Ao deparar com a ideia de realizar cicloturismo pela região Nordeste, logo nos vem à cabeça: praia, calor e paisagens correto? Exato e é por aí que começamos a escolher os 10 melhores cicloturismos da região Nordeste. 

Entre estes três aspectos, vale ressaltar as belíssimas paisagens incluídas em todos os roteiros e a pouca interferência do homem sobre elas. É realizando estes percursos que nos deparamos com a originalidade e exuberância do nosso país, dificilmente realizará estes caminhos e não sairá cada vez mais apaixonado pela região. 

Neste estudo, a prioridade é englobar modalidades diferentes e ecossistemas também. Existem muitos outros cicloturismos que poderíamos adicionar a esta lista, porém preferimos manter uma avaliação mais criteriosa. 

Iniciando pelas belas praias: 

#1 Praia da Pipa (RN) 

Localizado no município de Timbaú do Sul, no belíssimo estado do Rio Grande de Norte, a Praia da Pipa atrai visitantes de toda a América do Sul. O que muitos não sabem é que da para percorrer uma distância considerável em cima de sua bike. 

O caminho indicado é o até a cidade de Sibaúma onde se encontra o fantástico Mirante das Tartarugas e o famoso Santuário Ecológico. É bom ter uma preparação adequada para enfrentar as diversas subidas e descidas do caminho. O ponto alto é a infraestrutura que possui a região em relação a pousadas, alimentação e diversão. 

#2 Rota do Descobrimento (BA) 

Sim, a popular Rota do Descobrimento, que faz alusão à chegada de Pedro Álvares Cabral em 1500. Ela possui aproximadamente 120 quilómetros e passa pelas praias em Cumuruxatiba, Caraíva, Corumbau, Curuípe e Trancoso. A riqueza da biodiversidade no percurso impressiona até os mais adaptados a estar no meio da natureza. Passará por rios, falésias e trilhas em meio a coqueirais.

Aproveite para desfrutar das maravilhas durante o percurso e mergulhe nas águas cristalias, caminhe pelas praias de areia limpinha e admire a arquitetura rústica das construções antigas. 

#3 Ciclotur Chapada do Araripe (CE) 

No ano de 2014, através de uma iniciativa da Ecobikers em parceria ao governo municipal e o Geopark Araripe, foi criado um circuito oficial de cicloturismo chamado Ciclotur Chapada do Araripe. 

Com um trajeto de 280 quilómetros, o percurso passa por 6 cidades que são: Juazeiro do Norte, Santana do Cariri, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Crato. A rota dura em média 5 dias e conta com o apoio de comunitários e moradores locais no que intitula-se turismo social, que consiste oferecer apoio aos ciclistas com hospedagem em alternativa a falta de estrutura. 

Além do apelo religioso, a biodiversidade encontrada no percurso é exuberante, além de possuir o maior single track do Brasil, com um nível de dificuldade deveras moderado. 

#4 Ciclotur Paraíba/Pernambuco (PB/PE) 

Com a maioria do trajeto sendo em terreno asfáltico, o Ciclotur Paraíba/Pernambuco engloba dois estados, percorrendo por mais de 350 quilómetros. Ela iniciaem Campina Grande na Paraíba e vai até a cidade de Triunfo no Pernambuco. 

O interessante deste ciclotur é a segurança de realizar este percurso, são apenas 70 quilómetros de terra e o percurso todo é bem sinalizado e relativamente plano, com poucas subidas íngremes e quando presentes, de longa distância. 

A dificuldade da travessia é considerada fácil, podendo ser executada por ciclistas iniciantes sem problema algum e também por aventureiros de idade já avançada. 

#5 Parque Nacional Serra da Capivara (PI) 

Inicialmente situado em São Raimundo Nonato, o Parque Nacional Serra da Capivara é ótimo para quem procura um ciclotur que atravesse dias de viagem. É valioso, pois atravessa muitas formações rochosas e incríveis. 

É necessário o acompanhamento de um guia, pois mesmo com o GPS em mãos e portando de grupos de desbravadores mais experientes, não é difícil se perder dentro destas formações geológicas, uma vez em que existem partes do percurso com o teto completamente fechado, dificultando o uso do aparelho. 

#6 Parque da Serra das Confusões (RN) 

O Parque da Serra das Confusões é interessante para quem já possui uma boa experiência em trilhas conhecidas e queira iniciar a captura de novos cicloturismos. Ela tem o traçado ainda muito rústico, o que disponibiliza a oportunidade de estar em um ambiente intocado. 

Prepare bem sua bike para este ciclotur, pois a exigência do terreno é extremamente alta e todo ele é feito livre de sobra, então leve bastante protetor. 

