A região Sudeste possui um contraste muito intenso e notório para quem tem o ciclismo como estilo de vida. Apesar de ser a região mais desenvolvida do país, o que realmente traz de encantamento é a beleza natural que existem nos possíveis caminhos para o cicloturismo.

 

Este artigo não pretende criar limites de onde se deve ou não praticar o ciclismo, mas sim dar um ponto de partida referencial para novos e antigos aventureiros do esporte na região. Procuramos traçar os 10 melhores cicloturismos da região Sudeste com um referencial bem diversificado, contemplando ciclistas speed e mountain, experientes e novatos.

 

É importante ressaltar que este blog preza e incentiva desbravadores de novas trilhas, que só fazem contribuir com a ampliação de possibilidades para a prática do ciclismo. Estes desbravadores realmente merecem um carinho especial, pois eles fazem o papel mais difícil e “quebram a cara” muitas vezes até encontrar uma trilha inesquecível.

 

Os 10 melhores cicloturismos da região Sudeste são:

 

#1 Caminho dos Diamantes (MG)

 

Já vamos iniciar pelo caminho mais longo dos 10 citados no artigo, o Caminho dos Diamantes. Situado dentro da Estrada Real, o Caminho dos Diamantes possui trezentos e noventa e cinco quilómetros de extensão, sendo deles mais de 170 quilómetros só de subidas e decidas e 3/4 deste percurso em estrada de terra.

 

Este caminho vai da cidade de Diamantina até Ouro Preto (ou vice versa), e para quem quer desafios ainda maiores, recomenda-se realizar o caminho em sentido inverso, de Ouro Preto até Diamantina. Pelo caminho você vai passar por lugares inesquecíveis, iniciando pela própria cidade de Ouro Preto, na qual se cruzam todos os caminhos da Estrada Real.

 

O Caminho dos Diamantes passa por toda a Serra do Espinhaço, pelo Parque Nacional do Cipó, no qual possui mais de 109 cachoeiras catalogadas, pelo Santuário do Caraça, pelo sítio arqueológico da Pedra Pintada, pelo Caminho dos Escravos e muitos outros lugares que se for citar neste artigo, vamos esquecer das demais possibilidades.

 

#2 Trilha do Shrek (RJ)

 

A Trilha do Shrek, em Rio das Ostras, Rio de Janeiro, é uma trilha de circuito fechado e contém muitas subidas e descidas ao longo do caminho. A paisagem é bem limpa e o vento se faz constante por todo o passeio, cada volta dura em média de3 a 4 horas e tome cuidado, pois existem muitas tronqueiras para se abrir pelo caminho.

 

O melhor da Trilha do Shrek é que não permitem a entrada de motos para trilha, a não ser que tenha autorização, o que preserva bem a qualidade do terreno para ciclistas de mountain. Existem algumas single tracks e brejos, mas nada que dificulte a sequência um ciclista mais experiente e nem que intimide os novatos.

 

#3 BR 354 (RJ)

 

São 22 quilómetros entre a Via Dutra até a Garganta do Registro, no município de Engenheiro Passos e é um percurso interessante de ser realizado ida e volta. A estrada é boa e existe apenas um pequeno trecho sem acostamento. Como em toda pedalada por estradas é recomendado que este passeio seja feito no maior grupo possível. Possui longas subidas e longas descidas, existe pouca sinuosidade ao longo da rodovia e o traçado é perfeito para quem gosta de regularidade na pedalada.

 

Como se acumula muitas pedrinhas asfálticas no acostamento da rodovia, preocupe-se em levar bastante material de reposição para que não tenha imprevistos bem no meio do percurso. Toda sua pedalada é feita de sem a proteção do sol, portanto leve bastante filtro solar e tenha cuidado redobrado com a hidratação, pois como a umidade do ar é alta, acaba consequentemente suando mais.

 

#4 Caminho da Fé (SP/MG)

 

Um gigante desafio que provoca os limites, inclusive o espiritual, citamos o Caminho da Fé. Existem muitos percursos que podem ser feitos dentro do caminho, o mais famoso e longo vai da cidade de Tambaú até Aparecida e conta com mais de 400 quilómetros de percurso. Pedalada para profissionais e que pode durar mais de 5 dias, com cuidados especiais em relação a peso, suplementação e hidratação, este caminho deve ser estudado e planejado com muito cuidado.

 

O bom do caminho é que ele vem destacado com placas amarelas por todo o percurso e conta uma grande quantidade de pistaem terra. Oque motiva muitos a realizarem este caminho, que não só pelo objetivo físico em si, é o conhecimento de seu próprio limite mental. O caminho conta com um silêncio e contato com a natureza pela maior parte do percurso.

