena de Junho Seminários e palestras.
2ª quinzena de junho Apresentação de peças teatrais, exposição de trabalhos, desenhos e auto-avaliação.

5 AVALIAÇÃO

A avaliação é imprescindível para que possamos constatar se o trabalho desenvolvido correspondeu aos resultados esperados. Sendo assim espera-se que haja uma relação de respeito e solidariedade entre os educandos e profissionais da Educação e que não haja atos de violência na escola.
Será observada durante todo o trabalho, a participação e empenho durante a realização das atividades, o envolvimento, ou não, dos alunos com a atividade proposta, a interação entre os alunos, suas manifestações e interpretações.
O processo de acompanhamento realizar-se a por meio de um portfólio coletivo contendo o registro da caminhada do grupo, o que foi vivenciado e que se constitui em memória comum para o grupo.
Este portfólio conterá:
- O planejamento e uma amostra de cada atividade proposta;
- A documentação fotográfica de cada atividade realizada, devidamente identificada e com um breve registro do seu significado para os alunos e professor. Nesse registro poderão ser utilizados depoimentos colhidos e registrados durante o desenvolvimento do Projeto. Essa atividade os alunos poderão expressar o que mais gostaram e o que menos gostaram durante a realização do Projeto.

6 REFERÊNCIAS

FERRARI, Dalka Chaves de Almeida; VECINA, Tereza Cristina Cruz. O Fim do Silêncio na Violência Familiar: Teoria e Prática. Ed. Ágora, 2002.
Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=cOAWQYpsMIYC&oi=fnd&pg=PA107&dq=violencia+nas+escolas&ots=4dqkJBMuxX&sig=GhCcfTbMExFPPqfx90JIz9k6g0Y#v=onepage&q&f=false> Acesso em: mar. 2011.


MEDEIROS, Magno. Cidadania, Mídia e Violência: discutindo a questão na Escola. CIAR UFG, 2011. CD-Rom.


PEREIRA, Maria Auxiliadora. VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: Visão de professores do Ensino Fundamental sobre esta questão. Ribeirão Preto. 2003. Disponível no Google acadêmico. Acesso em: 18 mar 2011.


PREFEITURA Municipal de Florianópolis. Secretaria Municipal de Educação. Projeto Educação para a Cultura da Paz. Florianópolis, 2008. Disponível em: <http://portal.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/15_09_2010_16.26.26.723db053187ca0189437aa0815846d03.pdf> Acesso em: 15 mar 2011.

7 ANEXOS

QUESTIONÁRIO

1. Como você vê a violência na sua escola?
2. A que você atribuiu, o surgimento da violência nas escolas?
3. Quais os tipos de violência que ocorrem na escola?
4. Quanto à violência sexual, ocorre na sua escola? Ou você já ficou sabendo de alguma coisa?
5. O que poderia ser feito para amenizar ou resolver o problema da violência nas escolas?