#7 Cânions dos Apertados (RN) 

Nas Serras do Seridó, no Rio Grande do Norte, existe o famoso Cânion dos Apertados, é uma aventura bem estruturada com guias sempre a disposição, mas que oferece um desafio de nível moderado. O visual é realmente de tirar o fôlego, a biodiversidade impressiona e ver o pôr-do-sol entre as serras é para fechar com chave de ouro. 

Muitos não gostam deste caminho por ter sido comercialmente explorada, mas esse tipo de comentário que é feito antes de realizar este ciclotur, mesmo os ciclistas experientes que o realizam, saem satisfeitos com o percurso. 

#8 Costa dos Coqueiros (BA) 

145 quilómetros de pedalada são o que trazem ânimo para qualquer ciclista, seja experiente ou iniciante, para realizar este percurso que sai de Mangue Seco e vai até a Praia do Forte no litoral norte da Bahia. Chama-se Costa dos Coqueiros, pois há uma imensidão de coqueiros por todo o percurso. 

Curiosidade é que apesar de ser um símbolo das praias, os coqueiros são originários na Ásia menor e trazem consigo um forte contexto histórico, uma vez que foi trazido pelos portugueses no século XVI. 

#9 Hotel Fazenda Pai Mateus (PA) 

Localizado no cerne do Sertão paraibano, este ciclotur fica entre Cabaceiras e Boa Vista, porém dentro do Hotel Fazenda Pai Mateus. Passa pela Saca de Lã, pela Lagoa de Bento e termina em Lajedo do Bravo. Requer uma técnica apurada e um equipamento de boa qualidade, necessita também de um preparo especial em relação à hidratação, suplementação e proteção solar. 

A vista verde da caatinga impressiona até os mais acostumados a belas paisagens. É neste tipo de ciclotur que conhecemos um pouco mais e melhor o porquê das cantigas sofridas do povo nordestino, uma vez que se sente na pele o que é estar em constante contato com o clima inóspito. 

#10 Chapada da Diamantina (BA) 

No coração da Bahia, a Chapada da Diamantina está sendo citada por último no artigo, mas não por ter menor valor perante as outras, muito pelo contrário, por possuir um valor inestimado, sendo para muitos o melhor ciclotur da Região Nordeste. 

Inclusive existem passeios já programados com guia, carro de apoio e todo aparato de suporte e roteiro já traçado. É interessante este tipo de estrutura principalmente para ciclistas de primeira viagem, dá para ter uma noção do preparo necessário para realizar um ciclotur de médio porte. 

Apesar de todo um contexto histórico atrelado a extração do diamante para enriquecer os coronéis do século XIX, o que realmente é interessante neste ciclotur é a diversidade da natureza presente por todo o percurso, contendo grutas, cachoeiras e montanhas monumentais. 

Para quem é de fora da Bahia, aproveite para explorar a cultura e tradição de um povo refletido em sua culinária e histórias típicas regionais. É sem dúvida uma experiência que fala por si só e transmite grandeza para cada pedalada sua. 

O nível de dificuldade deste ciclotur é moderado, sendo mais importante a cadência dentro de uma pedalada intensa. E não fixe só na sua bike, não esqueça que está em um lugar maravilhoso e aproveite as cachoeiras magníficas como a do Roncador. 

Em suma... 

Como o nordeste é uma região de larga escala, as diferenças presentes em seu relevo e biodiversidade são intensas, assim possibilitando um leque gigantesco de opções para cicloturismo. Você pode escolher aquele tipo de percurso que mais o agrada, sem abrir mão do nível de dificuldade que está buscando. 

Tipografias planas, montanhosas, praias estupendas e caminhos históricos estão presentes nesta gama de escolhas variada. O difícil mesmo é decidir em qual caminho devemos seguir ou se devemos explorar algo que ainda não foi descoberto em relação ao cicloturismo. 

O ciclotur pelo nordeste tem forte contexto histórico, sendo a maioria dos citados acima, possuindo figuras importantes do Brasil colônia, sítios arqueológicos com pinturas rupestres de mais de 12 mil anos atrás e até construções imponentes dos coronéis do século XIX. 

O nordeste é o reflexo do que é o Brasil, o contraste exato daquilo que é belo, com as marcas de um povo sofrido, sinais da escravidão e de um passado que deixou marcas. 

Uma última dica importante sobre o Nordeste é o calor presente onde quer que você esteja, seja aquele produzido pelo sol ou pela hospitalidade de seu povo. Não se esqueça de munir-se de protetor e de um sorriso amistoso, com certeza é você que tem a ganhar com este tipo de postura. 

Se você gostou deste artigo, veja mais em: www.bikeloko.com.br/dicas.