 

#5 Serra da Mantiqueira (SP/MG/RJ)

 

Apesar de sua principal pedalada estar localizada em São Paulo, mais precisamente em Campos do Jordão, o percurso da Serra da Mantiqueira passa por três estados da região Sudeste: SãoPaulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Conta com mais de 500 quilómetros de desafio puro, sendo sua grande maioria percorrida em terra.

 

Algumas precauções devem ser tomadas em relação ao material de reposição da sua bike, suplementação e hidratação e com peso excessivo, uma vez que o percurso exige muito do ciclista por possuir subidas íngremes e descidas complexas e que forçam muito os freios. Não deixe de aproveitar a vista incrível e principalmente às cachoeiras que existem no caminho, elas purificam a alma!

 

#6 Campinas – Mogi Guaçu

 

A distância entre as cidades do interior de SãoPaulo, Campinas a Mogi Guaçu é de 61 quilómetros de trevo a trevo. É um desafio tremendo para quem tenta realiza-lo, são retas enormes, subidas imensas e descidas rápidas. A estrada é muito boa, mas a recomendação primordial é realiza-la em grupo, pois é uma via de velocidade alta.

 

Com uma via bem estruturada e asfalto lisinho (devido ao pedágio claro), conta com pontos comerciais ao longo do percurso e com uma paisagem não muito rica. O legal mesmo dela é o desafio em relação às longas subidas, que incidem por várias vezes ao longo do percurso.

 

#7 Serra da Canastra (MG)

 

O início da interessante trilha dentro da Serra da Canastra se localiza em Sacramento – MG e conta com 75 quilómetros até a nascente do Rio São Francisco, conta com uma natureza exuberante e um desafio incrível de dois a três dias ida e volta para quem procura um desafio extremo.

 

A Serra da Canastra propõe a quem a percorre uma das vistas mais lindas de todo o cenário nacional. O caminho não é nada inóspito, mas isso depende de quão habilidoso é em terreno de terra. Pense em levar material de acampamento e aproveitar uma noite incrível na beira do rio.

 

Não é indicado realizar este percurso sozinho ou em duplas, procure um grupo não tão pequeno, para que possa distribuir bem o peso e aliviar a carga de todos de uma forma geral. Não esqueça que é fundamental contabilizar a hidratação e suplementação para não levar recursos a menos e nem peso a mais.

 

#8 Trilha Jacu Encantado (MG)

 

Localizado em Ouro Preto– MG, a trilha do Jacu Encantado é circular e contem em sua maioria pista de terra. A elevação e declive do percurso são intensos, portanto prepare seus freios e seu câmbio. A trilha possui 42 quilómetros e o terreno não proporciona uma boa aderência dos pneus à estrada.

 

Aproveite para apreciar a natureza e aproveitar as cachoeiras existentes no percurso. Pelo caminho você passa pela Floresta Estadual do Uaimií, pelo distrito de São Bartolomeu, pelas bordas do Rio das Velhas e por trechos da Estrada Real.

 

Extremamente desafiador até para os mais experientes ciclistas de mountain, pois quem não respeita a estrada acaba caindo nos mata-burros bem localizados nas descidas do percurso. Atenção e respeito à estrada ok?

 

#9 Serra da Moeda

 

Beirando os pés da Serra da Moeda, existe uma trilha circular com mais de 49 quilómetros de percurso. Com uma parte de 8 quilómetros em asfalto e o resto em terra, a paisagem e a diversidade de itens dentro do percurso impressiona.

 

Passando por sinuosas estradas de terra, riachos, inúmeras cachoeiras, túneis, ferrovias e muito mais coisas que até cansa de tentar detalhar por aqui. A vista só não é mais interessante que a estrada e grupos pequenos ou até duplas podem se aventurar pela Serra da Moeda sem maiores complicações.

 

A vegetação de entre mata atlântica e cerrado complementam-se em uma paisagem que só Minas Gerais podem proporcionar para você.

 

Cuidado com sapatilhas e pedais clip exclusivos, pois tem trechos do percurso onde se deixa de lado a bike e terá que realizar caminhada. Caso a sua sapatilha seja de pino alto, procure levar um tênis para revezar.

 

#10 Polo Cuésta (SP)

 

O consorcio turístico Polo Cuesta apresenta a ultima dos 10 melhores cicloturismos da região Sudeste. Englobando também competidores, o cicloturismo em Polo Cuésta possui mais de 19 trilhas diferentes, entre20 a 80 quilómetros de pedalada, passando por corredeiras, riachos e cachoeiras incríveis.

 

Também conta com competição exclusiva chama Eco Trail Mountain Bike, que desde 2010, vem ganhando novos adeptos e tornando-se referência na região.

 

Citamos 10, e você achou que algum ficou de fora? Comente, sua opinião é importante para nós.

Se você gostou deste artigo, veja mais em: www.bikeloko.com.br/dicas.