Você já ouviu falar sobre cicloturismo? Tem curiosidade sobre este tema? Ou é adepto a este estilo de vida e quer ficar por dentro dos melhores roteiros para viver uma grande aventura? Você está no lugar certo, continue lendo para saber tudo sobre o cicloturismo.

  • O que é o cicloturismo?
  • Curiosidades
  • Os 10 melhores roteiros de cicloturismo

O que é o cicloturismo?

Como o nome prontamente fala, o cicloturismo é um estilo de turismo, para ser mais preciso, é o turismo sendo realizado através de uma bicicleta, para os mais íntimos, através de uma magrela.

É uma ideia fascinante, desvendar lugares lindos de um jeito tão divertido e saudável, esse é o cicloturismo e ele é perfeito para você e todo mundo, afinal, andar de bicicleta a gente nunca esquece!

Quem é que não gosta de viajar e conhecer outras culturas, cidades, pessoas novas, lugares históricos, comidas diferentes, entre outras coisas?

O turismo nos proporciona tudo isso e utilizando a bicicleta como o meio de transporte para nos levar a todos esses passeios, é ainda mais incrível.

Não é apenas pelo fato da bicicleta nos trazer de volta à infância, pois é uma das primeiras coisas que nós aprendemos a brincar, mas também, por nos deixar em dia com a nossa saúde. É como se tivéssemos ido à academia, porém de uma maneira prazerosa.

Outro fator muito importante que o cicloturismo exerce, é que através dessa prática que alguns consideram como estilo de vida, você ajuda a reduzir o consumo de combustíveis fósseis utilizando uma forma de transporte sustentável.

Curiosidades

Você sabia que a Holanda foi eleita em 2011 como o país mais amigo das bicicletas? A Espanha e a França, não deixam a desejar também, ocupando o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.

Entretanto, não é preciso ir tão longe para ser um cicloturista. Hoje no Brasil há diversos grupos de cicloturista, em quase todos os Estados, basta entrar em contato com o clube mais próximo da sua cidade e garantir companhias para muitas aventuras de bike.

E assim como os grupos de cicloturismo no Brasil vem crescendo, junto a eles as ciclovias também vão ganhando mais espaço. Não podia ser diferente, pois quanto mais adeptos a está modalidade, maior será o impacto na população e, por conseguinte, no governo, que vem inaugurando ciclovias em muitos estados.

No tópico seguinte, você conhecerá roteiros imperdíveis para praticar o cicloturismo em várias cidades do Brasil.

Porém, para entrar de cabeça nesta aventura, é preciso ficar ligado nas condições da sua magrela, sempre efetuando sua limpeza e realizando manutenções, como de freio e câmaras de ar. Manter sempre as marchas reguladas é também de suma importância, assim como verificar a pressão dos seus pneus e se os parafusos estão bem ajustados.

É bom sempre ficar atento que cada parte da sua bicicleta tem um tempo de uso recomendado, respeite-o e troque quando for necessário, evitando maiores problemas.

A bicicleta ideal para o cicloturismo precisa estar em ótimo estado, ser forte e principalmente confortável, para aguentar muitas horas pedalando.

A última curiosidade é que a sua bicicleta precisa de revisões periódicas, ao menos uma vez por dia durante a prática do cicloturismo, portanto não se esqueça de que cuidar bem dela é garantir a sua própria segurança e evitar dores de cabeça.

Os 10 melhores roteiros de cicloturismo

  1. 1.  Trilha do Shrek

Está é uma trilha de circuito fechado, localizada em Rio das Ostras, Rio de Janeiro, possuindo muitas subidas e descidas pelo seu trajeto. O legal dessa trilha é que não permite a entrada de motos, preservando bem a qualidade da pista para os ciclistas.

A Trilha do Shrek dura em torno de 4 horas, possui bastantes obstáculos, porém o passeio é lindo e a paisagem é de tirar fôlego. Nível de dificuldade é moderado.

  1. 2.  Cicloturismo da Chapada do Araripe

O Cicloturismo da Chapada do Araripe está localizado no Ceará, possui um percurso de 280 km, passando por Juazeiro do Norte, Barbalha, Santana do Cariri, Nova Olinda, Missão Velha e Crato.

Este é um circuito criado em 2014 pela Ecobikers e Geopark Araripe, com ajuda do governo municipal.

O trajeto dura em torno de 5 dias, com a comunidade local, moradores, ajudando com hospedagem e comida a todos os ciclistas que querem se aventurar neste cicloturismo.

Uma paisagem maravilhosa é garantida e por ser um passeio que percorre diferentes cidades, a natureza encontrada durante este cicloturismo é também peculiar e diversificada.

  1. 3.   Serra da Mantiqueira

Esta trilha é uma boa pedida, pois passa por três estados do Sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Seu principal percurso está localizadoem São Paulo, mais precisamente em Campos do Jordão.

Este roteiro conta com 500 km de muita adrenalina. A pista na maior parte da quilometragem é de terra, com muitas subidas e descidas, necessitando de bastante atenção e força.

É vital não se esquecer de se hidratar e abastecer o seu estoque com bastantes suplementos para tal jornada. A diversão é garantida, principalmente porque neste roteiro onde há cachoeiras lindas para você se purificar e fugir do calor. Nível de dificuldade é moderado a intenso.

  1. 4.   Parque da Serra das Confusões

Esta é uma trilha perfeita para você que gosta de ambientes mais rústicos e está localizada no Rio Grande do Norte.

É muito conveniente para quem já se aventurou em outras trilhas e a sua paisagem é quase intocável, nível de dificuldade moderado a intenso. Recomenda-se levar complementos necessários para o trajeto, protetor solar e bastante água.

  1. 5.   Caminho da Fé

Este é a uma trilha muito especial, no qual se localiza entre São Paulo e Minas Gerais. Ela foi inspirada na caminhada de Santiago de Compostela, na Espanha e é designada para estruturar os religiosos que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, proporcionar os necessários pontos de apoio.

No Caminho da Fé há diversos percursos a serem realizados, com um total de497 km, nos quais300 kmé a travessia pela Serra da Mantiqueira. Neste percurso há tanto trilhas, quanto bosques e estradas vicinais.

Esta aventura dura em média 5 dias, dependendo do nível do cicloturista, atento sempre a hidratação e a suplementação necessária.

O bom é que neste roteiro você pode conectar-se com o seu lado espiritual também, além do aventureiro.

  1. 6.  Parque Nacional Serra da Capivara

Situado no Piauí, em São Raimundo Nonato, este parque é ótimo para quem procura um cicloturismo que atravesse dias de viagem.

Para se aventurar nesta trilha, é preciso da ajuda de um guia local, pois as chances de se perder neste paraíso é provável devido às formações geológicas. Até mesmo os cicloturistas mais experientes correm o risco, portanto nada de ir sozinho! Aproveite para contatar um cicloturista que conhece bem o percurso e se divertir fazendo novas amizades.

  1. 7.   Polo Cuésta

Esta trilha está localizadaem São Pauloe possui mais de 19 percursos diferentes, entre20 a80 kmde muita diversão, passando por corredeiras, riachos e cachoeiras sensacionais.

No Polo de Cuésta há também competições para atrair mais os cicloturistas de plantão, chamado de Eco Trail Mountain Bike, desde 2010, vem se tornando uma referência de campeonato da localidade.

  1. 8.   Costa dos Coqueiros

Localizado no Estado da Bahia, trilha que sai do Mangue Seco e finaliza na Praia do Forte no litoral norte é sem dúvida o cicloturismo perfeito.

Com 145 kmde percurso, a Costa dos Coqueiros é um lugar paradisíaco, onde garante a diversão e aventura que todos os ciclistas almejam, dos mais experientes aos iniciantes. Neste roteiro a imensidão de coqueiros faz o trajeto mais tranquilo e gratificante, porém é sempre importante não se esquecer da hidratação e da proteção solar.

  1. 9.  Caminho dos Diamantes

Caminho dos Diamantes é um atrativo para quem quer se aventurar e aproveitar a natureza por vários quilômetros, já que essa trilha tem395 kmno total. Desse percurso,105,9 kmestão asfaltados,2 kmsão de trilha e289 kmde estradas de terra.

Este cicloturismo localiza-se em Minas Gerais e dependendo do sentindo a ser tomado, Diamantina – Ouro Preto ou Ouro Preto – Diamantina, pode oferecer subidas curtas e longas, sendo o último sentido o que exige maior preparo.

Em geral, quem aceita este desafio levam em torno de 8 dias de bike e 27 dias a pé. A viagem é longa, porém prazerosa e cheia de obstáculo.

Este caminho vai da cidade de Diamantina até Ouro Preto (ou vice versa), e para quem quer desafios ainda maiores, recomenda-se realizar o caminho em sentido inverso, de Ouro Preto até Diamantina. Pelo caminho você vai passar por lugares inesquecíveis, iniciando pela própria cidade de Ouro Preto, na qual se cruzam todos os caminhos da Estrada Real.

  1. 10.                    Hotel Fazenda Pai Mateus

Esta é um cicloturismo perfeito para quem vive na Paraíba ou está pensando em visitar o Estado nordestino.  Fica no sertão paraibano no Hotel Fazenda Pai Mateus, entre Boa Vista e Cabaceiras.

É conhecido por possuir lindas paisagens que mais parecem um verdadeiro filme. Não é atoa que filmes como São Jerônimo, Viva São João, Canta Maria, Romance e o tão famoso, O Auto da Copadecida, foram filmados neste lugar incrível.

O Sítio de Pai Mateus possui uma elevação rochosa de 1,5 km² em forma de prato de sopa invertido, cobertos por muito granito. O ciclista precisa ter uma técnica mais aperfeiçoada, não se esquecendo de suplementos vitais para se proteger do sol e se hidratar.

Equipamentos de boa qualidade também são indispensáveis para aproveitar sem medo aventura que é de tirar o fôlego, assim como a vista, imperdível.

Por fim

Gostei da ideia de ser um cicloturista? Não perca tempo, utilize todas as dicas apresentadas nesta matéria e acolha este novo estilo de vida, que além de proporcionar muito conhecimento, ainda vai te deixar mais saudável!

Ficou com dúvida referente a alguma informação? Pergunte aqui e compartilhe com seus amigos tudo que você aprendeu sobre o cicloturismo.

Se você gostou deste artigo, acompanhe nossas dicas em www.bikeloko.com.br/dicas.